Fontes de alimentação: O que são? Para que servem?

Todos os computadores necessitam de uma fonte de alimentação! Você sabe o que é? 

Veja neste artigo o que é e para que serve.

Fontes de alimentação

Um computador vai necessitar de uma fonte de alimentação. É por aí que passa toda a corrente eléctrica e vai fazer com que os outros componentes e periféricos funcionem.

O que é a fonte de alimentação?

A fonte de alimentação, conhecida como PSU (do inglês Power Supply Unit ou Unidade de Alimentação de Energia), é o componente que recebe a energia fornecida pela rede eléctrica doméstica.

A fonte de alimentação é responsável por converter a voltagem da energia eléctrica, que chega pelas tomadas em voltagens menores, capazes de ser suportadas pelos componentes do computador.

Como identificar a fonte no seu computador?

Para identificar a fonte de alimentação no seu computador, basta localizar o cabo que está ligado a uma tomada.

Depois, no interior do caixote (gabinete), basta procurar a peça que recebe esse cabo.

A importância da fonte de alimentação

Trata-se de um componente tão ou mais importante que outros, como por exemplo o processador, a memória, o disco rígido (HD) ou até a placa-mãe. No entanto, o que acontece é que a maioria se esquece da sua importância!

Para entender melhor a importância da fonte de alimentação, vamos fazer uma analogia com o corpo humano, onde a placa-mãe (motherboard) é o sistema nervoso, o processador (CPU) é o cérebro, a corrente eléctrica é o alimento e a fonte de energia ou fonte de alimentação é como se fosse o nosso sistema digestivo. Agora, imagine que você está a praticar alguma actividade física há muitas horas, mas não cuidou da sua alimentação. O seu corpo vai começar a reclamar energia. Como a alimentação não foi adequada, vão começar a faltar vitaminas e minerais que ajudariam na actividade física.

Num computador, acontece a mesma coisa: se você escolher a alimentação (fonte) errada, poderá passar menos energia (corrente) para os componentes e isso poderá levar o seu computador (PC) a altas temperaturas, aumentando assim o esforço das ventoinhas (coolers), redução do desempenho de componentes como processador e placa de vídeo, entre outros. Numa situação extrema, esses componentes correm o risco de queimar.

Agora deu para ter uma maior noção da importância da fonte de alimentação! Certo? Pois, mas ainda falta a parte de como escolher uma fonte.

Como escolher uma fonte de alimentação?

Para escolher a melhor fonte de alimentação para o seu computador é preciso ter em atenção o consumo energético de todas as peças: placa-mãe, memórias, discos (HD), placas de vídeo, placas de som, placas USB, LED’s, controladores, entre outros.

Também é necessário saber que nem todas as peças consomem a mesma energia. Depois disso, deverá ter em conta a quantidade de cada peça. Por exemplo, num computador, você pode instalar 2 ou mais discos (HD), 2 ou mais placas de vídeo, etc. Cada peça adicional que instalar irá consumir mais energia.

As actuais fontes de alimentação são as ATX, que são capazes de fornecer tensão de 3,3V (Volts), característica inexistente no padrão anterior, o AT (Advanced Technology).

Sites que ajudam a calcular a potência necessária de uma fonte de alimentação

Existem vários sites que permitem escolher a quantidade de Watts (W) que terá de ter a fonte de alimentação. Clique no nome do site para abri-lo.

Neste site, você terá de escolher o CPU (Processador), tipo de Motherboard (placa-mãe), GPU (placa de vídeo), RAM (Memória), SSD / HDD (discos), Optical Drive (Drives ópticas como DVD e CD).

Depois de escolhido todo o material, a calculadora irá dar o resultado final da potência em Watts (W).

Neste site, existem dois tipos de calculadoras, uma Expert e outra Basic. Mas ambas têm o mesmo propósito como a da Cooler Master.

Essa é mais uma calculadora de potência onde terá de escolher os vários componentes. Nesta calculadora, destaca-se a possibilidade de escolher se vai fazer Overclocking, ou seja, se vai alterar algum hardware ou software para melhores rendimentos e desempenhos.

E as marcas?

Agora, que já sabe qual a potência que a sua fonte tem de garantir, resta escolher a marca da mesma.

Em relação às marcas que existem no mercado, cabe ao utilizador escolher a melhor para o seu computador. Actualmente, as marcas mais conhecidas são Asus, Antec, Cooler Master, Corsair, MSI, entre outras.

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

One Reply to “Fontes de alimentação: O que são? Para que servem?”

  1. Olá!
    Gostei muito da vossa iniciativa em explicar o que é uma fonte. Eu sou leiga nisso da informática, mas com este artigo já fui capaz de entender o mínimo para conseguir comprar sozinha a minha fonte de alimentação.

    Parabéns pela bela e ótima explicação.

    Josiane

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.