Spacedesk: Transforme o seu Android num ecrã de computador

Se você tiver um tablet Android e precisar de um segundo ecrã (tela) no seu computador, Spacedesk poderá ser a solução.

Neste artigo, você vai ver para que serve essa aplicação “Spacedesk” e como ela pode ser útil.

Spacedesk

São vários os motivos que nos levam a utilizar um segundo ecrã (tela) no nosso computador com Windows 10 ou qualquer outra versão do Windows mais antiga.

Com Spacedesk já se pode ligar via Wi-Fi qualquer dispositivo Android directamente ao computador e transformá-lo em um segundo ecrã. Quem tiver mais de 2 ecrãs (telas), poderá também usá-lo sem qualquer problema.

É bastante fácil utilizá-lo e em poucos segundos o seu computador vai conectar-se ao seu dispositivo Android.

Por exemplo, no meu caso, eu uso muito quando quero ver vídeos do YouTube (tutoriais) e praticá-los directamente no meu computador. Assim, ponho o vídeo no tablet e o programa que estou a trabalhar no computador.

Como funciona o Spacedesk?

Spacedesk funciona como um driver que permite ligar o seu computador a qualquer dispositivo Android, para poder transformar o dispositivo num ecrã (tela). Desta forma, terá um segundo ecrã (tela) sem qualquer cabo extra.

O bom desta aplicação é que funciona com qualquer smartphone e tablet Android, ou Chromebook e pode ser instalada em computadores com Windows 10 e versões anteriores, nomeadamente nos Surface. Porém, para ter um bom resultado tudo vai depender das características do seu dispositivo Android.

Para isso, vai ter de instalar a aplicação no seu dispositivo Android e no seu computador. Deverá certificar-se de que ambos estão ligados à mesma rede. Se for instalar no seu smartphone deverá ligá-lo à rede Wi-Fi do seu router (roteador).

Assim que as aplicações estiverem instaladas e configuradas, o seu computador vai entender que você tem um segundo ecrã (tela) ligado e para configurá-lo basta ir às definições (pressionando as teclas Win+P no Windows). Depois, você pode espelhar (projectar no dispositivo Android o que vê no ecrã do seu computador), usar o seu dispositivo como único ecrã do seu computador, ou então ainda poderá expandir a área do seu ecrã do Windows para o Android.

É de notar que vai aparecer um ícone na área dos ícones da barra de tarefas junto do relógio do Windows e uma janela na barra de tarefas. Essa janela que será aberta não tem como ser fechada. Esse foi um problema que detectamos. Terá solução? As próximas actualizações o dirão. Porém, de forma alguma vai atrapalhar o desempenho desta aplicação. O utilizador só terá mais uma janela aberta.

Se você tem um computador e um computador portátil (notebook) e mesmo assim sente falta de espaço na sua área de trabalho, você também pode utilizar esta aplicação para ampliar a área de trabalho de um computador para o outro.

Link para Download

Clique aqui para instalar a aplicação do Windows

A opinião de utilizadores

Verificando as opiniões dos utilizadores dessa aplicação em Android, nota-se que em geral existe um contentamento e que os utilizadores estão satisfeitos com o desempenho.

Ainda na Play Store, a aplicação conta com 4829 votações e a maioria com 5 estrelas.

A nossa opinião

Depois de ter testado no Nokia 6.1, o meu “smartphone de serviço” que já falámos no i-Técnico (clique aqui para abrir o artigo), com chamadas de vídeo no Skype, reparei que não existe muito atraso na apresentação da imagem.

Utilizando como um segundo ecrã (tela) em modo de expansão, se tiver algum atraso nem se chega a notar nada, pois devem ser milésimos de segundos. Fizemos o teste com um vídeo, colocando metade da imagem no ecrã (tela) principal e a outra no Nokia. Os resultados foram surpreendentes. Esse atraso (que também é conhecido como delay), tal como disse (se houver), não se nota mesmo. É claro que o router também tem a sua importância.

No entanto, não se aconselha usar como alternativa a um ecrã (tela) “normal”, isto é, usar apenas o dispositivo Android para ver o conteúdo do seu computador , substituindo o tradicional ecrã (tela) ou monitor. Trata-se apenas de um complemento!

Como não oferece qualquer tipo de segurança extra, aconselha-se o seu uso em ambientes pessoais.

Em suma, fiquei muito satisfeito com a aplicação e o seu desempenho. Ainda por cima, é gratuito! Agora, nós gostaríamos de ouvir o vosso feedback!!!

E você, o que achou desta aplicação? É útil? Deixe-nos no comentário.


Não se esqueça de subscrever a nossa página de Facebook. É só clicar no botão azul abaixo.


 

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.