Android: Versões antigas deixam de ter acesso aos serviços do Google em Setembro de 2021!

É o fim da linha! Muitos utilizadores vão deixar de ter acesso aos serviços do Google nos seus smartphones antigos com a versão 2.3.7 do Android a partir do final de Setembro de 2021.

Saiba tudo o que vai acontecer.

Android Gingerbread - o fim

A versão 2.3.7 do Android, conhecida por Gingerbread (em Português “Biscoito de Gengibre”), foi lançada em 6 de Dezembro de 2010. Os smartphones dessa época estão a ficar limitados, pois os desenvolvedores estão a construir apps (aplicações) para versões mais recentes. Pois, o Google está a fechar as portas a essas versões mais antigas do seu sistema operativo (🇧🇷sistema operacional).

O Nexus S, lançado na mesma altura do Android Gingerbread, foi o primeiro smartphone da linha Google Nexus a suportar a nova versão do sistema operativo (🇧🇷sistema operacional).

Entre outras novidades, a nova versão do Android trouxe pela primeira vez o Google Wallet e uma interface muito mais simples.

Para a infelicidade de muitos utilizadores (🇧🇷usuários), o Google está a “matar” essa versão e outras mais antigas. Entenda.

Fim da linha! Os smartphones com Gingerbread vão ficar ainda mais limitados.

É verdade! O Google está a encerrar o acesso aos seus serviços aos smartphones com versões 2.3.7 do Android, conhecida por Gingerbread.

A partir de 27 de Setembro de 2021, se você quiser utilizar o seu smartphone para consultar o Gmail ou usar outros serviços e aparecer um erro no nome da conta e palavra-passe (🇧🇷senha), calma! Não deve estar nada errado com a sua conta. Porém, se isso acontecer, significa que está a utilizar um telemóvel (🇧🇷celular) já com 11 anos ou mais.

O que fazer?

Não resta muito para fazer, pois só tem duas opções: adquirir um mais actual com a versão do Android mais recente, ou se o seu smartphone permite actualizar para a versão 3.0 (ou superior) do Android, ainda pode continuar a usá-lo durante algum tempo. Contudo, lembre-se que muitos desenvolvedores de apps (aplicações) já não estão a preocupar-se com versões abaixo da 4.4.2. Logo, irá encontrar muitas aplicações. Por exemplo, o WhatsApp requer já a versão 4.1 ou superior.

Como saber se o meu smartphone tem a versão 2.3.7 do Android?

O Google irá informar por e-mail todos os utilizadores (🇧🇷usuários) que ainda tenham um smartphone com a versão 2.3.7 ou uma mais antiga.

Uma outra alternativa para saber a versão do seu smartphone é indo às Definições (🇧🇷Configurações) do sistema e em Acerca do telefone. Geralmente, é o último item. Depois, deverá encontrar a versão do S.O. ou Sistema Operativo (🇧🇷 Sistema Operacional).

Lembre-se de quando comprou o seu smartphone? Se foi há mais de 10 anos, então muito provavelmente deve ter essa versão.

Fonte(s):

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.