PIN e PUK… você sabe o que são? Não são nenhum casal de gémeos! PIN e PUK são códigos atribuídos no cartão SIM (chip). Neste artigo vamos explicar o que são esses códigos e vamos também ver para que servem.
O cartão “principal” SIM (chip) é composto por vários cartões, nomeadamente do maior ao menor:
- Mini-SIM
-
Micro-SIM
-
Nano-SIM
Nesse cartão constam os seguintes dados que deverão ser guardados:
- PIN (Personal Identification Number) – código que bloqueia o cartão, composto por 4 algarismos ou números.
- PUK (PIN Unlock Key) – código que é utilizado para desbloquear o PIN em caso de bloqueio (já lá chegaremos).
- ICCID (Integrated Circuit Card Identifier) – identificação do cartão SIM (chip).
Vamos agora responder a umas perguntas frequentes.
Perguntas frequentes
Clique para visualizar as perguntas. Clique para visualizar/ocultar a resposta” Como já dito, o PIN serve para bloquear o cartão. Se você se enganar três vezes consecutivas no código PIN, irá ser pedido o PUK. De seguida deverá introduzir o seu novo PIN, confirmar, voltar a escrevê-lo e confirmar. A partir desse momento o seu cartão SIM (chip) já deverá estar reactivado. PIN: são autorizadas 3 tentativas, após essas 3 tentativas só poderá ser desbloqueado com o PUK. Nós não aconselhamos a desactivação do PIN porque se perder o seu smartphone (celular) qualquer pessoa que o encontre poderá continuar a usar o seu telefone como se fosse você, mas vamos ver na mesma como desactivar o PIN. 1) Ir às “definições” do seu smartphone (celular) Android. 2) Ir à “segurança“. 3) Clicar nas “Definições de bloqueio do cartão SIM“. 4) Desactivar o visto para não voltar a introduzir o PIN / Activar o visto para voltar a introduzir o PIN quando iniciar o seu smartphone (celular). 5) Introduzir o código PIN e confirmar. Trocar o código PIN pode ser vantajoso para o memorizar mais facilmente, porém lembre-se que em caso de necessidade, a operadora poderá recorrer ao PIN original para a identificação do cartão SIM (chip). Nas “Definições do bloqueio do cartão SIM” (ver os 3 passos anteriores), seguir os seguintes passos: 1) Clicar em “Mudar ou Alterar PIN do SIM“. 2) Introduzir o PIN actual (se for a primeira vez que está a executar esta operação, o PIN é o original que vem com o cartão da operadora) e confirmar com OK. 3) Introduzir o novo PIN (mínimo de 4 números, máximo de 8 números). Confirmar com OK. 4) Reintroduzir o novo PIN. Confirmar com OK. Este processo também poderá ser executado no arranque do smartphone (celular) Android, clicando em “Chamada de emergência”. Abrirá o teclado como se fosse fazer uma chamada e deverá introduzir o seguinte código como se fosse um número de um contacto seu. Assim que introduzir o # (cardinal ou “jogo da velha“), deverá regressar à tela protegida com a tecla de regresso.Não sei o meu PIN e agora?
Tentativas de erro autorizados:
PUK: são autorizadas 10 tentativas, após essas 10 tentativas, deverá contactar a sua operadora.Como desactivar/activar o PIN no Android?
Como trocar de código PIN?
**05*[PUK]*[PIN_NOVO]*[PIN_NOVO]#
Faltou explicar no caso dos iPhone, como proceder em relação ao PIN
Olá Luiz,
Antes demais agradecemos o seu comentário. No site “i-Técnico – Informática Para Todos”, tratamos apenas de produtos com os sistemas operativos Android e Windows 10.
Já é nosso/a seguidor/a nas redes sociais? Aqui ficam os links:
Facebook: https://www.facebook.com/iTecnico.TorresNovas
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/10126315
Google+ : https://www.google.com/+I-tecnicoPt
Twitter: https://www.twitter.com/iTecnicoTNovas
Cumprimentos.
Ola gostei muito deste artigo, como sempre, teus artigos são esclarecedores e ricos em detalhes que ajuda nos muito, obrigada.
Muito bom artigo, sem dúvidas. Muito informativo, simples e prático. Parabéns i-Técnico!