Microsoft: 40 anos, rumo ao futuro!

Hoje, dia 4 de Abril de 2015, a Microsoft completa 40 anos. Venha conhecer um pouco mais sobre a Microsoft.

Microsoft-40

A Microsoft Corporation é uma empresa de informática e micro-informática multinacional americana e foi fundada por Bill Gates e Paul Allen a 4 de Abril de 1975.

Nesse tempo, Bill Gates era ainda um jovem de 20 anos e quis com o seu amigo Paul Allen, de 22 anos, criar uma empresa de software para computadores pessoais que, inicialmente se chamou Micro-Soft e mais tarde renomeado de Microsoft.

Gates-Allen-1975

Nascimento da Microsoft

William Henry Gates III, conhecido por Bill Gates, conheceu aos 12 anos o seu amigo Paul Allen, dois anos mais velho, na escola Lakeside prep school, um liceu privado de Seattle.

Ambos apaixonados pela informática, criaram em 1975 o interpretador BASIC (acrónimo para Beginner’s All-purpose Symbolic Instruction Code; em português: Código de Instruções Simbólicas de Uso Geral para Principiantes) para o Altair 8800, um micro-computador baseado no micro-processador Intel 8080. Esta realização torna-se com sorte num sucesso, pois o seu desenvolvimento fez-se todo em PDP-10 (Programmed Data Processor model 10, computador criado nos finais dos anos 60 pela Digital Equipment Corporation) e em Altair BASIC (o tal interpretador BASIC).

altair-8800

Este “grande” computador não conseguiu sobreviver muito tempo, derivado ao formidável processo acelerado da evolução da micro-informática, mas marca assim um feito histórico do primeiro micro-computador e da linguagem de programação micro-informática, que foi vendido para os particulares. Também irá marcar o arranque do grande sucesso da empresa Microsoft.

Em 1970, após uns problemas de crédito com a Computer Center Corporation (CCC), Bill Gates e Paul Allen avançarão com a ideia de criar a sua própria empresa de desenvolvimento de software, a Microsoft, com o objectivo de comercializar o Microsoft BASIC.

Bill Gates acredita no futuro

Ontem, em comemoração à data, Bill Gates enviou uma carta para os seus funcionários contando um pouco da sua história, para mostrar a sua visão sobre o futuro e também agradeceu individualmente cada um pelo seu desempenho.

Carta de Bill Gates

« Amanhã é um dia especial: o 40.º aniversário da Microsoft.

No início, Paul Allen e eu projectamos o objectivo de um computador em cada escritório e em cada casa. Era uma ideia original e muita gente pensou que estivéssemos malucos em imaginar que isso fosse possível. É incrível pensar em quão longe a computação chegou desde então, e podemos todos nos orgulhar pelo papel desempenhado pela Microsoft nesssa revolução.

Hoje, porém, estou a pensar muito mais sobre o futuro da Microsoft do que no seu passado. Eu acredito que a computação vai evoluir mais rapidamente nos próximos 10 anos do que jamais fez antes. Já estamos num mundo multi-plataforma, e a computação vai tornar-se ainda mais penetrante. Estamos próximos do ponto em que computadores e robôts serão capazes de ver, movimentar-se e interagir naturalmente, desbloqueando novas aplicações e dando ainda mais poder às pessoas.

Sob a liderança do Satya, a Microsoft está melhor posicionada do que jamais foi para encabeçar esses avanços. Temos os recursos para conduzir e resolver problemas difíceis. Estamos engajados em cada faceta da computação moderna e temos o comprometimento de pesquisa mais profundo na indústria. Em meu papel como conselheiro técnico do Satya, tenho de analisar produtos e estou impressionado pela visão e talento que vejo. O resultado é evidente em produtos como Cortana, Skype Translator e HoloLens – e essas são apenas algumas das muitas inovações que estão a caminho.

Nos próximos anos, a Microsoft irá ter a oportunidade de atender ainda mais pessoas e organizações pelo mundo. A tecnologia ainda está fora do alcance para muitas pessoas, porque é complexa ou cara, ou eles simplesmente não têm acesso. Então eu espero que você pense no que pode fazer para tornar o poder da tecnologia acessível a todos, para conectar as pessoas umas às outras e fazer a computação pessoal estar disponível em todos os lugares, enquanto a noção de que um PC (Personal Computer ou Computador Pessoal) proporciona encaminha-se a todos so dispositivos.

Nós realizámos muitas coisas juntos durante os nossos primeiros 40 anos e demos poderes a inúmeras empresas e pessoas para que atinjam o seu potencial completo. Mas o que importa mais agora é o que faremos a seguir. Obrigado por ajudar a fazer da Microsoft uma companhia fantástica agora e para as décadas que estão por vir. »

 

Bill Gates mail to Microsoft employees on its 40th Anniversary #microsoft pic.twitter.com/Rwh95Mov64

— Amit Roy Choudhary (@roychoudhary) 3 abril 2015

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.