Rato (Mouse): O que é?

Você já ouviu falar do rato (mouse) de computador?

Não, não é o animal roedor! Fique descansado, pode deixar o seu gato à solta na sala!! Vamos ver neste artigo o que é o rato (mouse).

Rato-o-que-e

O que é o rato (mouse) de um computador?

O rato (mouse) é um periférico de entrada que, com o auxílio do teclado, tem como objectivo entrar dados.

O rato (mouse) que hoje conhecemos é muito diferente do rato (mouse) que foi inventado por Bill English em 1963, tendo sido apresentado pela primeira vez em 9 de Dezembro de 1968 e patenteado por Douglas Engelbart em 1970.

rato-versao-antiga

Como utilizar o rato (mouse)?

O rato (mouse) foi concebido para ser utilizado a uma só mão (esquerda ou direita), configurável através do software do sistema operativo (Mac, Windows ou Linux). Ele é composto por 3 botões: o botão esquerdo, o botão do meio (scroll) e o botão direito.

rato

O botão do meio (scroll), que hoje conhecemos, é uma rodinha que permite puxar para cima e para baixo o que está a ser visualizado no ecrã (tela). Também serve para aumentar ou diminuir o zoom utilizando a tecla CTRL do teclado.

O botão esquerdo, o mais usado, tem como objectivo dar entrada de uma determinada ordem. Por exemplo, com ele, o utilizador poderá seleccionar texto (clicando neste botão esquerdo e deslizando para a direita, para a esquerda, para cima ou para baixo). Também poderá abrir links, sites, ou sempre que precisar clicar em alguma coisa. O famoso duplo-clique é feito com o botão esquerdo.

O botão direito tem como objectivo, abrir um conjunto de menus, que poderão ser escolhidos com um outro clique, usando o mesmo botão ou o da esquerda.

Leia mais:  Análise: Modem Router TP-Link ADSL2+ Wireless N 300Mbps V3 (TD-W8970)

Que tipos de rato (mouse) existem?

Existem ratos (mouses) com esfera e outros ópticos, uns mais simples, outros mais complexos, com mais botões personalizáveis (conhecidos por gamers, desenhados para os utilizadores que jogam com o computador).

Nos computadores portáteis (notebooks), o touchpad tem as mesmas funções que um rato (mouse).

Qual rato (mouse) escolher?

Além dos já referidos, existem ainda os que têm fio e os que são sem fio. Cabe ao utilizador escolher o mais ergonómico (aquele que cansa menos a mão e o pulso) e aquele que irá responder às suas necessidades. Se for um utilizador mais avançado, seja para jogar ou para utilizar em programas de desenho, é importante ver a resolução do rato (mouse) que é medida em DPI e a velocidade de deslocação do ponteiro no ecrã (tela).

Você gostou do artigo? Partilhe-o!

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site “i-Técnico – Informática Para Todos”.

Deixe um comentário.