Modo escuro ou Dark mode: o que é? Saiba tudo.

Actualmente, muitas aplicações e sistemas operativos estão a adoptar o modo escuro, ou em inglês, dark mode. Há quem diga que, para os dispositivos móveis (smartphones e tablets), é um bom recurso para poupar bateria.

Mas o que é isso? Veja neste artigo o que é e saiba para que serve.

Android - Modo escuro (dark mode)

O Windows 10, o Android e várias aplicações já estão a adoptar este “modo escuro”. Por exemplo, o Facebook Messenger no Android e o Windows 10 já receberam o “modo escuro”.

O que é “Modo escuro”?

Modo escuro, em inglês dark mode, é uma forma diferente de ver as aplicações ou os sistemas operativos, mudando o aspecto de um tom claro para um tom escuro.

Isto não se trata de uma questão estética. Pois o objectivo é acima de tudo descansar os olhos dos utilizadores, especialmente para aqueles que usam mais esses dispositivos com ecrã (tela) de noite.

Com o modo escuro, diminui-se a difusão da luz azul emitida pelo ecrã (tela), que é frequentemente acusada de interromper os ciclos do sono.

Embora existam aplicações que permitem mexer com as cores do ecrã (tela) do dispositivo, dando o mesmo aspecto escuro, o certo é que o modo escuro já está presente no Windows 10 e em várias aplicações do Android.

Brevemente, de certo, existirão muito mais aplicações aderindo a esta nova tendência, para prevenir a saúde dos utilizadores. Uma das próximas aplicações a receber o modo escuro é o WhatsApp.

No decorrer da Android Dev Summit, em Novembro de 2018, a empresa “Google LLC” revelou que o uso do modo escuro, nos smartphones com o seu sistema operativo Android, poderá fazer com que a autonomia das baterias aumente.

E você, já conhecia esta nova tendência, o modo escuro? Deixe-nos o seu comentário.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.