Para os mais novos, “gaming” é um termo que já faz parte do quotidiano. Já para os mais velhos, pode ser confuso.
Se você não sabe o que é o “gaming”, então está no artigo certo. Aqui, explicaremos o que é e como se tem desenvolvido.
Há quem diga que o “gaming” já existe há várias décadas, mas a verdade é que nestes últimos anos tem-se destacado mais.
O que é o “Gaming”?
“Gaming” é um termo inglês que significa “jogo de vídeo”, isto é, tudo o que diz respeito a jogos electrónicos para PC (computador), consolas ou dispositivos móveis.
Este conceito já existe há algumas décadas. Um dos primeiros jogos de vídeo (ou videogame) foi o Tennis for Two (em português “Ténis para dois”), criado em 1958 por William Higinbotham, um físico que trabalhou no Projecto Manhattan, e desenvolvido por Robert Dvorak.
O jogo foi desenvolvido em poucas semanas num computador analógico Donner Model 30 dedicado e ligado a um osciloscópio que servia como um ecrã (🇧🇷tela).
Há quem defenda que o Pong seja um dos primeiros jogos de vídeo (ou videogame) de Arcade de desporto. O jogo foi inspirado no ténis de mesa (ping pong), visto de cima, daí o nome de Pong. Este jogo foi imaginado pelo americano Nolan Bushnell e desenvolvido por Allan Alcom. Em 18 de Outubro de 1958, a empresa “Atari, Inc.” lançou o jogo e garantiu a sua comercialização
No entanto, existem outros jogos como “OXO“, desenvolvido em 1952, e “Spacewar!“, o primeiro jogo para ecrã (🇧🇷tela), desenvolvido em 1962, que estão na “corrida” para o pioneiro.
Por isso, é um pouco difícil definir qual foi realmente o primeiro jogo electrónico da história. Contudo, o certo é que os jogos da actualidade nada têm a ver com os dessa época e exigem cada vez mais melhores componentes de hardware (clique aqui para ver o que é hardware) para computadores e consolas.
Esta evolução faz com que, a cada lançamento de um novo jogo electrónico, os computadores tenham de ter hardware cada vez mais recente. Isto deve-se ao facto dos gráficos estarem cada vez mais bem feitos, o que leva as pessoas quase a confundir com a realidade.
Como se chama alguém que “pratica” gaming?
A pessoa que pratica gaming chama-se um gamer. Contudo, é preciso notar que essa pessoa não joga apenas por diversão.
Como identificar um gamer?
Trata-se de um “profissional” (mulher ou homem), que pretende alcançar determinados objectivos e/ou ultrapassá-los, que poderão ser:
- acabar o jogo em menor tempo possível;
- competir com outros gamers;
- jogar com outros gamers local ou online;
- quebrar records (pontuação máxima), etc.
Alguns gamers chegam a passar dias inteiros de volta de um jogo para serem os primeiros a conclui-lo. Por causa disso passam tantas horas à frente do ecrã (🇧🇷tela) a treinar para ficarem cada vez mais rápidos.
Um gamer também é identificado pelo seu grau de assiduidade aos jogos de vídeo (ou videogames) e interesse na compra de hardware destinado a esse efeito.
Confusão entre os termos “geek” e “gamer“
Esses dois termos “geek” e “gamer” são geralmente confundidos. Um geek é uma pessoa que se interessa pela tecnologia, pela Informática, etc. Já um gamer é uma pessoa que se interessa apenas por jogos de vídeo (ou videogame).
Então se eu jogo FIFA (um jogo de futebol) de vez em quando, posso ser chamado de gamer?
Não necessariamente. Se você faz disso uma forma de competição com outros jogadores, como dito acima, sim pode ser considerado um gamer. Caso contrário, se está ali apenas para se divertir sozinho ou com amigos, é apenas um jogador.
Qualquer jogo de vídeo (ou videogame) serve para ser gamer?
É uma questão um pouco difícil de se responder. No entanto, se a pessoa tornar um determinado jogo electrónico como uma prioridade, com os objectivos acima descritos, pode ser considerada gamer. Porém, existem jogos electrónicos que já foram e continuam a ser usados em ligas e campeonatos, como por exemplo, Counter-Strike: Global Offensive ( também conhecido por CS-GO), FIFA entre outros.
Curiosidades
Existem eventos destinados a grandes projectos de gaming, onde vários profissionais se encontram para competir uns contra os outros, por exemplo em jogos de FPS (iniciais de First-Person Shooter ou em tradução livre Tiro em primeira pessoa), como o CS-GO (Counter-Strike: Global Offensive). Geralmente, esses profissionais são treinados por um coach com o objectivo de melhorar as práticas e ter sessões de treino particular.
Os campeonatos são geralmente transmitidos em plataformas de stream como Twitch e YouTube.
Também existem casas especialmente criadas para o Gaming de modo a que os interessados se sintam mesmo “em casa”. Demos aqui um exemplo no nosso artigo.
Leia mais:
E você, já sabia o que é “Gaming” e um “gamer”? Deixe-nos o seu comentário.
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.