Portugal a arder: Saiba o que fazer e como ajudar os bombeiros

Todos os anos, infelizmente os incêndios marcam os territórios de Portugal na época do Verão. Por essa razão, nós do “i-Técnico”, além de querermos deixar aqui uma homenagem aos nossos soldados da paz, queremos também deixar informações úteis.

Portugal-Bombeiros-homenagem

Dia 18 de Agosto é Dia Nacional dos Bombeiros, porém dada a situação de emergência do país, resolvemos antecipar a publicação deste artigo onde iremos apresentar as recomendações e os serviços disponíveis disponíveis na Internet relacionados com este tema.

Em época de incêndios, o stress dos bombeiros está no pico máximo, pelo que deve ser compreendida e respeitada qualquer orientação dada pelos bombeiros. Não nos podemos esquecer que estes homens não dormem, não descansam, não têm mãos a medir para todo o teatro de operações, e para isso, devem ser ajudados, mas de acordo com a necessidade e as ordens deles.

A vida de um bombeiro está sempre em estado de alerta, não importa o lugar ou a hora que for, além de estar sempre pronto, este tem de estar preparado psicologicamente, pois ele sabe que tem de sair, mas não sabe se voltará.

Ele não é um super-homem, mas é um anjo aqui na Terra que salva e resgata as vidas, sem olhar a meios, pois para ele toda a vida é importante, seja vida humana ou animal.

Recomendações

Vamos aqui dar recomendações importantes para esta época de incêndios, que está a atingir Portugal de lés a lés, mas também a ilha da Madeira, onde já se perderam vidas humanas e bens materiais, incluindo casas de habitação.

Como ajudar os bombeiros?

Você poderá ajudar os bombeiros doando os produtos desta lista, quer deixando nos quartéis, quer dando-lhes no terreno.

  • Água potável
  • Leite
  • Sumos
  • Frutas
  • Sandes prontas (de queijo, fiambre, etc.), barras energéticas, bolachas

Estou num local de incêndio, o que fazer?

Em caso de incêndio, faça o seguinte:

  • Ligue para 112 (Serviço Europeu de Emergências).
  • Mantenha-se vestido e vá molhando as suas roupas.
  • Saia do local onde está o incêndio, pois o fogo alastra-se rapidamente. Abra as portas com cuidado e devagar, certificando-se que estão frias, sinal esse que o fogo ainda não chegou a essa sala, porém ao tocar uma porta quente, tenha cuidado, não abra.
  • Nunca combata o incêndio se você não tiver recebido treino para isso.
  • Se você ficou preso em uma sala cheia de fumo, procure uma janela próxima para poder respirar e chamar ajuda.
  • Fique sempre junto do chão, pois o ar é mais puro. Procure respirar sempre pelo nariz e se puder coloque um pano molhado sobre a boca.
  • Tente manter-se calmo e seguir as ordens dos bombeiros, isso facilitará o trabalho deles.

Recomendamos também que grave no seu telemóvel (celular) o número de Serviço Europeu de Emergência 112 ou o número do quartel de bombeiros mais próximos da sua residência.

A todos os bombeiros,

O nosso reconhecimento, o nosso agradecimento e as nossas orações para que Deus vos guarde e proteja em todas as vossas actuações.

Um bem-haja.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.