Um feito histórico: a rede social Twitter anunciou ter aceite a compra do milionário americano Elon Musk.
Quais são as novidades que poderão vir por aí?
É desta! Nesta segunda-feira, dia 25 de Abril de 2022, Elon Musk concluiu o negócio e comprou a rede social Twitter.
De acordo com o comunicado emitido pela empresa (em inglês), o empresário Elon Musk, dono da Tesla e SpaceX, vai comprar 100% das acções da rede social por US$54,20 por acção, numa transacção avaliada em cerca de 44 mil milhões de dólares, o equivalente a 41 mil milhões de euros.
Com aproximadamente 85 milhões de seguidores, Elon Musk que é considerado o homem mais rico do planeta com uma fortuna estimada em 269 mil milhões de dólares, é muito activo no Twitter. Num dos seus últimos tuítes, escreveu “Espero que até os meus piores críticos permaneçam no Twitter, porque é isso que significa liberdade de expressão“.
I hope that even my worst critics remain on Twitter, because that is what free speech means
— Elon Musk (@elonmusk) April 25, 2022
Com essa publicação, poderemos esperar que o Twitter traga novas regras de moderação com uma maior liberdade de expressão. Pois, essa liberdade é novamente declarada no seu comunicado de compra como sendo o fundamento de uma democracia funcional.
🚀💫♥️ Yesss!!! ♥️💫🚀 pic.twitter.com/0T9HzUHuh6
— Elon Musk (@elonmusk) April 25, 2022
Também é de esperar que surjam novas ferramentas e funcionalidades, como a possibilidade de correcção de tuítes.
Quanto ao algoritmo, esse poderá ficar em open-source (ver aqui o que significa).
Até agora, não há muita informação sobre o que irá acontecer doravante com o Twitter, com a compra de Elon Musk. Nem mesmo Parag Agrawal, CEO do Twitter, sabe responder o que essa compra vai significar para a empresa ou os seus funcionários.
Apesar de ter sido uma novela que durou cerca de três semanas, essa notícia irá certamente trazer mais novidades relacionadas com esta rede social, o Twitter.
Quem é Elon Musk?
Nascido em Pretória a 28 de Junho de 1971, é filho de um engenheiro sul-africano e de uma modelo canadense. Deixou a África do Sul para frequentar a Universidade de Queen, em Ontário. Dois anos depois da sua chegada em Ontário, foi para a Universidade da Pensilvânia para se formar em física e negócios.
Carreira empresarial
Zip2
A empresa Zip2 foi o início da sua carreira empresarial, uma companhia que desenvolvia conteúdo para portais de notícias. Mais tarde, teria sido comprada pela Compaq pela quantia de 307 milhões de dólares e 34 milhões em acções.
X.com e PayPal
Depois da Zip2, seguiram-se as empresas X.com, uma empresa de pagamento de serviços financeiros online e de e-mail, e a empresa PayPal. Esta última foi uma fusão com a Confinity, que tinha um serviço de transferência de dinheiro com o mesmo nome PayPal.
SpaceX
Em Maio de 2002, Musk fundou a Space Exploration Technologies ou SpaceX. Ele é o director executivo e director de tecnologia (CTO) da empresa, que está sediada em Hawthorne, na Califórnia.
A SpaceX é uma empresa que desenvolve e fabrica veículos de lançamento espacial com foco no avanço do estado da tecnologia de foguetes.
Tesla, Inc.
A Tesla foi fundada em 2003 por Martin Eberhard e Marc Tarpenning, que tiveram um papel muito importante no financiamento da empresa até à rodada Série A. Depois, Musk juntou-se em 2004 ao Conselho de Administração da Tesla e tornou-se presidente.
A Tesla é uma empresa de comercialização de veículos eléctricos, tendo começado por um carro desportivo premium e depois passando para carros mais tradicionais.
Com foco nos sedans e nos desportivos, em 2017, tornou-se a marca mais valiosa dos Estados Unidos, ultrapassando as gigantes como a GM (General Motors) e a Ford.
Lançado em 2018, Model 3 foi o primeiro carro eléctrico, considerado relativamente acessível.
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.