Quando se fala em “Inteligência Artificial”, pensa-se logo nos filmes de Hollywood, como o Exterminador do Futuro, com robôs que dominam o mundo. Mas, será que é isso? Afinal, o que é a “Inteligência Artificial”?
Quando se fala em “Inteligência Artificial”, a primeira coisa que vem à cabeça são logo aqueles filmes americanos da Hollywood, que nunca deixou de falar desse tema. Temos vários exemplos, uns mais recentes e mais conhecidos como o Exterminador do Futuro (Terminator com o brilhante actor Arnold Schwarzenegger) ou “O Homem Bicentenário” com o Robin Williams. Mas, a verdade é que já existem filmes desde os anos 30 sobre esse mesmo assunto.
Durante muitos anos, acreditava-se que a “Inteligência Artificial” era pura ficção. Mas, a verdade é que já é bem real!
O que é a Inteligência Artificial?
A “Inteligência artificial“, ou “IA“, pode ter significados diferentes dependendo do contexto e do interlocutor, o que pode dificultar a definição do conceito. Isso deve-se ao facto de que a “Inteligência artificial” é um conjunto de tecnologias, que uma vez combinadas entre si permitem que as máquinas actuem de forma inteligente.
No entanto, vamos aqui tentar definir o que é.
De acordo com a Infopédia, dicionário online da Porto Editora, artificial significa algo “que se faz por arte ou indústria; produzido pelo homem“. Já a inteligência é o “conjunto de todas as funções mentais que têm por objeto o conhecimento; pensamento“. Nesse mesmo último link, ainda é definido a “inteligência artificial”, como sendo a “área da Informática cujo objetivo é a aplicação do conhecimento dos processos cognitivos humanos aos sistemas informáticos que reproduzem aqueles processos“.
Ora, a Inteligência Artificial é a combinação do machine learning (aprendizado de máquina) com a inteligência do Homem, transferida para a máquina a partir de hardware e software, através de algoritmos (sequência de instrucções que orientam o funcionamento de um determinado software que, por sua vez, vai “dar vida” a um hardware).
Concluindo, pode-se dizer que “Inteligência Artificial” é a tentativa de uma máquina simular ou até imitar uma acção inteligente humana.
Onde se pode ver a “IA”?
A “Inteligência Artificial“, ou “IA“, está já presente no meio de nós há muitos anos e começou por coisas simples como jogos de tabuleiro (xadrez, em que a pessoa jogava contra “a máquina”).
Os robôs são também uma forma de ver a “IA” em acção. Já apresentámos a Sophia aqui no i-Técnico, uma robô que falava. Clique aqui para (re)ler o artigo.
Também apresentámos um robô que atendia a clientela num quiosque situado num posto de combustível em Vila Nova de Gaia (Portugal). Veja ou reveja o artigo clicando aqui.
Além de jogos e robôs, a “IA” também está presente nos carros que conduzem “sozinhos”. A Tesla é um exemplo de marca de veículos que possui essa característica de condução autónoma. Também já falámos aqui no i-Técnico de um carro-polícia autónomo, que se chama O-R3. Clique aqui para ver o artigo.
Através do reconhecimento da estrada, das pessoas e dos veículos, os veículos inteligentes são capazes de se deslocar sem a necessidade (constante) do Homem controlar o volante. Só em alguns casos, é que irá precisar de colocar as mãos no volante.
A “IA” está presente em outras áreas como a Saúde, Aplicações de smartphones, Jornalismo, Hotelaria e Restaurantes, Indústria e Bancos, entre outras.
O Entretenimento é sem dúvida uma das áreas mais beneficiadas da “IA”. Veja-se o exemplo dos jogos (games) e dos eSports (desportos ou esportes no mundo digital). Personagens e objectos cada vez mais reais, reacções e movimentos mais parecidos com a realidade, são umas das características de que a “IA” está presente nos jogos.
“IA” no dia-a-dia de qualquer pessoa
Os assistentes dos smartphones, como a Siri, Alexa e Google Assistant são aplicativos que também usam a “IA” para interagir com os utilizadores, quando usado o reconhecimento de voz. Por exemplo, você já não precisa mais escrever para saber qual é o tempo que vai fazer hoje ou amanhã. Basta usar o comando “Pesquisa por voz”.
No Facebook, a detecção de amigos em fotos postadas é feita através da Inteligência Artificial.
Como pode ver, a Inteligência Artificial não é mais uma coisa do Futuro, já está bem integrada no nosso dia-a-dia e já a utilizamos sem dar conta.
Como diz Aristóteles, “a arte imita a vida”, mas neste caso,…
Será que a vida imita a ficção ou a ficção imita a vida?
E você, já tinha ideia do que é a Inteligência Artificial? Deixe-nos o seu comentário e diga-nos se já usou alguma vez esses assistentes dos smartphones?
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.