O primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa foi assinalado no dia 5 de Maio de 2020.
O Português é a “língua oficial de 260 milhões de pessoas” e, no dia 5 de Maio de 2020, foi assinalado o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa.
Mais de 260 milhões de pessoas nos 5 continentes falam o Português, o que representa 3,7% da população mundial e faz com que seja a 4ª língua mais falada no mundo. Os países que têm o Português como língua oficial são 9 (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste) e fazem parte da CPLP (Comunidade dos Países da Língua Portuguesa). Em Macau, também se fala Português, mas essa língua é deixada para segundo plano, dando prioridade às línguas inglesa e chinesa (o cantonense e o mandarim). São mais de 10 milhões de km2 de terras espalhados pelos quatro Continentes (Europa, América, África e Ásia).
Em 2009, o dia 5 de Maio tinha sido instituído como Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Desde então, esse dia tem sido comemorado pelo Governo de Portugal.
No dia 25 de Novembro de 2019, em Paris, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) definiu o dia 5 de Maio de 2020 como Dia Mundial da Língua Portuguesa. António Costa, Primeiro-Ministro de Portugal, esteve a acompanhar a decisão, que também foi celebrada por Francisco Ribeiro Telles, embaixador e secretário-executivo da CPLP.
Celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa
De acordo com o Diário de Notícias, para celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, foram difundidas mensagens do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, do Primeiro-Ministro português, António Costa, do chefe de estado de Cabo Verde e presidente em exercício da CPLP, Jorge Carlos Fonseca, do secretário-executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, e do embaixador Sampaio da Nóvoa, representante de Portugal na UNESCO.
Seguiram-se personalidades lusófonas, incluindo escritores, músicos, cineastas ou cientistas, entre os quais os escritores Mia Couto (Moçambique), Germano Almeida (Cabo Verde) ou Manuel Alegre (Portugal) e os cantores Adriana Calcanhoto (Brasil), Dino Santiago (Portugal/Cabo Verde) ou Carminho (Portugal). Outras personalidades relacionadas com o desporto, como o Hélder Postiga (ex-futebolista português) e o Fernando Pimenta (canoísta português), também contribuíram para este vídeo com uma mensagem.
Veja ou reveja o vídeo que foi estreado no canal do YouTube do Instituto Camões.
Resta-nos desejar os parabéns para a Língua de Camões, a Língua Portuguesa falada por tantas pessoas!