George Boole fazia hoje 200 anos e é lembrado pelo Google
Você já reparou no doodle (logotipo) do Google?
Hoje, o Google recorda o 200.º aniversário de George Boole. Quem estudou ou estuda qualquer área que envolve matemática, no ensino superior, de certo que já ouviu falar dele. Mas, afinal, quem foi esse senhor?
George Boole foi um matemático e filósofo, que nasceu a 2 de Novembro de 1815, em Lincoln no Reino Unido. Ele foi o criador da álgebra booliana (uma matéria muito importante para quem segue a Informática e não só).
Nasceu numa família pobre que não tinha meios financeiros para pagar uma faculdade. Porém, não se deixou intimidar, aprendeu muito sozinho (ou quase), incluindo o latim, alemão, francês e italiano. Para começar a tornar-se independente, aos 16 anos, começou a dar aulas. Não tendo outra alternativa refugiou-se na igreja e durante esses próximos 4 anos, ele iria aprender francês, alemão e italiano.
Aos 20 anos, George Boole abre uma escola e, através dos conhecimentos adquiridos pelas aulas recebidas do seu pai, ele começa a ensinar matemática. Contou com o apoio de vários livros, procurou grandes mestres da matemática, e fez muitos trabalhos. Confrontou obras de vários génios como Isaac Newton, Laplace e Lagrange. Porém, rapidamente desenvolveu as suas próprias pesquisas, para publicar logo o seu primeiro estudo no Cambridge Mathematical Journal (Jornal Matemático da Universidade de Cambridge) em 1839.
Iniciou então a aventura na matemática, mostrando assim que realmente tinha capacidade para se destacar dos muitos já conhecidos nesse tempo. Foi o responsável pela descoberta da Matemática Pura.
Os estudos de George Boole não pararam e em 1847, com símbolos para expressar processos lógicos que podem ser lidos com o mesmo rigor de uma equação algébrica, nasce então a Lógica moderna ou Lógica Simbólica. Nesse mesmo ano ele publica Mathematical Analysis of Logic (Análise Matemática da Lógica).
Enquanto ia fazendo vários outros trabalhos, em 1849 foi-lhe proposto tornar-se professor matemático na escola Queen’s College de Cork na Irlanda, onde ele viria a ficar o resto da sua vida.
Em 1855, George Boole casa com a Mary Everest a 11 de Setembro, filha do Sir George Everest, responsável da missão cartográfica que batizaria o Monte Everest.
Dois anos depois do seu casamento, em 1857, foi eleito membro da Royal Society, e recebeu Honras e reconhecimento das Universidades de Dublini e Oxford.
A investigação de Boole levou-o a publicar muitos trabalhos como: Equações Diferenciais (em 1859), Cálculo de Diferenças finitas (em 1860), Métodos Gerais nas Probabilidades, entre outros.
Teve 5 filhas com a Mary Everest: Mary (que casara com o matemático Charles Howard Hinton), Margaret (mãe de Geoffrey Ingram Taylor, um outro matemático), Alicia (que seguiu também a Matemática), Lucy (que se tornara a primeira professora de química no Royal Free Hospital de Londres) e Ethel Lilian (que casara com Wilfrid M. Voynich).
Morreu com uma pneumonia em 8 de Dezembro de 1864. Em sua homenagem, foi criada a “álgebra booliana” ou “Álgebra de Boole”.
Hoje, a 2 de Novembro de 2015, o Google dá o seguinte doodle a este famoso matemático e filósofo britânico:
E você? Já ouviu falar de Boole?
E da Álgebra de Boole?
Fonte do texto: Wikipedia e Google
Imagem e Doodle: Wikipedia e Google
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.