Inteligência artificial: O que é? Como funciona?

Quando se fala em “Inteligência Artificial”, pensa-se logo nos filmes de Hollywood, como o Exterminador do Futuro, com robôs que dominam o mundo. Mas, será que é isso? Afinal, o que é a “Inteligência Artificial”?

Inteligência Artificial

Quando se fala em “Inteligência Artificial”, a primeira coisa que vem à cabeça são logo aqueles filmes americanos da Hollywood, que nunca deixou de falar desse tema. Temos vários exemplos, uns mais recentes e mais conhecidos como o Exterminador do Futuro (Terminator com o brilhante actor Arnold Schwarzenegger) ou “O Homem Bicentenário” com o Robin Williams. Mas, a verdade é que já existem filmes desde os anos 30 sobre esse mesmo assunto.

Durante muitos anos, acreditava-se que a “Inteligência Artificial” era pura ficção. Mas, a verdade é que já é bem real!

O que é a Inteligência Artificial?

A “Inteligência artificial“, ou “IA“, pode ter significados diferentes dependendo do contexto e do interlocutor, o que pode dificultar a definição do conceito. Isso deve-se ao facto de que a “Inteligência artificial” é um conjunto de tecnologias, que uma vez combinadas entre si permitem que as máquinas actuem de forma inteligente.

No entanto, vamos aqui tentar definir o que é.

De acordo com a Infopédia, dicionário online da Porto Editora, artificial significa algo “que se faz por arte ou indústria; produzido pelo homem“. Já a inteligência é o “conjunto de todas as funções mentais que têm por objeto o conhecimento; pensamento“. Nesse mesmo último link, ainda é definido a “inteligência artificial”, como sendo a “área da Informática cujo objetivo é a aplicação do conhecimento dos processos cognitivos humanos aos sistemas informáticos que reproduzem aqueles processos“.

Ora, a Inteligência Artificial é a combinação do machine learning (aprendizado de máquina) com a inteligência do Homem, transferida para a máquina a partir de hardware e software, através de algoritmos (sequência de instrucções que orientam o funcionamento de um determinado software que, por sua vez, vai “dar vida” a um hardware).

Concluindo, pode-se dizer que “Inteligência Artificial” é a tentativa de uma máquina simular ou até imitar uma acção inteligente humana.

Onde se pode ver a “IA”?

A “Inteligência Artificial“, ou “IA“, está já presente no meio de nós há muitos anos e começou por coisas simples como jogos de tabuleiro (xadrez, em que a pessoa jogava contra “a máquina”).

Os robôs são também uma forma de ver a “IA” em acção. Já apresentámos a Sophia aqui no i-Técnico, uma robô que falava. Clique aqui para (re)ler o artigo.

Também apresentámos um robô que atendia a clientela num quiosque situado num posto de combustível em Vila Nova de Gaia (Portugal). Veja ou reveja o artigo clicando aqui.

Além de jogos e robôs, a “IA” também está presente nos carros que conduzem “sozinhos”. A Tesla é um exemplo de marca de veículos que possui essa característica de condução autónoma. Também já falámos aqui no i-Técnico de um carro-polícia autónomo, que se chama O-R3. Clique aqui para ver o artigo.

Através do reconhecimento da estrada, das pessoas e dos veículos, os veículos inteligentes são capazes de se deslocar sem a necessidade (constante) do Homem controlar o volante. Só em alguns casos, é que irá precisar de colocar as mãos no volante.

A “IA” está presente em outras áreas como a Saúde, Aplicações de smartphones, Jornalismo, Hotelaria e Restaurantes, Indústria e Bancos, entre outras.

O Entretenimento é sem dúvida uma das áreas mais beneficiadas da “IA”. Veja-se o exemplo dos jogos (games) e dos eSports (desportos ou esportes no mundo digital). Personagens e objectos cada vez mais reais, reacções e movimentos mais parecidos com a realidade, são umas das características de que a “IA” está presente nos jogos.

“IA” no dia-a-dia de qualquer pessoa

Os assistentes dos smartphones, como a Siri, Alexa e Google Assistant são aplicativos que também usam a “IA” para interagir com os utilizadores, quando usado o reconhecimento de voz. Por exemplo, você já não precisa mais escrever para saber qual é o tempo que vai fazer hoje ou amanhã. Basta usar o comando “Pesquisa por voz”.

No Facebook, a detecção de amigos em fotos postadas é feita através da Inteligência Artificial.

Como pode ver, a Inteligência Artificial não é mais uma coisa do Futuro, já está bem integrada no nosso dia-a-dia e já a utilizamos sem dar conta.

Como diz Aristóteles, “a arte imita a vida”, mas neste caso,…

Será que a vida imita a ficção ou a ficção imita a vida?

E você, já tinha ideia do que é a Inteligência Artificial? Deixe-nos o seu comentário e diga-nos se já usou alguma vez esses assistentes dos smartphones?

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

Rui Silva

Sempre fui apaixonado pela Informática. Aos 11 anos, tive a minha primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criei o site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhar é ajudar.

Partilhe este artigo nas redes sociais!

Assim, vai ajudar-nos a crescer mais. 😉 É só clicar na rede social onde deseja partilhar.