Android: A bateria está viciada e não sabe o que fazer?
Já lá vai o tempo em que as baterias dos telemóveis (celulares) duravam muito tempo, pois só tinham no máximo 3 ou 4 funções: chamadas, mensagens e alguns jogos a preto e branco. Hoje em dia em qualquer smartphone Android, iremos ver as várias aplicações da Google instaladas (Google+, Gmail, Google Now, Gtalk ou Hangouts e o Calendário). Todas essas aplicações por si já comem memória, depois também temos as funções básicas de um telemóvel (chamadas, mensagens e Internet), recursos esses que também vão consumir a bateria. Esta, após algum tempo de uso, poderá ficar ou não viciada mais tarde ou mais cedo. Valerá a pena de comprar uma nova bateria? Se não valer esse esforço, o que fazer do seu smartphone Android? Damos hoje duas alternativas.
A compra de uma nova bateria
Para os que gostam do seu smartphone e não pretendem mudar, podem sempre optar pela compra de uma nova bateria. Por exemplo, se o smartphone em questão for um Samsung Galaxy SII ou superior, é claro que o utilizador irá pensar em comprar uma nova bateria, mas será que compensa? Esta resposta terá de ficar ao critério de cada um, porém a primeira coisa a ver é o preço da bateria. Actualmente, existem muito boas ofertas a preços atractivos, pelo que uma bateria que custar acima dos 50 euros já será uma questão de ponderar-se.
Hoje em dia, já existem baterias da concorrência que podem ser adquiridas facilmente, embora não seja aconselhável. Estas poderão funcionar, mas também poderão trazer a curto ou médio prazo problemas, como também poderão não causar nenhum problema. No meu ver, num bom smartphone (e.g. Samsung Galaxy SIII ou superior) o melhor mesmo, será adquirir uma bateria nova. Já num smartphone que tenha custado abaixo dos 200 euros, será questionável e colocado na balança: de um lado o preço do equipamento e do outro lado o preço da bateria. Ainda temos a “aproximação” do utilizador ao smartphone, isto é, se gosta realmente do telemóvel e se está a fim de sacrificar uma quantia de dinheiro numa bateria, mesmo sabendo que esse valor daria para um novo smartphone (ou quase).
Vai desistir do seu smartphone e não sabe o que fazer dele?
Então saiba que um smartphone com bateria viciada ou usada pode ainda render-se útil. Dele poderão fazer inúmeras coisas: servir-se como despertador, gamepad para jogar, navegar na Internet, ver filmes no YouTube, etc., mesmo estando ligado à corrente eléctrica da vossa casa ou ligado ao vosso PC com cabo USB.
Também poderá usar o vosso smartphone como uma pen USB, onde poderão gravar os seus documentos e mp3. Por falar em USB, também é possível partilhar a Internet do seu smartphone transformando-o em router (roteador), substituindo assim as pen’s USB de Internet Móvel.
Tem mais alguma sugestão? Deixe-nos o seu comentário.
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
Isto não responde á pergunta. Á alguma coisa que se possa fazer para deixar de ter a bateria viciada sem comprar outra nova?
Olá Catarina!
Obrigado pelo seu comentário.
Não, infelizmente não há nada para se fazer, a não ser comprar uma nova, se realmente quiser gastar dinheiro. Caso contrário aí tem nesse artigo algumas sugestões daquilo que poderá fazer com o seu smartphone.