Outlook.COM: A saga dos e-mails SPAM continua… como eliminá-los?
Tal como já referimos aqui várias vezes, a Microsoft quer arrumar a casa com este novo serviço webmail Outlook.COM, mas uma coisa é certa: existem ainda muitos e-mails que recebemos e que deveriam ser todos eliminados de raiz pela própria Microsoft. Vamos ver um exemplo e aprender a eliminar esses e-mails identificando-os como SPAM.
Antes de continuar, vamos ter de rever alguns conceitos informáticos para compreendermos o que é o SPAM e para que serve.
O SPAM é todo o correio que recebemos sem querer nem o desejar, ou seja toda aquela mensagem de publicidade enviada para muita gente ao mesmo tempo. Tem normalmente como objectivo recolher os nossos dados. Por vezes existem pessoas que vão clicando aqui e acolá no correio que recebem e depois, passados uns tempos, ficam com a conta de e-mail comprometida sem saber por que razão.
O SPAM tem vindo a atacar vários serviços de webmails, nomeadamente o Outlook.COM entre outros, porém também tem vindo a aparecer em mensagens de telemóveis o que, para nós, neste momento, fica apenas como registo.
Uma das mensagens mais divulgadas é mesmo esta que tem como assunto “Confirmação seu endereço de email” e como remetente (normalmente) um endereço de correio electrónico francês “m.brufau@orange.fr“. Ora vamos ver um exemplo por partes, começando pelo cabeçalho da mensagem e continuando com o corpo da mensagem:
Cabeçalho
Temos de ter em conta, logo os seguintes dados que poderão ser identificados, ainda antes de abrir o e-mail: Assunto, remetente, destinatários, anexos.
Assunto: Confirmação seu endereço de email
Remetente: CONFIRMACAO EMAIL (m.brufau@orange.fr)
Destinatários: Para: EQUIPE-ORANGE@hotmail.net | Cc: servico.windowslive.2013@hotmail.com
Anexos: 1 anexo (124.8KB) que é uma “fotografia” (tratando-se de SPAM, poderá não ser!)
Ora bem, feito isso vamos para a próxima análise.
Corpo de texto
Como podemos ver no corpo do texto são-nos pedidos os seguintes dados: Windows AddressLive, Passagem(Senha) Obrigatória, Data de Nascimento, profissão, país de residência e região.
NUNCA DEVEREMOS FORNECER A DESCONHECIDOS AS NOSSAS PASSWORDS!
Além do mais o texto está formalmente muito mal escrito com bastantes erros tanto na construção frásica como na ortografia usando termos franceses no meio do texto português. Este texto não merece qualquer credibilidade.
Continuando e para acabar este passo temos a assinatura. Normalmente é usado sempre uma assinatura parecida com a qual é utilizada por esse serviço que os SPAMMERS (pessoas que criam o SPAM) tentam fazer-se passar.
Identificado o nosso e-mail, vamos ao nosso próximo passo: eliminação do SPAM.
Como eliminar o SPAM?
Na barra azul situada no topo do serviço Outlook.COM que já vimos anteriormente, existe um comando que se destina mesmo para estas situações. Chama-se Lixo (Português de Portugal) e Lixo Eletrônico (Português do Brasil).
Vamos clicar lá e de seguida reparamos que existem 3 opções dependentemente da língua: Lixo / Eletrônico, Esquema / Tentativa de phishing e O meu amigo foi vítima de acesso ilícito! / Meu amigo foi atacado por um hacker!
Neste caso, tratando-se de um esquema de phishing (este e-mail tem como objectivo “pescar os nossos dados pessoais” se traduzirmos do inglês à letra, ou seja em bom português, roubar-nos os dados pessoais), vamos assinalar portanto o e-mail como sendo um Esquema de phishing no caso de estarmos usando o Outlook.COM em Português de Portugal ou Tentativa de phishing no caso de estarmos no Outlook.COM em Português do Brasil.
Quando um amigo nos enviar e-mails que à partida não foram enviados por ele podemos usar a 3ª opção. Esta opção deverá ser usada quando identificarmos que um amigo tenho sofrido um ataque de um hacker.
Em relação à primeira opção, esta servirá para os que, mesmo assim, não sabem ou não querem identificar a origem do SPAM.
Agora, meus caros leitores, vamos limpar as nossas caixas de entrada de e-mails e dizer STOP! ao SPAM!
Para ver ou rever outros tutoriais do Outlook, clique em Tutoriais do Outlook.com.
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