Sexta-feira, Junho 14, 2024
Inteligência Artificial

Prompt: O que é? Para que serve? Veja as nossas dicas para criar excelentes prompts.

Estamos na era do ChatGPT, o pioneiro chatbot com Inteligência Artificial criado pela OpenAI. Outros surgiram logo atrás em pouco mais de 6 meses e todos eles têm um ponto em comum: o prompt. Mas, o que é o prompt, para que serve e como utilizar?

Neste artigo, vamos responder a todas essas perguntas.

ChatGPT

Para quem é de Informática e conheceu o MS-DOS, como eu, o prompt é uma palavra já conhecida. No entanto, para muitos utilizadores (🇧🇷usuários) a palavra prompt é desconhecida. Nesse tempo, estamos a falar dos anos 90 e antes, o prompt de comando era um comando que se digitava para obter um resultado do sistema operativo (🇧🇷sistema operacional) MS-DOS da Microsoft.

No ChatGPT e em todos esses chatbots, também existem prompts.

O que é um Prompt?

Eis a resposta do ChatGPT com GPT-3.5:

Um “prompt” é um termo utilizado em diversas áreas para se referir a uma indicação ou uma solicitação para que o usuário forneça algum tipo de entrada, geralmente em um ambiente de computação ou em uma interação de linguagem natural. O prompt pode ser uma mensagem, um símbolo, uma linha de texto ou qualquer elemento que incite a ação do usuário.

Clique aqui para mostrar/fechar a resposta completa.

Um “prompt” é um termo utilizado em diversas áreas para se referir a uma indicação ou uma solicitação para que o usuário forneça algum tipo de entrada, geralmente em um ambiente de computação ou em uma interação de linguagem natural. O prompt pode ser uma mensagem, um símbolo, uma linha de texto ou qualquer elemento que incite a ação do usuário.

Aqui estão algumas das principais áreas onde o termo “prompt” é comumente utilizado:

  1. Interfaces de linha de comando (CLI): Em um ambiente de linha de comando, um prompt é o texto que aparece no terminal ou prompt de comando indicando que o sistema está pronto para receber um comando do usuário. Por exemplo, em um terminal do sistema operacional Linux ou Windows, você pode ver um prompt como “$” ou “C:>”.

  2. Ambientes de programação: Em um ambiente de programação interativo, como o Python ou o R, o prompt é o símbolo que aguarda a entrada do código pelo usuário. Em Python, por exemplo, o prompt padrão é “>>>”, enquanto em R é “>”, indicando que você pode digitar expressões ou comandos nesses locais.

  3. Chatbots e assistentes virtuais: Em conversas com chatbots ou assistentes virtuais, um prompt é a mensagem ou a pergunta que o chatbot apresenta ao usuário para obter uma resposta ou orientar a próxima interação.

  4. Aprendizado de máquina: Em contextos de treinamento de modelos de linguagem, como o GPT-3.5 (o modelo que estou baseado), um prompt é o texto de entrada que você fornece para obter uma resposta ou geração de texto específica do modelo.

  5. Pesquisas e questionários: Em pesquisas online ou questionários, o prompt é a pergunta ou instrução que guia os participantes sobre o que eles devem responder.

Em resumo, o termo “prompt” é amplamente utilizado em contextos relacionados à interação com computadores, sistemas de inteligência artificial e programas, onde serve como um convite para o usuário fornecer informações ou comandos.

Por outras palavras, o prompt é o comando que você vai introduzir para falar com o chatbot, que o ajudam a produzir respostas mais completas e precisas. No entanto, é preciso lembrar que existem regras e cuidados a ter em conta.

Como utilizar prompts de forma correcta?

Quando você começa uma conversa com o ChatGPT é conveniente ser claro e objectivo, ter uma linguagem o mais natural possível, manter o número de informação que se deu da primeira vez, ou seja, ser consistente.

Você também pode ir ajustando os prompts, para garantir os resultados desejados.

Lista de erros a evitar nos prompts

• Erros ortográficos ou de gramática:

Os erros ortográficos ou gramática podem levar a respostas erradas, ou não desejadas do ChatGPT, porque ele não entendeu a pergunta.

Por exemplo: “Guxtaria de um recta com açã”. O certo seria “Gostaria de uma receita com maçã”. Confira na seguinte imagem a resposta do ChatGPT:

Prompts - ChatGPT 2023-07-29_10-11-32

Como a imagem o indica, o ChatGPT respondeu “Desculpe, mas a sua pergunta não está clara. Parece que algo ficou incompleto. Poderia reformular ou fornecer mais informações para que eu possa entender melhor o que você está pedindo? Estou aqui para ajudar!”.

• Prompts muito complexos ou longos

Podem levar o ChatGPT à confusão e fazer com que dê respostas incoerentes ou imprecisas.

Prompts com informações sem nexo

Colocar informações sem nexo ou irrelevantes dificulta a compreensão do ChatGPT e pode fazer com que dê, mais uma vez, respostas imprecisas.

Aplicativos e sites terceiros para ajudar nos prompts

Na Internet, existem diversos sites e aplicativos que oferecem prompts para diferentes objectivos:

• Duolingovai ajudar na aprendizagem de idiomas, utiliza prompts para praticar conversação e escrita.

• Reedsy Promptseste serviço oferece prompts de escrita criativa.

 

Conclusão

Em conclusão, é importante saber o que é um prompt, como fazer e conhecer as suas regras, para optimizar a conversação com qualquer um dos chatbots. Utilizámos o ChatGPT, mas também se aplica em todos os outros (Bing Chat, Bard, etc.).

 

E você, já conhecia esse conceito “Prompt“? Deixe-nos o seu comentário e não se esqueça de nos seguir nas redes sociais!

 

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

Rui Silva

Sempre fui apaixonado pela Informática. Aos 11 anos, tive a minha primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criei o site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhar é ajudar.

Partilhe este artigo nas redes sociais!

Assim, vai ajudar-nos a crescer mais. 😉 É só clicar na rede social onde deseja partilhar.