A Internet vai parar? Talvez não. No entanto, pode começar a aparecer problemas em sites por causa da versão 100 dos navegadores Chrome, Firefox e Edge.
Actualmente, o Chrome e o Edge estão na versão 98. Já o Firefox está na versão 97. A chegada à versão 100 deveria ser emblemática e motivo de comemoração. Certo? No entanto, não é isso que acontece. Os desenvolvedores temem que o número 100, por ter 3 dígitos, pode “quebrar” determinados sites, alerta a Mozilla.
A culpa é do… user-agent
Quando uma pessoa visita um website, o user-agent (agente do utilizador/usuário) tem como funcionalidade identificar a versão do navegador do utilizador (🇧🇷usuário). O user-agent é uma string, ou seja, um campo de texto que o navegador usa para informar a sua versão, o sistema operativo (🇧🇷sistema operacional) e outros recursos de software.
Ao digitar “what is my user agent” no Google, o motor de buscas mostrará o user-agent do seu navegador.
Neste exemplo, utilizámos o Google Chrome na versão 98 com o Windows 11 e obtivemos as seguintes informações exibidas pelo user-agent:
Já com o Firefox, na versão actual que é a 97, tivemos a seguinte informação:
O que poderá acontecer é que seja reconhecido apenas o número 10 (os dois primeiros dígitos) quando a versão dos navegadores passar para o número 100.
Mozilla avisa sobre user-agent da versão 100
De acordo com o site “BleepingComputer“, em Agosto de 2021, a Mozilla fez uma experiência para ver se a string do user-agent “Firefox 100”, de três dígitos, causaria problemas com sites. O Google também participou na experiência com o Chrome 100.
Tanto a Mozilla como o Google, encontraram um pequeno número de sites que não funcionarão correctamente ao analisar uma string de user-agent de três dígitos.
Os sites são: HBO Go, Bethesda, Yahoo, Slack e sites criados pelo criador de páginas Duda.
E agora?
Felizmente, o problema não afecta um grande número de sites. Mesmo assim, a Mozilla e a Google estão a trabalhar num “plano B” para que os utilizadores (🇧🇷usuários) não sejam prejudicados em mais sites por causa dessa falha.
A Mozilla está a preparar a versão Nightly do Firefox para trazer um mecanismo que irá testar a versão 100 em todos os sites que o utilizador (🇧🇷usuário) visitar. Enquanto isso, a versão estável irá manter o número 99, para dar tempo às plataformas para corrigirem o problema caso sejam afectadas.
Em relação à Google e à Microsoft, que ambos usam o Chromium para os seus navegadores, também estão a lidar com a situação e começaram as experiências com as versões de testes do Chrome e do Edge.
Até lá, vamos ficar atentos a esse que poderá ser o novo BUG Y2K.
E você, o que acha dessa notícia? A Internet vai parar? Deixe-nos o seu comentário.
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.