Sincronização de navegadores: O que é e para que serve?
Você já ouviu falar que dá para abrir o histórico dos sites que navegou no seu smartphone directamente no seu computador?
Essa proeza é possível de acontecer graças à sincronização de navegadores. Mas o que será ao certo isso?
Venha neste artigo entender o que é e para que serve a sincronização de navegadores.
Antes de continuar, é necessário entender o que é a sincronização na Informática.
O que é a sincronização?
Quando se fala em sincronização, fala-se na possibilidade de ter acesso à mesma informação em vários dispositivos (fixos ou móveis) e várias plataformas (Windows, Android, MacOS, iOS, etc.).
Isso já acontece em outras aplicações que certamente você usa no dia-a-dia. Damos-lhe um exemplo: o chat do Facebook no próprio site do Facebook. Ele sincroniza todas as conversas (bate-papos) em qualquer dispositivo, seja ele móvel ou fixo. Isto significa que você pode começar uma conversa no seu computador e continuá-la no seu smartphone ou tablet.
É claro que existem mais aplicações que também são sincronizadas com várias plataformas e dispositivos.
Mas e nos navegadores? É possível?
Nos navegadores (browsers), isso também já acontece. Já são vários os que possibilitam a sincronização de sites abertos, histórico, preenchimento de campos, palavras-passe, etc.
Com a evolução dos navegadores, agora é possível, por exemplo, ter acesso no seu computador ao histórico dos sites que você navegou no seu smartphone.
Quais são os navegadores suportados?
Actualmente, já são vários os navegadores. No i-Técnico testamos o Firefox, o Chrome e o Opera.
Quais as vantagens da sincronização de navegadores?
A sincronização de navegadores é interessante para quem navega bastante no seu smartphone ou tablet e pretende ter acesso depois no seu computador e vice-versa.
Supondo que você está no seu trabalho, teve de procurar uma informação no Google e encontrou o site que você queria. Usando por exemplo o Chrome com a mesma conta de Gmail no smartphone e no seu computador, você irá facilmente encontrar no histórico do computador um separador com o nome do seu smartphone.
Isso vai poupar-lhe ter de abrir o Chrome no seu smartphone e copiar para o computador o link do site.
Existem outras vantagens como guardar as palavras-passe (senhas) de autenticação em sites que requeiram palavras-passe (senhas) com os respectivos e-mails.
Ao aderir à sincronização de navegadores, você irá encontrar tudo (preenchimento automático, palavras-passe, extensões, preferências, temas, etc.) em qualquer dispositivo que esteja ligado à sua conta.
Desvantagens?
Até agora, o i-Técnico não conseguiu apurar nenhuma desvantagem. Um único inconveniente que pode acontecer é se o utilizador perder o seu smartphone, tablet ou computador portátil (notebook). A pessoa que achar esse(s) dispositivo(s), poderá ficar com o acesso às suas palavras-passe (senhas), caso tenha sincronizado o navegador. Porém, não se preocupe pois existem soluções para essa situação, que iremos ver mais tarde nos próximos artigos.
Como sincronizar os navegadores?
Bem, como seria de calcular, são vários os navegadores e explicar neste artigo faria dele um artigo muito extenso.
Para explicar de uma forma mais geral, a sincronização usa uma conta que será o elo de ligação entre todos os dispositivos que usarão esse navegador.
E você, já conhecia a sincronização de navegadores? Deixe-nos a sua opinião nos comentários.
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
muito obrigado pela informação, gostei do assunto.
Olá José.
Agradeço o seu comentário que aprecio.
Cumprimentos
Gostei .
Nunca tinha usado essa sincronização de navegadores. Pensei que fosse uma coisa que não fizesse falta. Mas este artigo está a deixar-me a vontade de experimentar. Depois voltarei a dar notícias.