Android: É possível instalar apps vindas fora do Google Play Store?

Você sabia que é possível instalar apps (aplicações) num dispositivo Android a partir de outra fonte além do Google Play? 

De facto, é possível! Porém, é preciso ter cuidado. Continue a ler o nosso artigo e veja os nossos conselhos.

Alternativas ao Play Store para o Android

Quando se instala uma app (aplicação) no smartphone, tablet ou em qualquer outro dispositivo Android, é baixado um ficheiro (arquivo) APK, do inglês Android Package, que é comparado aos ficheiros de instalação de software do Windows com a extensão .EXE ou o .MSI.

A loja oficial de apps (aplicações) para Android é o Google Play (antigamente conhecido como Android Market) que é um serviço da Google. Nesta loja, você pode adquirir novas apps (aplicações), jogos, filmes, programas de televisão, músicas e livros.

Mas não é a única loja. Vamos ver outras?

As melhores alternativas à loja oficial de apps (aplicações) para Android

De seguida, apresentamos algumas lojas bem conhecidas de onde se pode ir buscar apps (aplicações) para o seu Android.

APKPure

APKPure - Loja de apps (aplicações) para Android

APKPure é uma loja alternativa de apps (aplicações) que distribui também ficheiros (arquivos) APK que é a extensão das aplicações para dispositivos com sistema operativo (sistema operacional) Android.

Esta loja está em várias línguas, incluindo em Português (não diferem o Português de Portugal do Português do Brasil).

APKPure está disponível em todos os navegadores clicando aqui, mas também poderá ser instalado no seu smartphone e/ou tablet Android.

APKMirror

APKMirror - Loja de apps (aplicações) para Android

A loja APKMirror é um repositor de apps (aplicações) para Android e é mais uma alternativa ao Play Store.

Esta loja só está em inglês, mas tem várias versões de quase todas as apps existentes no mercado Android. Ou seja, se você procura uma versão antiga de qualquer aplicação, o mais certo é você encontrar neste site.

A nível de segurança, a equipa do APKMirror verifica todos os APKs carregados antes da sua publicação e só serão publicados depois de verificar a respectiva validade. Logo, você não encontrará nenhum APK alterado, pirateado ou aplicações pagas.

Para visitar essa loja, visite o site clicando aqui. Você também poderá instalar a app da loja no seu Android, a partir do Play Store.

APKMirror Installer (Official)
APKMirror Installer (Official)
Developer: APKMirror
Price: Free

F-Droid

F-Droid - - Loja de apps (aplicações) para Android

F-Droid é um catálogo de softwares de código livre e aberto (FOSS), para a plataforma Android.

Se você quiser visitar o site, está disponível em português do Brasil clicando aqui. Você também pode instalar a app (aplicação) que terá de ser baixada lá no site.

APTOIDE

Guardamos o melhor para o fim!… já vai perceber porquê 😉

Aptoide - - Loja de apps (aplicações) para Android

A Aptoide é outra loja alternativa para Android e é portuguesa! Foi fundada em 2011 em Lisboa (Portugal) como uma solução open source. Desde então, já abriu escritórios no continente asiático em Shenzen (China) e em Singapura.

Segundo a própria loja, já conta com mais de 300 milhões de utilizadores em todo o mundo, mais de 7 milhões de downloads e 1 milhão de apps.

Para fazer o download da app, clique aqui.

Outras lojas

Existem outras lojas como a da Samsung que se chama “Samsung Galaxy Store” (clique aqui para abrir), a da Huawei com o nome “Huawei AppGallery” (clique aqui para abrir) e a da Amazon com o nome “Amazon App Store” (clique aqui para abrir).

Cuidados a ter

Esta prática de instalar apps (aplicações) em outros sites pode ser perigosa para um utilizador que está a iniciar-se neste mundo Android. Qualquer aplicação que seja instalada fora do Google Play Store, pode ter conteúdo malicioso (por exemplo, vírus) que não é verificado pela Google, nem é da responsabilidade da Google ou da marca do dispositivo onde for instalada, mas sim será da sua inteira responsabilidade.

Por isso, aconselhamos o seguinte:

  • Se você não se sente ainda à vontade com o sistema operativo (sistema operacional) Android, não instale apps (aplicações) fora do Google Play Store.
  • Tenha sempre um backup (cópia de segurança) do seu smartphone ou tablet em dia.
  • Não instale qualquer app (aplicação).
  • Utilize essas lojas alternativas em último recurso.

Para finalizar o artigo, é importante lembrar que deverá dar permissões ao navegador que estiver a utilizar para poder instalar as apps, à excepção da APKMirror, pois esta poderá ser instalada directamente da Play Store.

E você, já conhecia alguma dessas lojas? Deixe-nos o seu comentário. Participe e respeitai-vos sempre uns aos outros.

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.