AndroidCuriosidades

eSIM: O que é? Saiba tudo a respeito dele.

Muitos telemóveis (🇧🇷celulares) já suportam o eSIM. Mas, o que é isso? Como obter?

Neste artigo, vamos abordar mais um termo técnico, o “eSIM“, que deve ser do conhecimento de todos os leitores. Pois, trata-se de uma das características que vêm em novos telemóveis (🇧🇷celulares).

eSIM (Kaspersky)
Crédito: Kaspersky

O cartão SIM, ou como é conhecido no Brasil “chip”, é o cartão fornecido pelo operador de telecomunicações que contratou os serviços de telefonia móvel. Actualmente, existem vários formatos:

  • o SIM,
  • Mini-SIM,
  • Micro-SIM,
  • Nano-SIM
  • e o eSIM.

Enquanto o “eSIM” está disponível apenas em alguns telemóveis (🇧🇷celulares), os outros estão disponíveis em todos.

No entanto, vale lembrar que os telemóveis (🇧🇷celulares) mais recentes suportam apenas a tecnologia do Nano-SIM ou do Micro-SIM.

O que é o eSIM?

O “eSIM” é a desmaterialização do cartão SIM que sempre conhecemos, trata-se da virtualização desse mesmo cartão. Todas as suas funcionalidades passaram a estar na motherboard (placa-mãe) ou directamente nos processadores dos telemóveis (🇧🇷celulares).

Em Portugal, o primeiro operador de telecomunicações a disponibilizar o eSIM foi a NOS em Abril de 2019. No Brasil, foi a Claro em Março do mesmo ano.

Como saber se o meu telemóvel (🇧🇷celular) tem suporte?

A verdade é que nem todos os dispositivos estão preparados para essa função. Geralmente, as marcas disponibilizam o eSIM apenas aos telemóveis (🇧🇷celulares) de topo de gama. Por exemplo, o Xiaomi 14T Pro está equipado com eSIM.

Ora, se nem todos os dispositivos têm o eSIM, eis a questão: como saber se aquele que você quer tem? Num primeiro lugar, terá de verificar as características do telemóvel (🇧🇷celular) que vai comprar. Também poderá confirmar junto com o vendedor da loja. Se for numa loja online, normalmente o comerciante deverá disponibilizar essa informação. Mas, não há nada melhor que uma pesquisa no Google! Coloque no motor de pesquisas (🇧🇷buscas) a marca do dispositivo pretendido de seguida “tem suporte eSIM?”. Dê preferência ao site da marca.

Como saber se o operador de telecomunicações suporta o eSIM?

Aqui, nesta situação, tem duas opções: ou você consulta o respectivo site do seu operador, ou terá de ligar para a linha de apoio a clientes.

Como fazer a troca do SIM para o eSIM?

Já verificou todas as informações citadas acima e tem tudo a postos para avançar para o eSIM? Então, o próximo passo é simples. Trata-se da troca do SIM para o eSIM. É um processo bem rápido.

Em Portugal, por exemplo na Vodafone, a troca demora apenas uns minutos e é feita na própria app “My Vodafone”. Nos restantes operadores, brasileiros e portugueses, o processo deve ser muito semelhante.

Ademais, não se esqueça que pode sempre ligar para a linha de apoio ao cliente do seu operador e colocar todas as questões necessárias.

Consequentemente, se mesmo assim não se sentir confortável em fazer este processo de troca, dirija-se a uma loja do seu operador de telecomunicações. Lá, eles saberão fazer isso rapidamente.

Finalmente, conseguiu passar o eSIM? Então, agora pode deitar para o lixo o seu antigo cartão (🇧🇷chip) SIM. Pois, caso pretender voltar para um cartão físico, terá de solicitar um novo no seu operador.

E você, já sabia da existência desse cartão SIM  (🇧🇷chip) “virtual”, o eSIM? Deixe-nos nos comentários a sua experiência com o eSIM, caso já tenha feito a troca.

 

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

Rui Silva

Desde sempre apaixonado pela Informática, aos 11 anos, Rui Silva teve a sua primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criou o site "i-Técnico - Informática Para Todos" tornando-se o seu administrador e criador de conteúdos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Partilhar é ajudar.

Partilhe este artigo nas redes sociais!

Assim, vai ajudar-nos a crescer mais. 😉 É só clicar na rede social onde deseja partilhar.