Chrome: Aprenda a configurar o navegador no Windows 8.1

O Chrome necessita de algumas configurações no seu primeiro uso. Você sabe fazê-las?

Configurar-Chrome-Windows81

Ao iniciar o navegador “Chrome”, será aberta uma página de login para iniciar sessão numa conta de Google (Gmail).

É obrigatório autenticar-se na sua conta de Google?

Não é necessário que o utilizador inicie sessão na sua conta de Google (Gmail). Pode simplesmente ignorar o que foi aberto, ou abrindo na mesma aba (separador) o site que pretende abrir ou ainda fechando este.

Se não é obrigatório, porque é que aparece essa tela de login?

A Google quer ajudar-nos numa melhor experiência de navegação. E de facto, quem tem por hábito ligar a sessão poderá confirmar isso.

Quais as vantagens de ter iniciado sessão?

As vantagens são muitas, entre outras, poderá ter acesso ao seu histórico de qualquer dispositivo em qualquer um deles. Por exemplo, você tem um smartphone (celular) ou um tablet com sistema operativo Android e você achou um site muito bom, poderá consultá-lo no seu computador, indo ao histórico do Chrome.

Também poderá ter acesso mais facilmente aos sites que normalmente visita, pois o Chrome tem a sua página de apresentação (para quem iniciou sessão) com os sites que frequentemente são abertos.

… e quais as desvantagens?

Até hoje, eu como utilizador do Chrome desde 2010, ainda não encontrei nenhuma desvantagem. Muitas pessoas poderão dizer que é uma forma de a Google colectar os nossos dados pessoais, e eu não deixo de concordar. Embora isso seja uma verdade, mas se repararmos, com ou sem sessão iniciada, a Google irá sempre colectar qualquer coisa de nós. Então porque não aceitar o facto de que podemos ter a navegação simplificada? O utilizador poderá fechar a sessão sempre que quiser e voltar a abrir.

Nota: Neste tutorial, usámos o Windows 8.1, mas este é aplicável ao Windows 7, Windows XP e ambiente Linux.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.