WhatsApp: antes de instalar, veja as principais perguntas e respostas!

Algumas dúvidas sobre o funcionamento do WhatsApp ainda pairam sobre algumas pessoas.

Neste artigo, iremos ver alguns pontos, que são importantes de serem esclarecidos para quem vai utilizar o WhatsApp pela primeira vez e para os que já utilizam.

WhatsApp - Homem pensando

O WhatsApp é uma aplicação de comunicação instantânea, que permite enviar e receber mensagens escritas e de voz, fazer e receber telefonemas com e sem vídeo (clique aqui para ver o que é o WhatsApp).

É importante esclarecer algumas dúvidas, quer para os novos utilizadores (usuários) quer para os que já conhecem este serviço.

Posso utilizar o WhatsApp em qualquer telefone?

Conforme indicamos neste artigo (clique aqui para abrir), o WhatsApp está disponível para iPhone, BlackBerry, Android, Windows Phone e Nokia S40 e S60.

Ao longo destes últimos anos, assim como outras aplicações (Facebook Messenger, Skype, etc.), esta app sofreu muitas alterações e melhorias. Logo, não será mais possível utilizá-lo em smartphones antigos.

A 31 de Dezembro de 2016, informámos no mesmo artigo que o WhatsApp iria deixar de funcionar em várias plataformas.

Posso usar num telemóvel (celular)?

Usar o WhatsApp implica ter um smartphone para poder instalar a aplicação (app), e ter dados móveis ou uma ligação Wi-Fi para ter acesso à Internet.

No entanto, não requer que o cartão SIM (chip) do número que configurou, esteja obrigatoriamente nesse smartphone. Poderá estar num outro, por exemplo, num telemóvel (celular) daqueles antigos do tempo em que não havia Internet nem dados móveis.

Como fazer isso?

Recorrendo ao artigo onde explicámos as primeiras configurações, poderemos ajudar a fazer isso. Antes de continuar, abra esse artigo clicando aqui.

app terá de ser instalada no smartphone com sistema operativo Android. Ao introduzir o seu número no Passo # 3, será enviada uma SMS para o seu telemóvel (celular) que indicou, com um código que deverá ser passado para o smartphone.

Na prática…

Supondo que você ainda tenha um Nokia 6210, que foi apresentado no ano 2000, e um Nokia 6.1 (clique aqui para ver a nossa análise do Nokia 6.1). O Nokia 6210 é aquele que ainda utiliza no seu dia-a-dia, para receber e fazer chamadas. Quanto ao Nokia 6.1, você só o utiliza no conforto da sua casa, ligado ao Wi-Fi, por não ter nenhum cartão SIM (chip).

Agora, você quer utilizar o WhatsApp no Nokia 6.1. Sim, é possível mesmo sem cartão SIM! Quando introduzir o número no Passo # 3 do tutorial, você irá receber a SMS no Nokia 6210 com um código. Assim que este for introduzido na app, ela estará pronta para ser utilizada em Wi-Fi.

Posso usar o WhatsApp apenas no PC (computador)? 

A resposta é não. Tanto a aplicação (app) para Windows 8.1 e Windows 10 como o WhatsApp Web, necessitam que o smartphone, no qual a app está instalada, esteja ligado e conectado aos dados móveis ou ao Wi-Fi.

… e se o smartphone se desligar ou ficar desconectado dos dados móveis / Wi-Fi?

Embora seja possível escrever e enviar mensagens na aplicação para Windows, mesmo com o smartphone desligado ou desconectado dos dados móveis ou do Wi-Fi, essas mensagens serão enviadas apenas quando voltar a ligar o smartphone e conectar aos dados móveis ou Wi-Fi. 

Se você ainda não utiliza o WhatsApp no PC (computador), leia o nosso artigo clicando aqui e veja como instalá-lo.

Tenho um smartphone com 2 cartões SIM (chips) e 2 números. Como funciona? 

A app funciona apenas com um número. Logo, poderá configurar apenas nesse respectivo número.

Veja como fazer as primeiras configurações, clicando aqui.

No entanto, recorrendo a aplicações de terceiros como DualSpace, poderá ter duas contas de WhatsApp a funcionar em simultâneo no mesmo smartphone, com números diferentes.

Posso usar o mesmo WhatsApp em vários smartphones?

A resposta é não. Funciona apenas em um único smartphone por vez.

Imagine, você tem o WhatsApp configurado no Samsung e um Nokia, onde pretendia também ter acesso ao WhatsApp do Samsung. 

Assim que efectuar o registo (cadastro) no Nokia, deixará de ter acesso no Samsung, até voltar a configurá-lo novamente.

O mesmo acontece quando já tem uma sessão iniciada no computador e quer abrir uma sessão num outro computador. A primeira será fechada.

Esperamos assim ter resolvido algumas dúvidas dos nossos utilizadores (usuários).

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.