Windows 11: Como bloquear o ecrã (tela) ou o computador?

Você sabe como e porquê bloquear o ecrã (tela) no computador ou o próprio computador? No Windows 11, esse procedimento está um pouco diferente.

Nesse artigo, vamos responder a essas perguntas e explicar como se faz no Windows 11.

Windows 11 - Bloquear ecrã (tela)
Crédito @ Microsoft

Vamos supor que você se encontra num lugar público (trabalho ou escola) a trabalhar no seu computador portátil (🇧🇷Notebook). De repente, precisa de ausentar-se por um tempo, mas não quer que ninguém mexa no seu computador. Quantos de nós já passou por isso? Por mais que estejamos no trabalho, ao levarmos o nosso PC (computador), estamos certamente a carregar informações pessoais e não queremos que pessoas não autorizadas as vejam. Afinal, a curiosidade pode causar problemas de relação!

Para isso, a solução vai ser bloquear o ecrã (🇧🇷tela) ou o próprio computador.

O que é bloquear o ecrã (🇧🇷tela) ou o computador?

Bloquear o ecrã (🇧🇷tela), ou bloquear o computador, significa sair da sessão activa no sistema operativo, seja o Windows 10 ou 11 (ou anteriores), e proteger a sessão com uma palavra-passe (🇧🇷senha).

Como bloquear o ecrã no Windows 11?

Existem 4 maneiras de o fazer e todas elas são simples, mas existem mais que exijam um equipamento mais avançado e algum conhecimento.

1. Através do menu Iniciar

Clique no menu Iniciar e vai clicar no nome que foi atribuído à sua sessão. No meu caso, alterei para o meu nome “Rui” e pus o logotipo do site “i-Técnico”.

Confira na seguinte imagem os 3 passos. Estão assinalados a vermelho.

Windows 11 - Bloquear ecrã (tela) 001

Em vez de clicar no menu iniciar, poderá usar a tecla Windows (confira imagem seguinte) que também activa o menu Iniciar. Ela está na fila inferior do teclado, entre as teclas Ctrl ou Control e Alt.

Tecla Windows

Por falar em teclas, o segundo método tem a ver com essa mesma tecla do Windows.

2. Utilizando o atalho Windows + L

Windows 11 - Bloquear ecrã (tela) 008

Se você nunca ouviu falar de tecla de atalho, aconselhamos que leia o nosso artigo que escrevemos há já uns tempos. Explicamos nele o que é uma tecla de atalho e deixamos as principais.

Para bloquear o ecrã (🇧🇷tela), carregue na tecla do Windows e em L em simultâneo. Para maior conforto, utilize um dedo de cada mão para o fazer.

3. Utilizando o trio Ctrl + Alt + Del

Ao pressionar as 3 teclas Ctrl + Alt + Del em simultâneo, o sistema abre um ecrã (🇧🇷tela) com 5 opções:

  • Bloquear
  • Mudar de utilizador
  • Terminar sessão
  • Alterar uma palavra-passe
  • Gestor de Tarefas

Depois é só clicar em “Bloquear“.

Confirme a seguinte imagem:

Windows 11 - Bloquear ecrã (tela) 002Fácil, não acha?

4. Configurando a protecção de ecrã por inactividade

O Windows permite bloquear o sistema após um determinado tempo de inactividade, ou seja, basta deixar o computador quieto por uns minutos.

No Windows 11, esse processo é bastante fácil. Ora veja:

Passo # 1

Clique em qualquer lugar do ambiente de trabalho (🇧🇷área de trabalho) com o botão do lado direito do rato (mouse) e em Personalizar.

Windows 11 - Bloquear ecrã (tela) 003

Passo # 2

Assim que as “Definições” ((🇧🇷Configurações) abrirem na secção Personalização, puxe para baixo e clique em “Ecrã de bloqueio“. É o 4.º submenu e tem um rectângulo com um cadeado no canto inferior direito.

Confira na seguinte imagem. Assinalámos a vermelho com uma seta também a vermelho a apontar onde deve clicar.

Windows 11 - Bloquear ecrã (tela) 004

Passo # 3

Puxe para baixo até encontrar “Proteção e ecrã” (🇧🇷tProteção de tela) e clique aí. Vai aparecer uma nova janela (veja no próximo passo).

Confira na seguinte imagem. Assinalámos a vermelho com uma seta também a vermelho a apontar onde deve clicar.

Windows 11 - Bloquear ecrã (tela) 005Passo # 5

Clique em (nenhum) e escolha a Proteção de ecrã (🇧🇷tProteção de tela) se você quer uma. .

Windows 11 - Bloquear ecrã (tela) 006Existem 6:

  • Bolhas
  • Em branco
  • Fitas
  • Fotos
  • Mistificação
  • Texto 3D

Feito isso, escolha os minutos que pretende como tempo de inactividade. Poderá escolher de 1 a 9999 minutos (o que dá 6 dias e 22 horas aproximadamente). Temos de ter em conta que ao ver um vídeo, se estivermos quietos o sistema poderá activar a protecção de ecrã (🇧🇷proteção de tela). Geralmente, coloco sempre 10 a 15 minutos e vou mexendo o rato (mouse) para antecipar a protecção.

Depois clique no 🔲 Ao reiniciar, ver ecrã início de sessão (🇧🇷Ao reiniciar, exibir tela de logon) para ficar um visto ☑️ azul.

Confirme na seguinte imagem, onde assinalámos os 2 passos a seguir.

Windows 11 - Bloquear ecrã (tela) 007Clique agora em OK, para confirmar as acções efectuadas e aplicá-las. Agora, no nosso caso, teríamos de aguardar 10 minutos, para ver em acção o bloqueio do ecrã (🇧🇷tela). Passados esse tempo, o ecrã (🇧🇷tela) irá aparecer todo preto, o que dá a sensação de que o computador está desligado. Fora com os curiosos!

Outras formas de bloquear o ecrã

Quem tiver um computador equipado com tecnologia Bluetooth e um dispositivo que usa sempre consigo (por exemplo um smartwatch) poderá associar os dois dispositivos, para que quando o computador deixar de detectar o smartwatch entenderá que você não está mais por perto e iniciará então o bloqueio de ecrã

Se você estiver com um computador portátil (🇧🇷Notebook), você também pode configurar o sistema para que bloqueie o ecrã (🇧🇷tela) assim que baixar e fechar a tampa (🇧🇷tela).

Curiosidade

É claro que, para uma maior segurança, o seu computador terá de ter uma palavra-passe (🇧🇷senha) ou então nada disso servirá.

Tutorial aplicável em outras versões de Windows?

Sim! Se você tiver o Windows 10 e o Windows 7 ou 8, você pode ser essas dicas deste artigo.

E você, gostou da nossa dica deste artigo? Já as conhecia? Conte-nos qual gostou mais e qual achou mais difícil e mais fácil. Deixe-nos o seu comentário.

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.