Precisa de gasóleo ou gasolina em Portugal? Este site indica aonde não há.

Em Portugal, há já vários postos de combustíveis já sem combustível, resultado de uma greve de motoristas de matérias perigosos. Para informar os portugueses, foi criado o site “Já não dá para abastecer”, que mostra quais são os postos que já não têm combustível.

Veja neste artigo qual é esse site e como utilizá-lo.

Postos de combustível

Numa altura em que os motoristas de materiais perigosos estão a fazer greve em Portugal, o combustível está a acabar em vários postos. Em vários lugares, já não há gasóleo, nem gasolina, mas a procura continua imensa porque muitos portugueses dependem do seu carro para se deslocar para o trabalho.

Já não dá para abastecer

 

A VOST Portugal, o grupo de Voluntários Digitais em Situações de Emergência, é a responsável pela criação deste site “Já não dá para abastecer“. Para consultar o site no computador ou no em qualquer dispositivo móvel (smartphone, tablet ou computador portátil), clique no seguinte link:

https://janaodaparaabastecer.vost.pt

 

Como consultar os dados no site “Já não dá para abastecer“?

O site apresenta-se como uma tabela com as colunas: DataNome (do posto de combustível), ConcelhoDistritoTipo de combustível não disponívelTipo de Gasóleo não disponívelTipo de Gasolina não disponível.

Já não dá para abastecer 001

A tabela apresenta os dados introduzidos cronologicamente. Porém você pode reordenar cada uma das colunas clicando na respectiva coluna que quer. Por exemplo, se você quiser saber quais são os postos de combustível que já não têm Gasóleo, basta clicar na coluna “Tipo de Combustível não disponível“.

Usando o campo “Procurar“, você poderá procurar logo pelas palavras que pretende. Por exemplo se você quer saber se já não há combustível em Torres Novas, basta escrever nesse campo “Torres Novas” (sem aspas).

 

Como ajudar a actualização deste site e informar novos postos?

A actualização deste site conta com o apoio dos utilizadores. Por isso, foi criado um formulário de fácil preenchimento onde cada um de nós poderá informar um novo posto de abastecimento onde já não dá para abastecer.

Clique aqui para abrir o formulário.

Para preencher o formulário siga os seguintes passos:

Passo # 1

Já não dá para abastecer 002

No formulário, terá de preencher os seguintes campos obrigatórios, que estão assinalados com um asterístico vermelho (*):

  • Nome Posto Combustível
  • Localidade
  • Concelho
  • Distrito: aqui poderá escolher directamente na lista de distritos
  • Tipo de Combustível não disponível: deverá escolher entre GasóleoGasolina ou ambos

Os dois últimos campos são facultativos:

  • Tipo de Gasolina Não Disponíveldeverá escolher entre 9598Aditivada ou Todos
  • Tipo Gasóleo Não Disponível: deverá escolher entre SimplesAditivado ou Todos.

Passo # 2

Depois de tudo preenchido, clique em Seguinte.

Passo # 3

Já não dá para abastecer 003

Agora você terá de indicar o seu e-mail, para garantir a fiabilidade da informação recebida. Os seus dados não serão usados para mais nenhum efeito se não esse. Assim que for efectuada a activação, o seu e-mail será eliminado da base de dados.

Passo # 4

Para submeter o formulário, clique agora em Submeter. Se deseja alterar alguma informação, pode ainda fazê-lo clicando em Anterior.

Evite as filas, consulte esse site antes de abastecer.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

One Reply to “Precisa de gasóleo ou gasolina em Portugal? Este site indica aonde não há.”

  1. Esse site foi notícia um pouco por todos os sites de Portugal, mas este artigo supera todos os sites que enunciaram a existência desse site. Inclusive, acho que foi o único que eu encontrei mais completo.
    Bem explicado, fez com que eu conseguisse avisar as pessoas dos concelhos de Lisboa e Torres Novas (viajo muito entre estas duas cidades).
    Obrigado Rui Silva.

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.