Gestor de Tarefas: O que é e para que serve?

O Windows 10 tem uma aplicação que se chama Gestor de Tarefas ou Gerenciador de Tarefas, muitas vezes ignorada pelos utilizadores. Mas o que é isso e para que serve? Você tem alguma ideia?

Neste artigo, iremos ver o que é o Gestor de Tarefas, para que serve e ver algumas funções importantes que essa aplicação tem.

gestor-de-tarefas

O que é o Gestor de Tarefas?

O Gestor de Tarefas ou Gerenciador de Tarefas é uma das mais importantes aplicações existentes no sistema operativo Windows. O seu objectivo é gerir (gerenciar) todo o seu computador, desde a utilização da memória, do CPU, do(s) disco(s) à gestão de todas as aplicações e utilizadores que estão ligados ao computador.

Por ser uma das aplicações mais importantes, vale lembrar que em modo avançado deve ser manuseado com sabedoria, pois se der um pequeno passo em falso, o seu computador poderá deixar de funcionar.

Como abrir o Gestor de Tarefas?

Com o rato (mouse), clique com o botão do lado direito na “Barra de Tarefas” (a barra onde se encontram as janelas das aplicações que estão fixas ou abertas) e em “Gestor de Tarefas” ou “Gerenciador de Tarefas“, é o terceiro item a contar de baixo para cima.

gestor-de-tarefas-001Quem gostar de usar o teclado, poderá usar a combinação de teclas:

CTRL + Shift + Esc

A aplicação “Gestor de Tarefas” irá abrir em modo simples, onde você verá as aplicações que estão nesse momento abertas (neste exemplo, estão abertos o Firefox e o Edge). Algumas aplicações do próprio Windows, como o próprio “Gestor de Tarefas“, não irão aparecer aqui neste modo simples, porém aparecerão no modo avançado.

gestor-de-tarefas-002

Gestor de Tarefas em modo avançado

Clicando em “Mais detalhes“, aparecerão os separadores: “Processos“, “Desempenho“, “Histórico de aplicações“, “Arranque“, “Utilizadores“, “Detalhes” e “Serviços“.

gestor-de-tarefas-003Processos

Os processos são todas as aplicações que estão a correr no Windows desde que o dispositivo foi iniciado. Existem aplicações em primeiro plano (são aquelas janelas que estão abertas) e em segundo plano (são as que estão a correr no sistema, sem as vermos).

Aqui você poderá ver os recursos de cada uma das aplicações: CPU, Memória, Disco e Rede. Estes menus poderão ser personalizados clicando com o botão do lado direito do rato.

Desempenho

Neste separador, você poderá ver vários gráficos, relativos ao desempenho do CPU, da Memória, do Disco e da Rede. Aqui também constam outras informações, como o tempo que o seu dispositivo (computador ou tablet) está ligado, a velocidade dos processadores, quantidade de processos, etc.

gestor-de-tarefas-004Histórico de aplicações

Neste separador, você poderá ver o histórico de cada uma das aplicações, que tenham sido descarregadas na Loja de Windows e aplicações nativas. Os menus também são personalizáveis.

gestor-de-tarefas-005Arranque

Este separador mostra as aplicações que são ligadas no arranque do seu dispositivo (computador ou tablet), ou seja, assim que você liga o seu dispositivo, todas essas aplicações serão iniciadas automaticamente com o Windows.

gestor-de-tarefas-006Utilizadores

Neste separador, você poderá ver quais são os utilizadores que estão ligados no seu computador ou tablet. Vamos a um exemplo: você e a sua esposa partilham o mesmo dispositivo e cada um tem a sua conta Microsoft. Você poderá ver se ela já iniciou sessão no seu dispositivo e quais as aplicações que ela tem aberto.

gestor-de-tarefas-007Detalhes

No separador “Detalhes“, você poderá ver todos os processos e aplicações que estão de momento a correr no seu dispositivo e as informações relativas a cada um deles.

gestor-de-tarefas-008Serviços

Este separador mostrará todos os serviços do Windows em execução e parados.

gestor-de-tarefas-009E você já usou o “Gestor de Tarefas” ou “Gerenciador de Tarefas”?

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.