Segunda-feira, Maio 20, 2024
Radares

Radares de velocidade média: Saiba onde vão estar.

Portugal tem novos radares para controlar a velocidade dos condutores. São os radares de velocidade média. Saiba tudo a respeito deles.

Neste artigo, vamos ver o que são os radares de velocidade média, como funcionam e onde vão estar.

Radares de Velocidade média

Não é nenhuma novidade dizer que os radares são para controlar a velocidade dos veículos numa determinada via. Porém, estes radares de velocidade média são novidade para os portugueses e para as estradas portuguesas.

Actualmente, em Portugal, existem 3 tipos de radares: os fixos, os móveis e, agora, os de velocidade média.

Os radares fixos são aqueles que estão colocados à beira da estrada e permitem medir a velocidade instantânea dos veículos automóveis. Por outro lado, os radares móveis são colocados dentro de veículos automóveis caracterizados ou não e também são usados para medir a velocidade instantânea dos veículos. E os radares de velocidade média, como são?

Radares de velocidade média

Os radares de velocidade média são usados para calcular a velocidade média de um veículo durante um percurso numa via. 

Consequentemente, para poder calcular a velocidade média são necessários dois pontos A e B. Em cada ponto será colocado um radar que registará a matrícula do veículo. Depois, será calculada a velocidade média. Se no fim do cálculo, a velocidade será superior à permitida nessa via, o condutor estará em infracção.

Radares de velocidade média 2023-05-21_11-06-28

Por outras palavras, imaginando que está numa estrada limitada a 90km/h. Para fazer 10km, teria de demorar 6 minutos e 40 segundos. Se demorar menos tempo, significa que conduziu a mais de 90km/h. Já na auto-estrada, sabendo que a velocidade máxima permitida para veículos ligeiros e veículos de 2 rodas motorizados é de 120km/h, para percorrer 10km irá precisar de 5 minutos.

No caso da imagem, o troço da estrada está limitado a 80km/h. Imaginando que do ponto 1 para o ponto 2 são 10km, teria de demorar 7 minutos e 30 segundos.

Os radares de velocidade média serão colocados em troços de até 10km com o seguinte sinal rodoviário:

Sinal H42 - Radares de velocidade média 2023-05-21_10-57-35

Esse é o sinal H42 e informa que está a circular numa zona onde está instalado um sistema de radares que calcula o tempo e a velocidade média do automóvel, entre dois pontos, onde estão colocadas e instaladas câmaras. O sinal é rectangular, com fundo azul, desenho de 2 câmaras pretas e 2 riscas ao alto brancas. Será colocado no início e no final do troço vigiado e controlado.

Onde serão colocados?

Segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), os radares de velocidade média serão colocados:

  • Beja: IC1
  • Coimbra: A1 e EN109
  • Évora: A6 e IP2
  • Lisboa: EN10 e EN6-7
  • Porto: A3
  • Santarém: A1
  • Setúbal: EN10, EN378 EN4 e IC1

Lembrando o significado de cada sigla: Itinerário Complementar (IC), Auto-estrada (A), Estrada Nacional (EN) e Itinerário Principal (IP).

 

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

Rui Silva

Sempre fui apaixonado pela Informática. Aos 11 anos, tive a minha primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criei o site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.