É já a partir de 20 de Maio de 2024 (hoje)! As operações bancárias ficam mais seguras.
Se você tinha algum receio em usar o homebanking ou a app do vosso banco português para fazer transferências bancárias, fique descansado. Agora, a experiência vai ser diferente e melhor. Confira as novidades.
Identificação do destinatário
A partir de hoje, o Banco de Portugal (BdP) garante em comunicado (clique aqui para ler o comunicado na íntegra) que as seguintes operações bancárias em Portugal ficam mais seguras e cómodas: transferências a crédito, transferências imediatas e débitos directos.
Até hoje, a identificação bancária do destinatário, também conhecido como beneficiário, estava disponível apenas nas caixas automáticas, conhecidas como caixa Multibanco, quando se fazia uma transferência bancária para um indivíduo ou para uma empresa. Contudo, a partir desta data, essa identificação bancária também ficará disponível no homebanking (sites dos bancos) e nas apps (aplicações móveis para smartphones).
Por exemplo, no final da operação o último passo será a confirmação dos dados para ver se você quer mesmo transferir aquele valor para a conta X de Fulano da Silva ou da empresa XPTO, Lda.
Actualização das apps para smartphones
As apps, ou aplicações para smartphones, das instituições bancárias portuguesas deverão receber nas próximas horas novas actualizações, para permitir a introdução dessa nova funcionalidade. Fique atento às actualizações no Google Play Store e nas outras lojas (Apple Store, etc.)!
Transferências usando o número de telemóvel (🇧🇷celular)
Ademais, a partir de 24 de Junho de 2024, o Banco de Portugal (BdP) lançará outro serviço, chamado de SPIN (Identificador para Derivação de Conta), iniciais de Seguro, Prático e INovador. Este serviço usará o número de telemóvel (🇧🇷celular) como dado para iniciar transferências a crédito e transferências imediatas para pessoas singulares. Em relação às empresas, poderá utilizar o Número de Identificação de Pessoa Colectiva (NIPC), que serve para identificar as empresas diante das Finanças. Assim, será substituído o habitual IBAN (número de identificação da conta bancária).
Prevê-se um prazo de três meses até que este serviço fique totalmente disponibilizado. A data fixada pelo Banco de Portugal é 16 de Setembro de 2024.
Isso já acontece com o MB WAY (clique aqui para ver o que é) que utiliza o número de contacto do destinatário para efectuar transferências bancárias tanto a creditar como a debitar.
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.