Sábado, Abril 20, 2024
Inteligência Artificial

Bard: Já está disponível em Portugal e no Brasil. Vamos testar!

Google já disponibilizou Bard em Portugal e no Brasil. 

Bard é a resposta do Google à Microsoft com o seu ChatGPT. Revelado apenas para os países anglo-saxões, Bard é a Inteligência Artificial (IA) do Google e está agora disponível em toda a Europa e no Brasil. Vamos testar?

Google Bard 2023-07-17_16-27-35

No dia 13 de Julho de 2023, o Google disponibilizou o acesso à sua nova Inteligência Artificial (IA), o Bard, em toda a Europa, nomeadamente em Portugal. Mas não foi só por cá que ficou disponível, pois no Brasil também já é possível desde então ter acesso a esta tecnologia e em mais de 200 países e 40 idiomas.

Agora que está disponível pelas terras lusas, é mais fácil para nós explicarmos como ter acesso e como funciona. Pois, até à data, era preciso ter um endereço IP (aquele endereço que identifica o utilizador na Internet, fornecido pela empresa a quem você para o acesso à Internet), “camuflado” como se você estivesse nos Estados-Unidos da América, por meio de uma VPN.

Consequentemente, vamos explicar como ter acesso a essa tecnologia e depois veremos como funciona. Vamos lá?

Como ter acesso ao Bard?

Antes de continuar, deve ter sessão iniciada na sua conta Google, pelo Gmail ou por qualquer outro serviço (Fotos, YouTube, Maps, etc.).

Na primeira vez que irá acessar serão todos esses passos, mas depois bastará executar o primeiro.

Passo # 1

Para ter acesso ao Bard, basta seguir o endereço: 

https://bard.google.com

Simples assim! O link irá abrir num novo separador.

Google Bard 001 2023-07-17_12-02-53

Passo # 2

Clique em “Experimentar“. Se você estiver no Brasil, clique em “Quero testar o Bard“.

Passo # 3

Leia todos os “Termos e Privacidade” (ver página 2) ou puxe para baixo. Repare, estava um botão com “Mais” que diz agora “Aceito” (ou em “Concordo” se estiver no Brasil). É aí que deve clicar.

Google Bard 002 2023-07-17_15-46-01

Passo # 4

Como se trata ainda de uma experiência, receberá o seguinte aviso. Clique em “Continuar“.

Google Bard 003 2023-07-17_15-51-43

Poderá deixar assim se não quiser receber atualizações por email sobre o Bard. Caso queira, não se esqueça de clicar no quadrado (⏹️) e marcar um visto (☑️).

Assim que você se inscrever neste novo serviço da Google, receberá um e-mail na sua caixa de correio do Gmail com o título “Damos-lhe as boas-vindas ao Bard”. Guarde-o! Assim, você não precisará decorar o endereço do Bard, bastará vir a este e-mail e clicar em “Experimentar agora o Bard“.

Vamos deixar tudo preparado para falar com o Bard

Antes disso, tratando-se da primeira vez, receberá o seguinte aviso: “Os revisores humanos podem processar as conversas com o Bard para fins de qualidade. Não introduza informações confidenciais. Saiba mais“.

Clique em OK ou em “Não mostrar novamente“. Se clicar em OK da próxima vez que usar o Bard voltará a aparecer. Confira na seguinte imagem:

Google Bard 004 2023-07-17_16-01-56

Agora sim, já pode realmente conversar com o Bard!

Clique em “Introduza um comando aqui” (ou “Digite uma pergunta ou comando” se estiver no Brasil) e escreva o que quiser. Depois clique no botão que está agora sumido do lado direito ou poderá carregar na tecla ENTER. Poderá também ditar para o Google escrever o seu comando clicando no micro.

Repare que em baixo ainda se encontra um outro aviso do Google “O Bard pode apresentar informações incorretas ou ofensivas que não representam as opiniões da Google. Aviso de Privacidade do Bard“. 

 

Na página seguinte, encontrará os “Termos e Privacidade” do Bard para ler, caso não o tenha feito no passo #1.

 

Agora a bola está do seu lado. Queremos a sua opinião sobre esta nova Inteligência Artificial (IA) da Google, o Bard. Vai experimentar? Se já o fez, gostou? Deixe-nos o seu comentário.

 

 

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

Rui Silva

Sempre fui apaixonado pela Informática. Aos 11 anos, tive a minha primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criei o site "i-Técnico - Informática Para Todos".

One thought on “Bard: Já está disponível em Portugal e no Brasil. Vamos testar!

  • Muito bom artigo. Mais um excelente tutorial do “i-Técnico”. Parabéns, Rui. O artigo ficou muito esclarecedor, com tudo bem explicado.
    Já o partilhei nas minhas redes sociais (Facebook e LinkedIn) e junto dos meus colegas de trabalho. Estávamos a usar o ChatGPT, mas com o Bard a coisa promete! Que a Guerra da Inteligência Artificial comece…

    Reply

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhar é ajudar.

Partilhe este artigo nas redes sociais!

Assim, vai ajudar-nos a crescer mais. 😉 É só clicar na rede social onde deseja partilhar.