Sexta-feira, Março 29, 2024
Curiosidades

CCleaner: O que é e para que serve?

Você já ouviu falar no CCleaner? Se você tem um computador ou um smartphone Android, certamente já deve ter ouvido o seu técnico ou alguém aconselhar instalar o CCleaner. Mas o que é esse programa e o que ele faz?

Neste artigo, vamos explicar tudo isso.

CCleaner - O que é e para que serve?

Na Internet, existem várias ferramentas de trabalho para fazer a manutenção e optimização de computadores, umas gratuitas e outras pagas. O CCleaner é uma delas e é muito útil, quando se sabe utilizá-la.

O que é o CCleaner?

O CCleaner é um software desenvolvido pela empresa “Piriform, Ltd”, sediada em Londres (Reino Unido). Está disponível para Windows e Android e tem como funcionalidade a manutenção e optimização do computador, smartphone e tablet.

Com esse programa, poderá limpar os ficheiros (arquivos) de que não precisa, liberando assim espaço do disco (HD), entre outras funcionalidades, que iremos ver já de seguida.

Versões do CCleaner

Existem três (3) versões do CCleaner: a versão gratuita, PROFESSIONAL e PROFESSIONAL PLUS. Sabendo que existem sempre promoções, actualizações de preços, não será aqui colocado o preço das versões pagas.

Versão gratuita

A versão gratuita é mais limitada e permite apenas dar mais velocidade ao computador e uma maior protecção a nível de privacidade.

Versões PROFISSIONAL e PROFISSIONAL PLUS

Já as versões pagas PROFISSIONAL e PROFISSIONAL PLUS têm outras funcionalidades como: monitorização em tempo real, agendamento de limpeza, updates (actualizações) automáticos e suporte premium.

Se o utilizador quiser experimentar a versão CCleaner PROFESSIONAL sem pagar nada, durante um determinado período, poderá optar pelo Free Trial e assim terá todas as funcionalidades dessa versão nesse tempo estipulado pela empresa “Piriform”.

A versão PROFESSIONAL PLUS possibilita também a desfragmentação dos discos, recuperação de ficheiros (arquivos) e criação de um inventário de hardware.

Funcionalidades no computador:

Não tendo comprado ainda nenhuma versão PROFISSIONAL, não nos foi possível descrever as funcionalidades dessas versões. Por isso, aqui ficam as funcionalidades da versão gratuita.

Na versão gratuita:

  • Limpeza do disco (HD): limpa ficheiros (arquivos) temporários da Internet, de programas, etc.

O CCleaner irá limpar os ficheiros (arquivos) temporários da Internet, como cookies, imagens de sites, entre outros ficheiros que foram utilizados durante a navegação pelo navegador. Além disso também irá limpar os ficheiros de outros programas, que são geralmente criados em gravações automáticas. Por exemplo, no Word, quando você cria um documento, o programa cria cópias do documento periodicamente para que não perca nada caso não o guarde.

  • Remoção de programas: ajuda na remoção de programas, incluindo os que se instalam através da Loja do Windows (nos computadores).

Sempre foi possível desinstalar ou remover programas directamente no Windows, porém existem alguns que são mais problemáticos. O CCleaner tem esta funcionalidade que permite remover ou desinstalar todos os programas que foram instalados no seu computador.

  • Limpeza do Editor de Registos: limpa os erros do editor de registos. (Atenção! É necessário saber o que se está a fazer!)

O CCleaner irá limpar os erros do editor de registos, por exemplo, programas que o utilizador instalou e, quando o mesmo é desinstalado, ficam sempre aqueles registos que tornam o computador mais lento. Na prática, você instala o Word e a partir desse momento os ficheiros com extensão .DOC (e outras extensões) começam a ser abertos no Word. Se você desinstalar o Word, o Windows irá manter no seu registo em como os ficheiros .DOC são abertos com o Word.

  • Análises: analisa o arranque, as extensões do navegador, identificando também ficheiros (arquivos) duplicados.

Existem programas que pedem para ser iniciados quando o computador é ligado pela primeira vez. Se você sentir alguma lentidão no arranque do computador, então é hora de fazer uma análise com o CCleaner. Ele irá mostrar todos os programas que estão a ser inicializados no arranque da máquina. Além disso, você poderá ver também as extensões do navegador e identificar os ficheiros (arquivos) duplicados.

  • Pontos de sistema de restauro: poderão ser removidos com o CCleaner.

Os pontos de sistema de restauro são criados manual ou automaticamente quando se instalam, por exemplo, novos programas, para poder voltar atrás no tempo caso seja necessário. Estes pontos são guardados pelo Windows. Porém convém de vez em quando apagar os mais antigos e você poderá fazer isso com o CCleaner.

Onde adquirir o CCleaner?

Para adquirir o CCleaner, clique aqui.

Como instalar o CCleaner?

Veja o nosso artigo onde explicamos como instalar a versão gratuita. Clique aqui.

E você, já utilizou o CCleaner? Deixe-nos o seu comentário.

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

Rui Silva

Sempre fui apaixonado pela Informática. Aos 11 anos, tive a minha primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criei o site "i-Técnico - Informática Para Todos".

4 thoughts on “CCleaner: O que é e para que serve?

  • Gostei da explicação Grato

    Reply
  • Eu utilizo já há alguns anos por recomendação de um técnico e foi a melhor ferramenta que encontrei para libertar espaço no pc. E a melhor parte é que somos notificados para o fazermos 🙂

    Reply
  • Esse software otimizador é uma ótima ferramenta, fácil utilização e deixa seu equipamento mais leve e livre de lentidão e travamentos. Parabéns i-Técnico pela iniciativa.

    Reply

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhar é ajudar.

Partilhe este artigo nas redes sociais!

Assim, vai ajudar-nos a crescer mais. 😉 É só clicar na rede social onde deseja partilhar.