George Boole fazia hoje 200 anos e é lembrado pelo Google

Você já reparou no doodle (logotipo) do Google?

Hoje, o Google recorda o 200.º aniversário de George Boole. Quem estudou ou estuda qualquer área que envolve matemática, no ensino superior, de certo que já ouviu falar dele. Mas, afinal, quem foi esse senhor?

Doodle-George-Boole-02112015

George Boole foi um matemático e filósofo, que nasceu a 2 de Novembro de 1815, em Lincoln no Reino Unido. Ele foi o criador da álgebra booliana (uma matéria muito importante para quem segue a Informática e não só).

George-BooleNasceu numa família pobre que não tinha meios financeiros para pagar uma faculdade. Porém, não se deixou intimidar, aprendeu muito sozinho (ou quase), incluindo o latim, alemão, francês e italiano. Para começar a tornar-se independente, aos 16 anos, começou a dar aulas. Não tendo outra alternativa refugiou-se na igreja e durante esses próximos 4 anos, ele iria aprender francês, alemão e italiano.

Aos 20 anos, George Boole abre uma escola e, através dos conhecimentos adquiridos pelas aulas recebidas do seu pai, ele começa a ensinar matemática. Contou com o apoio de vários livros, procurou grandes mestres da matemática, e fez muitos trabalhos. Confrontou obras de vários génios como Isaac Newton, Laplace e Lagrange. Porém, rapidamente desenvolveu as suas próprias pesquisas, para publicar logo o seu primeiro estudo no Cambridge Mathematical Journal (Jornal Matemático da Universidade de Cambridge) em 1839.

Iniciou então a aventura na matemática, mostrando assim que realmente tinha capacidade para se destacar dos muitos já conhecidos nesse tempo. Foi o responsável pela descoberta da Matemática Pura.

Os estudos de George Boole não pararam e em 1847, com símbolos para expressar processos lógicos que podem ser lidos com o mesmo rigor de uma equação algébrica, nasce então a Lógica moderna ou Lógica Simbólica. Nesse mesmo ano ele publica Mathematical Analysis of Logic (Análise Matemática da Lógica).

Enquanto ia fazendo vários outros trabalhos, em 1849 foi-lhe proposto tornar-se professor matemático na escola Queen’s College  de Cork na Irlanda, onde ele viria a ficar o resto da sua vida.

Em 1855, George Boole casa com a Mary Everest a 11 de Setembro, filha do Sir George Everest, responsável da missão cartográfica que batizaria o Monte Everest.

Dois anos depois do seu casamento, em 1857, foi eleito membro da Royal Society, e recebeu Honras e reconhecimento das Universidades de Dublini e Oxford.

A investigação de Boole levou-o a publicar muitos trabalhos como: Equações Diferenciais (em 1859), Cálculo de Diferenças finitas (em 1860), Métodos Gerais nas Probabilidades, entre outros.

Teve 5 filhas com a Mary Everest: Mary (que casara com o matemático Charles Howard Hinton), Margaret (mãe de Geoffrey Ingram Taylor, um outro matemático), Alicia (que seguiu também a Matemática), Lucy (que se tornara a primeira professora de química no Royal Free Hospital de Londres) e Ethel Lilian (que casara com Wilfrid M. Voynich).

Morreu com uma pneumonia em 8 de Dezembro de 1864. Em sua homenagem, foi criada a “álgebra booliana” ou “Álgebra de Boole”.

Hoje, a 2 de Novembro de 2015, o Google dá o seguinte doodle a este famoso matemático e filósofo britânico:

george-booles-200th-birthday-5636122663190528.2-hp2x

E você? Já ouviu falar de Boole?
E da Álgebra de Boole?

Fonte do texto: Wikipedia e Google
Imagem e Doodle: Wikipedia e Google

 

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.