Windows 11: Como encerrar o sistema e desligar o computador?

É mesmo incrível! A Microsoft também mudou a forma como encerrar o Windows 11.

Neste artigo, veja 3 formas de encerrar o Windows 11 e assim desligar o computador.

Windows 11 - Encerrar o sistema

Não podíamos deixar de fazer este artigo! Já explicámos no Windows 10 e no Windows 8 como encerrar o sistema e desligar o computador. Não se lembra?

Em 2014, fizemos o artigo para o Windows 10 TechPreview (era ainda uma versão do Windows 10 em fase de desenvolvimento), mas em tudo era parecido com o Windows 8.

Em 2017, foi a vez do Windows 10. O sistema operativo que já tinha sido lançado em 2015, tinha adoptado o método que até hoje ficou. Veja ou reveja o artigo.

Chegou a vez do Windows 11. Como está ainda em fase de desenvolvimento, poderá eventualmente sofrer alterações, mas até lá, deixaremos aqui 2 métodos para encerrar o sistema e desligar o computador.

Como encerrar o Windows 11?

Na verdade, existem 3 métodos e um deles continua a ser igual ao Windows 10.

1.º método (mais fácil)

Clique no menu Iniciar e no botão Ligar/desligar. Confira na seguinte imagem os 2 passos:

Windows 11 - Encerrar o sistema 001

Repare: aqui, você pode SuspenderEncerrarReiniciar o sistema operativo. Clique em Encerrar para encerrar o sistema operativo e desligar o computador.

Windows 11 - Encerrar o sistema 002

Para saber mais acerca das diferenças entre SuspenderReiniciarHibernar, leia o nosso artigo onde explicamos isso.

Se você clicar em Suspender, o sistema operativo vai guardar uma imagem de toda a actividade (programas abertos, etc.) e vai entrar em modo soneca. Quando você voltar para o computador, retomará mais rapidamente o que estava a fazer.

Se clicar em Reiniciar, o que vai acontecer é como se você encerrasse o computador e voltasse a ligar. O sistema irá finalizar todos os processos e desligar o computador. Passados 2 a 4 segundos, voltará a ligar-se automaticamente e abrirá o ambiente de trabalho.

Para encerrar o sistema, clique em Encerrar.

Se tiver actualizações pendentes, como faço?

Repare na seguinte imagem: o botão do “Power” tem uma notificação. Significa que o computador precisa ser reiniciado. Ao clicar lá, você tem as seguintes opções: “Suspender“, “Atualizar e encerrar“, “Encerrar“, “Atualizar e reiniciar“, “Reiniciar“.

Windows 11 - Encerrar o sistema 002a

Para encerrar “normalmente” o sistema, clique em “Encerrar“. E para começar a instalação de actualizações, clique em “Atualizar e encerrar“. Se optar por começar a instalação de actualizações e de seguida encerrar, lembre-se que da próxima vez que ligar o computador, o sistema irá concluir a instalação. Logo, o arranque poderá demorar mais do que o habitual.

2.º método com ecrã (ou tela) bloqueado

Se o ecrã (🇧🇷tela) estiver bloqueada, o procedimento é o mesmo. Mas antes deverá clicar em qualquer área do ecrã (🇧🇷tela) menos nas lupas ou na câmara (🇧🇷câmera) ou então toque na (maior) tecla ESPAÇO.

Windows 11 - Encerrar o sistema 004

 

Depois, é igual ao 1.º processo.

Windows 11 - Encerrar o sistema 003

Se tiver actualizações pendentes, como faço?

Com o ecrã (🇧🇷tela) bloqueado (ver como bloquear), o procedimento é o mesmo ao 1.º processo.

Windows 11 - Encerrar o sistema 003a

 

Método oferta

Este método já existe há muito tempo! E ainda perdura no Windows 11.

Se você estiver no ambiente de trabalho (🇧🇷 área de trabalho), clique na barra de tarefas e com o teclado, carregue em simultâneo nas teclas Alt + F4 .

Com o teclado, carregue em Tab para seleccionar o OK e depois em Enter. Se preferir o teclado, clique em OK.

Vai aparecer a seguinte caixa:

Windows 11 - Encerrar o sistema 005

Gostou de usar o teclado? O Windows tem várias teclas de atalho. Conheça-as aqui.

Bem, agora que já sabe como encerrar o sistema operativo e desligar o seu computador, não tem mais desculpa de gastar mais electricidade e deixar o computador ligado eternamente.

Mas, atenção! Assim como no Windows 10, se tiver actualizações pendentes para instalar que requeiram o reinício do computador, existirão as seguintes opções: “Atualizar e Reiniciar” e “Atualizar e Encerrar“.

Curiosidade (para os mais avançados)

No Windows 10, mostrámos como encerrar o sistema com a linha de comandos, ou prompt de comando. No Windows 11, a Linha de comandos foi “substituída” pelo “Powershell” e o comando para encerrar o sistema é shutdown.

Mas você pode acrescentar comandos que vamos aqui citar alguns:

/i – Exibir a interface gráfica do utilizador (GUI).

/s – Desligar o computador.

/r – Encerrar por completo e reiniciar o computador.

/a – Abortar um desligamento do sistema.

E você, costuma deixar o seu computador ligado? Ou prefere desligá-lo? Deixe-nos o seu comentário.

Apoie o “i-Técnico”! Não é preciso muito.
Se você doar 1€ já está a ajudar-nos bastante.

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

AVISO SOBRE OS COMENTÁRIOS: Todo e qualquer texto publicado na Internet através deste sistema de comentários não reflecte a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários aqui publicados são da inteira responsabilidade e autoria dos leitores que os escreveram. Contudo, desde já, a Administração deste site reserva-se no direito de excluir comentários e textos que julgue serem ofensivos, caluniosos, difamatórios ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Comentários sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de e-mail) também poderão ser excluídos.

Leia aqui como fazer comentários.

Desejamos uma boa participação! Sejam cordiais.

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.