Dia Mundial da Segurança no Trabalho

Você sabia que ter noções de Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho, ajuda a evitar lesões ou acidentes e melhorar a produtividade do trabalhador?

Neste dia em que se comemora o Dia Mundial da Segurança no Trabalho (World Day for Safety and Health at Work), você irá ver o que é a Ergonomia e conhecerá o motivo pelo qual foi criada esta data.

Dia-Mundial-Seguranca-Trabalho

Ter conhecimentos de Higiene, Segurança e Saúde no trabalho, permite ao empregador reduzir o risco de acidentes de trabalho na empresa, bem como melhorar a produtividade, proporcionando um maior bem-estar para os seus trabalhadores. E por sua vez o empregado também deve manter ciente consigo essas noções transmitidas pelo seu empregador, assim poderá evitar lesões e acidentes.

O que é a Ergonomia?

A Ergonomia uma ciência multidisciplinar que envolve aspectos ligados a várias áreas como anatomia, fisiologia, biomecânica, antropometria, psicologia, engenharia, desenho industrial, informática e administração de maneira a proporcionar ao homem mais conforto, segurança e eficiência em qualquer atividade.

A Ergonomia na Informática

A Ergonomia também se aplica na Informática, pois quando se trabalha com um computador, existem posições que não são aconselhadas pelos especialistas, por exemplo, cruzar as pernas debaixo da mesa, colocar o portátil (notebook) nos joelhos, entre outras posições, completamente erradas.

Para aumentar o conforto e o bem-estar de quem trabalha todo o dia com o computador, a posição seguinte é a adequada:

Posicoes-errada-vs-correcta

A Ergonomia na Informática não se limita às posições correctas de se sentar na frente de um computador, vai mais além, pois existem também dispositivos ergonómicos, como móveis, teclados e ratos. Veja o seguinte vídeo e corrija a sua posição da próxima vez que esteja a utilizar um computador:

Consulte a legislação portuguesa: Portaria n.º 989/93, de 6 de outubro (Estabelece as normas técnicas de execução das prescrições mínimas de segurança e saúde respeitantes ao trabalho com equipamentos  dotados de visor previstas no Decreto-Lei n.º 349/93, de 1 de Outubro).

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

O que é?

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é assinalado desde 1996 como forma de lembrar e homenagear as vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais.

A primeira cerimónia ocorreu em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, na ONU (Organização das Nações Unidas).

Em Portugal, só em 2001, a Assembleia da República assinalou para esse dia o “Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho“.

Em Portugal, a “ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho” é a instituição responsável pela promoção da melhoria das condições de trabalho, através do controlo do cumprimento da legislação de segurança e saúde no trabalho em todos os sectores de actividade privados.

Este ano de 2016, o tema mundial em questão é o “Stress nos locais de trabalho”.

E você, já passou algum episódio de stress no trabalho? Deixe-nos o seu comentário.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.