Portugal vai ter novo Cartão de Cidadão em 2023

Mário Campolargo, Secretário de Estado de Digitalização e Modernização Administrativa, anunciou o novo Cartão de Cidadão.

Cartão de cidadão

O Cartão de Cidadão é o documento de identificação física oficial em Portugal. Esse cartão contém um chip, que permite identificar a pessoa titular desse cartão, perante qualquer instituição pública ou privada, quer no lugar (pessoalmente) quer na Internet.

Novo cartão de cidadão já a partir de 2023

Nesta segunda-feira, dia 23 de Janeiro de 2023, Mário Campolargo, Secretário de Estado de Digitalização e Modernização Administrativa, apresentou o novo Cartão de Cidadão. Irá ser disponibilizado a partir de meados deste ano.

Ademais, o novo Cartão de Cidadão apresenta um novo desenho e terá mais segurança, com tecnologia Contactless.

Por outros palavras, com essa tecnologia, já não será necessário ter o leitor de cartões de cidadão acoplado ao computador, que tinha apenas esse propósito, pois bastará “tocar” o aparelho leitor para identificar o cidadão português.

Agora, o Cartão de Cidadão ficará mais parecido com os cartões de banco, que já possuem essa tecnologia há alguns anos.

Consequentemente, Mário Campolargo também anunciou um reforço nos pontos de atendimento, para que este processo de troca de cartões seja mais rápido.

Não vai ser preciso pedido novo cartão de cidadão

À medida que actuais cartões de cidadão forem caducando, o novo cartão será substituído.

Activação poderá ser feita a partir de casa

De acordo com Mário Campolargo, vai ser possível fazer essa activação directamente a partir da aplicação Autenticação Gov, que deverá estar instalada no smartphone.

Porquê um novo Cartão de Cidadão?

Além de reforçar a segurança e protecção do titular do cartão, a União Europeia pretende unificar a carteira de identificação e torná-la comum a todos os países-membros.

Ademais, a autenticação com base em biometria “está praticamente implementada”, garantiu Mário Campolargo.

Esta novidade chegará a todos os portugueses?

Não, o novo Cartão de Cidadão não chegará a todos os portugueses. Pois, ainda existem cidadãos com o antigo Bilhete de Identidade que não possui validade. Logo, tal como aconteceu quando surgiu o Cartão de Cidadão em 2007, não deverá ser necessária a sua substituição. Ademais, quem usa ainda esse bilhete de identidade, na maioria, são pessoas idosas.

Acompanhe a entrevista do Mário Campolargo, Secretário de Estado, clicando no botão abaixo.

Entrevista de Mário Campolargo – Secretário de Estado de Digitalização e Modernização Administrativa

 

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

AVISO SOBRE OS COMENTÁRIOS: Todo e qualquer texto publicado na Internet através deste sistema de comentários não reflecte a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários aqui publicados são da inteira responsabilidade e autoria dos leitores que os escreveram. Contudo, desde já, a Administração deste site reserva-se no direito de excluir comentários e textos que julgue serem ofensivos, caluniosos, difamatórios ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Comentários sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de e-mail) também poderão ser excluídos.

Leia aqui como fazer comentários.

Desejamos uma boa participação! Sejam cordiais.

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.