Windows 95: foi lançado há 20 anos!

Você lembra-se ainda do Windows 95? Se é ainda do tempo dele, então já deve ser uma pessoa trintona, tal como eu. Se você nasceu nos anos seguintes, então poderá ter ouvido falar dele. Será que você sabe quando é que ele foi lançado? E será que ainda se lembra mesmo dele?

Venha recordar o Windows 95 connosco neste artigo.

Windows95-001

O Windows 95 foi lançado nas prateleiras de todos os centros comerciais, grandes superfícies, de todo o mundo, no dia 24 de Agosto de 1995, há precisamente 20 anos. Foi descontinuado em 31 de Dezembro de 2001, tendo dado à Microsoft como receitas cerca de 6 bilhões de dólares (US$), o que já era um grande volume de negócios. Nesse tempo, a gigante de Redmond (Estados Unidos da América) contava ainda apenas com uma décima parte dos seus empregados, comparados com o número actual.

Ambiente de trabalho do Windows 95

A nova interface que Bill Gates e seus engenheiros nos apresentaram foi a que actualmente conhecemos com o Windows 7 e o recém-lançado Windows 10, com o menu Iniciar. Foi a primeira versão do Windows com esse menu e a “Barra de Tarefas” (ou em inglês “Task Bar”). No seu lançamento usaram a música “Start Me Up” dos Rolling Stone que fazia referência ao menu “Iniciar” (“Start” em inglês).

 

 

O Windows 95 funciona com MS-DOS 7.0 que era incluindo. Tornou-se no primeiro produto Microsoft vendido ligado a uma versão específica e ligada ao DOS. Sendo assim, o Windows 95 necessitava apenas do DOS para arrancar, tendo sido mesmo chamado de “ambiente gráfico do DOS”. O Windows 95 veio reforçar o que o 3.11 pretendia fazer: usar o MS-DOS apenas como “lançador”, bengala para iniciar o Windows.

Com o Windows 95, foi introduzido o processador a 32 bits, pois requeria no mínimo um processador Intel 80386, que podia já funcionar em modo protegido.

Podíamos contar com vários aplicativos nativos, já instalados como o Paint, Internet Explorer, Calculadora, WordPad, Bloco de Notas, Explorador do Windows, etc., que ainda hoje vêm também instalados no Windows 10.

Paint, IE, MS-DOS Prompt, WordPad, Notepad, Explorador do Windows

Finalmente, falta recordar os requisitos mínimos do Windows 95:

  • Processador: Intel 80386
  • Espaço disco rígido: Entre 50 a 55 Mb
  • Memória viva: 4 Mb de RAM
  • VGA ou ecrã (tela) de resolução superior (640×480 pixéis).

Também era necessária alguma paciência para introduzir as disquetes uma a uma ou então, para quem quisesse e já tivesse leitor de CD-ROM na altura, podia já instalar através de CD-ROM.

Este foi certamente um passo gigante para a Microsoft!

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.