Inteligência Artificial (IA): Google ainda está a desenvolver Bard
A guerra da IA (Inteligência Artificial) já começou!
A Microsoft anunciou que o Edge, o seu navegador, traria o ChatGPT no seu motor de buscas, o Bing. Por outro lado, temos o Google que está a desenvolver um chatbot parecido, chamado Bard.
A Microsoft, um grande apoiador do projecto ChatGPT, já anunciou que irá integrar essa novidade no Edge com o Bing. Porém, a intenção da Microsoft é ir ainda mais longe. A firma de Redmond pretende melhorar o Word com inteligência artificial.
Consequentemente, o Google, meio ameaçado de ficar para trás, está a desenvolver um chatbot parecido com o ChatGPT. Chama-se Bard e está baseado na tecnologia LaMDA (Modelo de Linguagem para Aplicações de Diálogo).
Enquanto a Microsoft está a contar com todos os utilizadores disponibilizando desde já o ChatGPT no Edge com o motor de buscas Bing, o Google está ainda em fase de testes com o Bard, que só está ainda disponível para os empregados da firma e por alguns testadores externos. Segundo Sundar Pichai, CEO do grupo, esses testes servirão a melhorar as respostas da IA (Inteligência Artificial), de maneira a que “estas consigam alcançar um nível elevado de qualidade, de segurança e de embasamento em informações do mundo real”. Somente daqui a umas semanas, o Bard deverá estar acessível a mais utilizadores.
Porque devemos verificar sempre as informações de ChatGPT?
… e dos concorrentes?
Nos dias que correm, não é mais novidade que os utilizadores de ChatGPT estejam impressionados com o desempenho da IA, criada pela OpenAI e integrada recentemente no Bing.
No entanto, por agora, ChatGPT produz ainda alguns erros. Aqui, no i-Técnico, já identificámos alguns erros que possam aparecer no ChatGPT.
Consequentemente, Sam Altman, director da OpenAI, já alertou num tuíte: “ChatGPT é incrivelmente limitado, mas bom o suficiente para algumas coisas para criar uma impressão enganadora de grandeza“.
ChatGPT is incredibly limited, but good enough at some things to create a misleading impression of greatness.
it’s a mistake to be relying on it for anything important right now. it’s a preview of progress; we have lots of work to do on robustness and truthfulness.
— Sam Altman (@sama) December 11, 2022
A guerra da Inteligência Artificial está lançada! Está só no início. Veremos daqui a 2 ou 3 anos.
E você, o que acha da Inteligência Artificial? Quem vai vencer, a Microsoft ou o Google? Deixe-nos o seu comentário.
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.