Teclado de um computador: O que é?

No último artigo falámos sobre o rato (ver aqui), vamos aqui dar continuação neste artigo e falar do teclado.

Você sabe que tipos de teclados existem e quais as suas funções além de digitar?

Teclado-o-que-e

Teclado é um periférico de entrada e é uma peça mais importante pois sem ele não conseguimos fazer funcionar e realizar operações do computador, notebook e etc.

O teclado não está em ordem alfabética, pois ele herdou o layout da antiga máquina de escrever.

Há algumas décadas, quando inventaram a máquina de escrever, a tecnologia era arcaica, e as teclas da máquina poderiam travar ao dactilografar-se (digitar nos dias de hoje) muito rápido, pois a máquina precisava de um tempo para decifrar qual a tecla que tinha sido teclada e assim com as teclas fora de ordem alfabética, demorava um pouco mais para se teclar.

Nos dias de hoje a máquina de escrever praticamente foi substituída pelo computador, porém resolveram preservar o mesmo layout das teclas do Teclado.

Que tipos de teclados existem?

Existem vários tipos de teclados: com fio, sem fio, com ligação por bluetooth ou wi-fi, virtuais (softwares criados para transformar a tela ou parte da tela num teclado), teclados com o teclado numérico, outros sem teclado numérico e ainda existem teclados numéricos para complementar aqueles que não o têm. Os computadores portáteis (notebooks) têm também o seu teclado personalizado, e para acrescentar funções às teclas dispõem de uma tecla Fn (Function ou função).

Os teclados ainda variam de país para país, de marca para marca, cada um personalizando à sua maneira. Neste artigo vamos falar apenas de dois: o teclado português e o teclado brasileiro.

Teclado Português

O teclado português mais usado é semelhante a este:

Teclado-Portugues-PT3

Teclado Brasileiro

Existem dois modelos: o ABNT e o ABNT2.

Teclado-Portugues-BR3

ABNT – Modelo mais simples e pouco usado, não possui teclas com a terceira função, por isso não possui a tecla Alt Gr, somente a tecla Alt. Também não possui a tecla “Ç” (cedilha), em seu lugar existe a tecla “aplica”, e para ser gerado o “Ç” (cedilha) é necessário pressionar a tecla “Aplica” com a tecla C ao mesmo tempo.

ABNT2 – É o teclado mais usado no Brasil, possui as teclas “Ç” (cedilha) e Alt Gr (que activa a 3ª função de algumas teclas).

Disposição do teclado

Todo o teclado é composto por estas teclas:

Teclas de digitação (alfanuméricas) – São as teclas com números, letras, pontuação e símbolos que podemos encontrar em uma máquina de escrever tradicional.

Teclas de controle – São usadas sozinhas ou com combinação de outras teclas para executar determinadas acções. As teclas mais usadas são CTRL, ALT, a tecla Windows (aquela que tem o logotipo do Windows) e o ESC (escape).

Teclas de função – São usadas para executar tarefas específicas e foram rotuladas como F1, F2, até F12. A função dessas teclas varia de programa para programa, porém a tecla F1 é usada em todos os programas para chamar a “ajuda”.

Teclas de navegação – Permitem editar texto e mover-se por documentos ou páginas da Web. São elas: as teclas de seta, HOME, END, PAGE UP, PAGE DOWN, DELETE e INSERT.

Teclado numérico ou NumPad – É muito usado para digitar rapidamente os números e foram agrupadas num bloco de forma a parecer-se com uma calculadora “normal”.

Teclas de atalho – São as teclas formadas por uma combinação de teclas, geralmente o CTRL com uma letra, que executam uma determinada tarefa, por exemplo, CTRL+C é a combinação de teclas para copiar, CTRL+V é a combinação de teclas para colar.

Teclas de acessibilidade – As teclas “F” e “J” do teclado alfanumérico e a tecla “5” do teclado numérico são as teclas de acessibilidade para as pessoas deficientes visuais ou com problemas de visão.

Além das teclas, geralmente os teclados também possuem LED’s (luzinhas) para avisar quando estão ligadas (activadas) as teclas NumLock, Scroll Lock e Caps Lock.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

One Reply to “Teclado de um computador: O que é?”

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.