Ataques terroristas na França: acompanhe tudo nas redes sociais

Vários ataques terroristas aconteceram nesta sexta-feira dia 13 de Novembro de 2015 em Paris e nos arredores. O Facebook e o Twitter estão de mãos dadas na divulgação dos factos. Veja os tipos de manifestações que estão a ocorrer nas redes sociais.

Ataques-terroristas-Paris-13112015

A 13 de Novembro de 2015 (Sexta-feira), em Paris, aconteceram 6 actos de terrorismo, tendo ocorrido os 2 principais no Stade de France (Estádio de França) quando decorria o jogo de preparação de futebol entre França e Alemanha, e na sala de espectáculos Bataclan.

De acordo com o jornal francês Le Monde, às 21h23 (hora local), ouviram-se três explosões na proximidade do Stade de France, num espaço de uns dez minutos, das quais resultaram 4 mortes sendo duas delas assaltantes. Nesse preciso momento, em dois bares-restaurantes de Paris, Le Carilon (rua Alibert) e Le Petit Cambodge (rua Bichat), foram surpreendidos por homens de carro, que terão usado mitralhadoras e feito 14 mortes e uns 10 feridos. Logo a seguir, às 21h30, no Bataclan entraram 4 homens armados. Foi aqui mesmo que houve um número elevado de vítimas (pelo menos 80 mortes) e muitos feridos. Passados 15 minutos, outros assaltantes atacaram o McDonald’s da rua do Faubourg-du-Temple e rua da Fontaine-au-Roi, matando 5 pessoas e deixando 8 feridos graves. O último ataque aconteceu 10 minutos depois, no cruzamento da rua Faidherbe e da rua de Charonne, na esplanada de um café, em que um homem atirou fazendo mais 19 vítimas e 14 feridos graves.

À meia noite e meia, no Bataclan, quando ainda se encontravam assaltantes, foi dada a autorização para a Brigada de Busca e de Intervenção (do francês Brigade de recherche et d’intervention – BRI) entrar em acção, tendo morto um terrorista, outros três ter-se-iam suicidado com o seu cinto de explosivos.

Todos estes ataques terroristas foram publicados por muita gente no Facebook e no Twitter, sendo este a rede social que foi mais usada no momento em que decorriam os incidentes.

Hoje, dia 14 de Novembro de 2015 (Sábado), o Facebook “acorda” com uma onda de solidariedade e muitos utilizadores decidem alterar as suas fotografias de perfil (avatares), colocando outras condizendo com o choque que está acontecendo não só em França, mas no mundo inteiro. Vêem-se fotografias com a Torre Eiffel, bandeira de França, entre outros símbolos como a Marianne (senhora que aparece nas moedas francesas do Euro) ou frases homenageando as vítimas.

Foi criada uma Hashtag #PrayForParis (que significa em português “Orar por Paris”) para facilmente identificar todos os posts do Twitter (clique aqui) e do Facebook (clique aqui). Poderá acompanhar todas as notícias e posts relacionados com Paris usando esses links.

É do conhecimento do i-Técnico que a população de Paris está a usar também outra hashtag #PorteOuverte (que significa em português “Porta Aberta”) no Twitter, clicando aqui, para partilhar as suas moradas de modo a oferecer abrigo às pessoas desconhecidas vítimas dos ataques terroristas.

No Twitter foram também criadas as páginas “Recherche personne” (em português, “Procura pessoa”) e “Recherches Paris” (em português, “Buscas Paris”), onde já foram publicados vários anúncios.

Por sua vez, Mark Zuckerberg decide oferecer aos utilizadores que quiserem, a possibilidade de alterar a sua foto de perfil, colocando uma bandeira de França em segundo plano.

Para isso, assim que você visualizar uma foto de um dos seus contactos no feed de notícias, deverá clicar por baixo da foto em Experimenta (ver imagem seguinte).

Perfil-com-bandeira-francesa-001

Assim que você clicar em Experimenta, será aberta uma nova caixa com a sua foto, já com a bandeira de França em segundo plano.

Perfil-com-bandeira-francesa-002

Você tem a possibilidade de manter essa fotografia para sempre, ou durante 1 hora, 1 dia ou ainda 1 semana. Para isso basta clicar em Nunca e escolher:

Perfil-com-bandeira-francesa-003Depois de devidamente configurada a sua foto de perfil, você terá de clicar em Usar como Foto de Perfil.

Vale recordar que foi lançado ontem o Centro de Segurança no Facebook (clique aqui para ver o artigo).

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.