PiP (Picture in Picture) ou imagem na imagem: O que é? Saiba tudo neste artigo.

Ora aqui está mais um novo termo no site “PiP” ou “imagem na imagem”. Você já ouviu falar dele?

Neste artigo, vamos explicar o que é.

PiP - Picture in Picture - Samsung TV

PiP é as iniciais das palavras inglesas Picture in Picture, que significa em português “Imagem na Imagem”.

O que é PiP?

Este recurso PiP está presente em algumas televisões e permite que o utilizador consiga ver dois canais ao mesmo tempo, sendo que um deles fica no canto do ecrã (tela).

Durante a escolha dos dois canais, você pode configurar o tamanho, a posição e a selecção do som.

Por exemplo, você pode estar a ver um programa de culinária com a imagem normal, e na segunda imagem mais pequena, colocar um outro canal de televisão.

Você pode também disfrutar dessa funcionalidade para poder usar a TV como ecrã (tela) de computador e ver um canal de televisão.

No site da Samsung, existem tutoriais a explicar como utilizar essa funcionalidade que está disponível apenas em algumas TV’s. Por exemplo, clicando aqui, poderá ver um simulador de como activar o PiP numa QLED TV Q7F.

Veja agora em vídeo, um tutorial da Samsung Brasil, que ensina como activar e desactivar a função PiP numa Smart TV.

PiP no computador

Você sabia que pode ver um vídeo de YouTube ao mesmo tempo enquanto navega em outros sites, ou trabalha num documento de Word? Pois é, isso também se chama colocar o vídeo em modo PiP (Picture in Picture).

A função PiP (Picture in Picture) também pode ser encontrada no computador, na maioria dos navegadores e leitores de vídeo. Já mostrámos aqui no site “i-Técnico” essa funcionalidade e usámos o browser (navegador) Ópera. Clique aqui para ver ou rever o artigo.

Essa função já se expandiu para vários navegadores, como o Edge Chromium. Sim, o novo navegador do Windows 10 também permite ver vídeos em PiP!

PiP no telemóvel (celular)

O PiP também já está presente nos telemóveis. Talvez, você ainda não tenha dado conta, mas na app (aplicação) YouTube do seu smartphone ou tablet.

Se você estiver a usar a versão “normal” do YouTube, é natural que não tenha descoberto essa função, pois ela é activada apenas a quem subscrever o YouTube PREMIUM, ou seja, a quem pagar uma mensalidade ao YouTube.

Existem outras apps (aplicações) que permitem fazer isso, como leitores de vídeo e outras apps que trazem para a frente o vídeo de YouTube que você quer ver.

E você já conhecia essa funcionalidade PiP (Picture in Picture)? Já a experimentou no computador? Deixe-nos o seu comentário e conte-nos como foi a experiência, se gostou ou não.

Crédito da imagem
Reprodução / Samsung

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

2 Replies to “PiP (Picture in Picture) ou imagem na imagem: O que é? Saiba tudo neste artigo.”

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.