TikTok bloqueado na Itália: Menina de 10 anos morre após um desafio da rede social.

Na sequência da morte de uma menina de 10 anos que participou num desafio no TikTok, esta rede social foi bloqueada temporariamente na Itália.

A Itália está em choque: Antonella, uma menina de 10 anos, morreu após participar a um “blackout challenge” (desafio de apagão), que se tornou viral na rede social TikTok.

TikTok

A jovem Antonella participou a um desafio perigoso na rede social TikTok, que consiste em passar um cinto de volta do pescoço, ou qualquer outro objecto parecido com um cinto, como cachecóis, lenços com o objectivo de ficar sem respirar o maior tempo possível e tudo registado com o telemóvel (celular) filmando-se a si mesmo.

A pequena, que realizou este desafio na casa de banho (banheiro) da residência dos pais, foi encontrada já sem vida, nesta quarta feira dia 20 de Janeiro, pela irmã mais nova de 5 anos.

A Antonella deu entrada no departamento de ressuscitação do Hospital “Di Cristina”, em condições desesperadas. Segundo o site “La Repubblica“, os pais deram consentimento para a doação de órgãos.

TikTok bloqueado para os mais novos

Em consequência dessa morte, a Autoridade de Protecção de Dados Italiana declarou o bloqueio da rede social, através de um comunicado publicado no dia 22 de Janeiro, com efeito imediato e até 15 de Fevereiro.

Esta foi uma medida urgente para proteger os menores, que segue directamente a tragédia.

A promotoria de Palermo (Itália) abriu uma investigação e o telemóvel (celular) da garota foi apreendido pelos investigadores, que terão de ver se Antonella estava ou não ao vivo com outros participantes, se alguém a tinha convidado para participar no desafio, ou se ela estava a fazer o vídeo para um amigo ou conhecido.

Após receber a notícia, o pai da Antonella disse ao jornal “La Repubblica” que ele “não sabia que ela estava a participar neste jogo e também não sabia que Antonella ia ao TikTok para ver coreografias e vídeos. Mas como é que poderia imaginar tal atrocidade?”.

Um desafio com mais de 10 anos

Este desafio “blackout challenge” ou “Jogo de Asfixia” já foi muito falado nos Estados Unidos da América.

Segundo o TIME, nos EUA, 82 crianças entre 6 e 19 anos morreram após o Jogo da Asfixia entre 1995 e 2007, sendo esse o ano mais recente com dados disponíveis. A maioria deles eram meninos entre 11 e 16 anos.

As origens do “Jogo de Asfixia” são desconhecidas, mas alguns especialistas dizem que já existe desde a década de 1930 e foi conhecido com diferentes nomes.

Fonte(s):
La Repubblica” | “TIME

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.