Radares de velocidade média: Saiba onde vão estar.
Portugal tem novos radares para controlar a velocidade dos condutores. São os radares de velocidade média. Saiba tudo a respeito deles.
Neste artigo, vamos ver o que são os radares de velocidade média, como funcionam e onde vão estar.
Não é nenhuma novidade dizer que os radares são para controlar a velocidade dos veículos numa determinada via. Porém, estes radares de velocidade média são novidade para os portugueses e para as estradas portuguesas.
Actualmente, em Portugal, existem 3 tipos de radares: os fixos, os móveis e, agora, os de velocidade média.
Os radares fixos são aqueles que estão colocados à beira da estrada e permitem medir a velocidade instantânea dos veículos automóveis. Por outro lado, os radares móveis são colocados dentro de veículos automóveis caracterizados ou não e também são usados para medir a velocidade instantânea dos veículos. E os radares de velocidade média, como são?
Radares de velocidade média
Os radares de velocidade média são usados para calcular a velocidade média de um veículo durante um percurso numa via.
Consequentemente, para poder calcular a velocidade média são necessários dois pontos A e B. Em cada ponto será colocado um radar que registará a matrícula do veículo. Depois, será calculada a velocidade média. Se no fim do cálculo, a velocidade será superior à permitida nessa via, o condutor estará em infracção.
Por outras palavras, imaginando que está numa estrada limitada a 90km/h. Para fazer 10km, teria de demorar 6 minutos e 40 segundos. Se demorar menos tempo, significa que conduziu a mais de 90km/h. Já na auto-estrada, sabendo que a velocidade máxima permitida para veículos ligeiros e veículos de 2 rodas motorizados é de 120km/h, para percorrer 10km irá precisar de 5 minutos.
No caso da imagem, o troço da estrada está limitado a 80km/h. Imaginando que do ponto 1 para o ponto 2 são 10km, teria de demorar 7 minutos e 30 segundos.
Os radares de velocidade média serão colocados em troços de até 10km com o seguinte sinal rodoviário:
Esse é o sinal H42 e informa que está a circular numa zona onde está instalado um sistema de radares que calcula o tempo e a velocidade média do automóvel, entre dois pontos, onde estão colocadas e instaladas câmaras. O sinal é rectangular, com fundo azul, desenho de 2 câmaras pretas e 2 riscas ao alto brancas. Será colocado no início e no final do troço vigiado e controlado.
Onde serão colocados?
Segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), os radares de velocidade média serão colocados:
- Beja: IC1
- Coimbra: A1 e EN109
- Évora: A6 e IP2
- Lisboa: EN10 e EN6-7
- Porto: A3
- Santarém: A1
- Setúbal: EN10, EN378 EN4 e IC1
Lembrando o significado de cada sigla: Itinerário Complementar (IC), Auto-estrada (A), Estrada Nacional (EN) e Itinerário Principal (IP).
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.