WhatsApp para Desktop: Já é possível fazer chamadas e videochamadas a partir do seu computador

Aqui está uma novidade tão esperada: já é possível fazer chamadas de WhatsApp directamente no computador.

Neste artigo, explicaremos quando vai estar disponível essa funcionalidade, o que fazer para preparar o seu computador e configurar o WhatsApp Desktop.

WhatsApp Desktop - Finalmente as chamadas no computador

A partir do dia 4 de Março de 2021, você já vai poder realizar chamadas de voz e de vídeo no WhatsApp directamente a partir do computador.

Finalmente, WhatsApp Desktop com chamadas de voz e de vídeo

Quatro anos depois de ter lançado as chamadas de vídeo ou videochamadas para smartphones (clique aqui para ler o artigo), as chamadas chegam ao computador.

Este é um recurso que vai estar disponível para Windows e MacOS, mas somente para conversas individuais. Logo, você não vai poder realizar, pelo menos por enquanto, chamadas em grupo. Não se sabe ainda se essa funcionalidade vai ser disponibilizada, mas tudo indica que brevemente esta poderá ser uma das próximas novidades.

Nota-se que até então, as chamadas de WhatsApp só podiam ser feitas a partir da aplicação para Android e iPhone (iOS).

De acordo com o blog da equipa do WhatsApp, as chamadas de voz e vídeo são privadas e seguras, pois são criptografadas de ponta a ponta. Isto significa que ninguém da equipa do WhatsApp pode ouvi-las ou vê-las, quer você ligue do seu smartphone ou do seu computador.

Tal como nos smartphones, a aplicação para computador vai permitir aos utilizadores (usuários) alterar a orientação do ecrã (tela) entre retrato e paisagem. Aparecerá uma janela em PiP (do inglês Picture iPicture, ou seja, imagem na imagem), logo vai ter a opção de manter a janela sempre em cima das outras.

WhatsApp Desktop - Chamadas 001

No entanto, para usufruir dessa nova funcionalidade, você deverá certificar-se que tem os seguintes requisitos no seu computador:

  • Windows 10 (64 bits) versão 1903 ou mais recente
  • MacOS 10.13 ou mais recente

Para realizar e/ou receber chamadas no WhatsApp Desktop, você vai precisar de:

  • Um dispositivo de saída de áudio e microfone para chamadas de voz e vídeo.
  • Uma câmara (câmera) para chamadas de vídeo.
  • Uma ligação à Internet no seu computador e telefone.

Embora essas chamadas realizadas no computador não vão passar pelo seu telefone, este precisa estar online para estabelecer a chamada.

Deverá igualmente conceder a permissão ao WhatsApp Desktop para ter acesso ao microfone e à câmara do seu computador.

Se você ainda não tem o WhatsApp instalado no seu computador, clique aqui para descarregar (baixar) a versão mais recente.

Veja também este vídeo e aprenda a instalar e configurar a versão do WhatsApp para computador ou clique aqui para ler o nosso artigo onde explicámos passo a passo.

Quer saber como fazer chamadas de áudio e de vídeo com WhatsApp no computador? Clique aqui. Fizemos um tutorial muito bom e simples, que vai ensinar passo-a-passo.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

One Reply to “WhatsApp para Desktop: Já é possível fazer chamadas e videochamadas a partir do seu computador”

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.