Windows vai dizer adeus à aplicação WordPad.
Microsoft anunciou que irá acabar com o WordPad numa próxima actualização.
Após 28 anos, sendo fiel ao sistema operativo da Microsoft desde 1995, o WordPad tem a sua sentença marcada. Para a Microsoft, não faz mais sentido ter uma aplicação que pode e deve ser substituída pelo Microsoft Word.
A gigante de Redmond não actualizará mais essa ferramenta e conta retirá-la já na próxima versão do Windows, talvez o Windows 12, previsto para 2024.
Adeus WordPad, olá Microsoft Word
Certamente, você já utilizou alguma vez essa ferramenta. É muito prático para redigir pequenos textos ou até para tomar notas. A sua simplicidade faz com que seja muito utilizado para esses fins além da gratuitidade. São dois aspectos que forjaram a sua popularidade ao longo dos anos, mesmo sabendo que tinha/tem limitações.
Por exemplo, no WordPad, não existe nenhum corrector de ortografia. Para mim, foi aí que aprendi a escrever rapidamente e sem erros ortográficos, pois faz lembrar o tempo das máquinas de escrever antigas, em que você tinha de digitar bem logo à primeira, ou então perder papel.
Outra limitação do WordPad é a sua limitação em textos com grandes formatos. Aí, já entra o editor de textos Microsoft Word.
Com o Microsoft Word, você consegue lidar com enormes blocos de texto. Além disso, você pode usar gratuitamente o Microsoft Word online com um navegador (seja ele qual for) e uma ligação à Internet. Porém, pode também optar por uma assinatura do Microsoft 365 (ex-Office 365).
Este é sem dúvida um fim que não chocou muito os internautas. Porém, vai certamente causar alguns problemas empresariais. Na verdade, existe muitas sociedades (nomeadamente no Japão) dependiam ainda do WordPad e tecnologias retrógradas, como o Internet Explorer, que a Microsoft teve de criar um “modo Internet Explorer” para o navegador Edge.
Então e o NotePad (Bloco de notas)?
Por agora, a Microsoft prefere manter o editor de textos brutos com extensão .txt. Ao contrário do WordPad, o NotePad deu um passo em frente e consegue agora abrir vários ficheiros (🇧🇷arquivos) na mesma janela, como se fossem separadores de um navegador.
Este NotePad serve basicamente para escrever textos simples, com o formato (extensão) .txt.
Será essa uma boa estratégia da Microsoft?
Não sabemos. Contudo, o que sabemos é que já não é a primeira vez que a Microsoft dita o fim de uma aplicação que vem integrada no sistema operativo e volta atrás na sua decisão.
Foi o caso do MS Paint que, em Setembro de 2019, foi anunciado o seu fim na Build 18980 (20H1) do Windows 10 Insider Preview. Essa decisão não foi bem-aceite pela comunidade, que pediu para que o MS Paint se mantivesse no Windows. Hoje, ele está ainda presente no Windows 11.
E você, o que acha dessa decisão da Microsoft? Utilizou alguma vez o WordPad? Deixe-nos o seu comentário.
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.