WhatsApp: Existe um problema grave. Actualize já a app!

Foram detectados problemas com a versão anterior do WhatsApp. Por isso, se você tiver o WhatsApp instalado, procure já a última actualização.

Veja neste artigo o que se passa com o WhatsApp e saiba como actualizar a aplicação para a última versão no seu smartphone Android.

WhatsApp - bits

Nesta terça-feira, dia 14 de Maio de 2019, o WhatsApp anunciou que uma falha de segurança na sua app (aplicação) afectou vários smartphones com spyware avançado (aplicação ou software utilizado para espiar os dados pessoais do alvo) criado pelo desenvolvedor NSO Group de Israel.

De acordo com o Facebook, a falha de segurança, conhecida por CVE-2019-3568, é uma vulnerabilidade de estouro de buffer na pilha VOIP do WhatsApp, e permitiu a execução remota de código quando uma série especialmente criada com pacotes SRTCP é enviada para um número de telefone de destino.

Como funciona o ataque ao WhatsApp?

As explorações funcionavam quando se chamava um iPhone ou um Android vulnerável usando a função de chamada do WhatsApp. Os alvos não precisam atender a chamada, e as chamadas desaparecem frequentemente dos registos. Durante a chamada, era executado um código para a instalação do tal software.

Como saber se foi infectado?

Não há maneira de saber se foi ou não infectado, uma vez que são eliminadas todas as provas do ataque.

Porém, sabe-se que as versões afectadas são:

  • No Android, anteriores à v2.19.134 para a versão “normal” do WhatsApp e anteriores à v2.19.44 para o WhatsApp Business.
  • No iOS (iPhone e iPod), anterior à v2.19.51 para a versão “normal” do WhatsApp e anteriores à v2.19.51 para o WhatsApp Business.
  • No Windows Phone, anterior à v2.18.348.
  • No Tizen, anterior à v2.18.15.

Como prevenir o ataque?

O Facebook já veio a público anunciar que a falha de segurança já foi corrigida na última versão do WhatsApp para todos os dispositivos.

Por isso, você só tem de actualizar o seu WhatsApp.

Como actualizar o WhatsApp no Android?

Embora seja possível instalar aplicações a partir do computador, não é possível actualizar pelo site do Google Play. Por isso, esta operação terá de ser feita a partir do seu smartphone.

É muito fácil actualizar o WhatsApp e qualquer outra aplicação, incluindo o WhatsApp Business, no seu Android. Para o caso do WhatsApp, basta seguir os passos abaixo descritos.

É de referir que existem outros métodos, mas este é o mais fácil e mais rápido.

Passo # 1

Abrir a Play Store e digitar sem as aspas “WhatsApp” onde está escrito “Google Play” junto do microfone.

WhatsApp - Procurar no Google Play

Passo # 2

Assim que digitar “WhatsApp”, por baixo aparecerá o logotipo do WhatsApp e escrito logo ao lado “WhatsApp Messenger”. É a primeira opção! Clique aí.

Passo # 3

Clique agora em “Atualizar“.

WhatsApp - Atualizar no Google Play

Essa operação é necessária para que tenha o seu smartphone Android em segurança.


Fonte: ARS Technica

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.