Windows 11: O que aconteceu à barra de tarefas?

Você sabe aquela barra onde aparecem as janelas que estão abertas e o menu Iniciar no Windows 10? Pois, no Windows 11, essa barra sofreu alterações significativas.

Vamos ver essa nova barra de tarefas do Windows 11.

Windows 11 - Barra de tarefas

O Windows 11 já foi apresentado Junho de 2021 e lançado no dia 5 de Outubro de 2021. Muitas novidades já foram aqui divulgadas e continuamos a desvendar as mudanças do Windows 11.

Em Agosto de 2021, falámos sobre a área de notificações do Windows 11, que ainda não tinha sido lançado, e nós baseámo-nos na versão Beta. Mas a versão final não mudou mesmo nada.

O mesmo não podemos falar da barra de tarefas que mudou muito do Windows 10 para o Windows 11. Vamos agora ver as novidades da barra de tarefas do Windows 11.

Barra de Tarefas do Windows 11

A barra de tarefas é aquela que se encontra, geralmente, na parte inferior do ecrã (🇧🇷tela) do Windows. Nessa barra, encontram-se o menu Iniciar do Windows e as janelas que são abertas ou afixadas.

No Windows 11, o menu Iniciar e todas as janelas encontram-se alinhadas ao centro.

Redimensionar a barra de tarefas

No Windows 10, você tinha a possibilidade de controlar o tamanho da barra de tarefas e ficar com duas linhas de janelas e ícones na área de notificações. Confira a seguinte imagem.

Windows 11 - Barra de Tarefas 02

No Windows 11, isso é impossível. A nova barra de tarefas vai ficar sempre desse tamanho. Assim, fica optimizada tanto para computadores como para tablets.

Uma vez que é possível activar essa funcionalidade através do editor de registo do Windows, pode ser que a Microsoft faça alguma actualização.

Opções do menu de contexto desapareceram

O menu de contexto da barra de tarefas também sumiu, deixando lugar somente às “Definições da barra de tarefas“. Confira na seguinte imagem:

Windows 11 - Barra de TarefasFunção de “Arrastar e soltar” também desapareceu

Até o Windows 10, era possível usar a função “Arrastar e soltar” (do inglês “Drag and Drop“) na barra de tarefas, isto é, você conseguia por exemplo arrastar um atalho do ambiente de trabalho (🇧🇷área de trabalho) para a barra de tarefas e soltá-lo lá.

Com o Windows 11, isso não é mais possível.

Widget “Notícias e Interesses”

Apresentado em Maio de 2021, o widget do Windows 10 que se chama “Notícias e Interesses”, não está mais presente no Windows 11. Porém, existe um botão que se chama “Widgets”. É o 4.º botão da barra de tarefas.

É semelhante ao Widget do Windows 10, mas aqui o utilizador poderá adicionar mais Widgets à sua escolha, apresentados numa lista. Confira na seguinte imagem:

Windows 11 - Barra de tarefas

Alinhar à esquerda a barra de tarefas

Para alinhar à esquerda a barra de tarefas, vá às “Definições” (🇧🇷Configurações), clique em Personalização e em Barra de tarefas (é o 3.º menu a contar de baixo para cima).

Windows 11 - Barra de Tarefas

Vá agora em “Comportamentos da barra de tarefas” (puxando a barra de rolamento para baixo).

Windows 11 - Barra de Tarefas Clique aí em “Comportamentos da barra de tarefas” e em “Centro“.

Windows 11 - Barra de TarefasAgora clique em “Esquerda“.

Windows 11 - Barra de Tarefas Pronto, agora você já deve ter o Menu Iniciar e as janelas alinhadas à esquerda, como nas versões anteriores do Windows. Confira a seguinte imagem.

Windows 11 - Barra de TarefasDeixe lá nos comentários a sua opinião: você prefere assim a barra de tarefas alinhada à esquerda como nas versões anteriores do Windows ou prefere a nova barra de tarefas do Windows 11 alinhada ao centro? E diga-nos se gostou ou não dessa nova barra de tarefas.

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.