Android

Android: Qual a diferença entre os cabos Micro USB 2.0 e Micro USB 3.0?

O Galaxy Note 3 da Samsung trouxe um novo carregador, o Micro USB v3. Mas será que dá para usar na mesma aquele carregador “normal” Micro USB?

qual-a-diferenca-entre-microUSBv2-e-microUSBv3

Como você já deve ter reparado, quase todos os smartphones (celulares) dotados do sistema operativo Android, trazem um cabo de alimentação com uma ponta USB que permite ligar ao carregador e/ou computador, fazendo com que seja possível usar o mesmo cabo para carregar a bateria do seu smartphone (celular), como para passar ficheiros (arquivos) directamente do seu computador para o seu smartphone (celular).

Em geral, quase todos os smartphones (celulares) usam o Micro USB v2, porém a Samsung colocou uma nova versão em 2013 no smartphone (celular) Galaxy Note 3 e S5. Este vem equipado com ligação Micro USB v3.

Como reconhecer um cabo com Micro USB v3?

O cabo com Micro USB v3 é mais largo do que o Micro USB v2, com uma ranhura na parte inferior separando o USB 2.0 do USB 3.0. É composto também por mais pins.

Cabo-Micro-USB-v2-v3

Então qual a diferença entre um cabo e o outro?

A diferença tem a ver com a velocidade de transferência de dados quando são transferidos ficheiros (arquivos) do seu computador para o seu Samsung Galaxy Note 3 ou Galaxy S5. Tem também a ver com a velocidade de carregamento da bateria, pois o carregamento é muito mais rápido com esse cabo Micro USB v3.

Cabo-Micro-USB-Note-3

Posso ligar o meu Galaxy Note 3 com um cabo normal Micro USB v2?

Essa foi a pergunta que eu ouvi há dias, num centro comercial, cuja resposta do empregado foi: sim, pode. Pedi então para que fosse testado na minha frente, e de facto é possível ligar-se o Samsung Galaxy Note 3 a qualquer cabo USB com micro USB v2.

E você também tinha essa dúvida?

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!


Discover more from i-Técnico

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Rui Silva

Desde sempre apaixonado pela Informática, aos 11 anos, Rui Silva teve a sua primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criou o site "i-Técnico - Informática Para Todos" tornando-se o seu administrador e criador de conteúdos.

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.