Segunda-feira, Maio 20, 2024
Microsoft

Windows vai dizer adeus à aplicação WordPad.

Microsoft anunciou que irá acabar com o WordPad numa próxima actualização.

WordPad 2023-09-04_09-00-15

Após 28 anos, sendo fiel ao sistema operativo da Microsoft desde 1995, o WordPad tem a sua sentença marcada. Para a Microsoft, não faz mais sentido ter uma aplicação que pode e deve ser substituída pelo Microsoft Word.

A gigante de Redmond não actualizará mais essa ferramenta e conta retirá-la já na próxima versão do Windows, talvez o Windows 12, previsto para 2024.

Adeus WordPad, olá Microsoft Word

Certamente, você já utilizou alguma vez essa ferramenta. É muito prático para redigir pequenos textos ou até para tomar notas. A sua simplicidade faz com que seja muito utilizado para esses fins além da gratuitidade. São dois aspectos que forjaram a sua popularidade ao longo dos anos, mesmo sabendo que tinha/tem limitações.

Por exemplo, no WordPad, não existe nenhum corrector de ortografia. Para mim, foi aí que aprendi a escrever rapidamente e sem erros ortográficos, pois faz lembrar o tempo das máquinas de escrever antigas, em que você tinha de digitar bem logo à primeira, ou então perder papel.

Outra limitação do WordPad é a sua limitação em textos com grandes formatos. Aí, já entra o editor de textos Microsoft Word.

Com o Microsoft Word, você consegue lidar com enormes blocos de texto. Além disso, você pode usar gratuitamente o Microsoft Word online com um navegador (seja ele qual for) e uma ligação à Internet. Porém, pode também optar por uma assinatura do Microsoft 365 (ex-Office 365).

Microsoft 365: O que é? Porque deve aderir?

Este é sem dúvida um fim que não chocou muito os internautas. Porém, vai certamente causar alguns problemas empresariais. Na verdade, existe muitas sociedades (nomeadamente no Japão) dependiam ainda do WordPad e tecnologias retrógradas, como o Internet Explorer, que a Microsoft teve de criar um “modo Internet Explorer” para o navegador Edge.

Então e o NotePad (Bloco de notas)?

Por agora, a Microsoft prefere manter o editor de textos brutos com extensão .txt. Ao contrário do WordPad, o NotePad deu um passo em frente e consegue agora abrir vários ficheiros (🇧🇷arquivos) na mesma janela, como se fossem separadores de um navegador.

Este NotePad serve basicamente para escrever textos simples, com o formato (extensão) .txt.

Será essa uma boa estratégia da Microsoft?

Não sabemos. Contudo, o que sabemos é que já não é a primeira vez que a Microsoft dita o fim de uma aplicação que vem integrada no sistema operativo e volta atrás na sua decisão.

Foi o caso do MS Paint que, em Setembro de 2019, foi anunciado o seu fim na Build 18980 (20H1) do Windows 10 Insider Preview. Essa decisão não foi bem-aceite pela comunidade, que pediu para que o MS Paint se mantivesse no Windows. Hoje, ele está ainda presente no Windows 11.

 

E você, o que acha dessa decisão da Microsoft? Utilizou alguma vez o WordPad? Deixe-nos o seu comentário.

 

Fonte(s):

 

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

Rui Silva

Sempre fui apaixonado pela Informática. Aos 11 anos, tive a minha primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criei o site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.