Android 13: O Google já tem a nova versão do sistema operativo

Já existe uma nova versão do sistema operativo (🇧🇷sistema operacional) do Google, o Android 13.

Android 13

O novo sistema operativo (🇧🇷sistema operacional) do Google já foi lançada no dia 10 de Fevereiro de 2022, com a versão Alpha 1. Chama-se Android 13 e tem o codinome interno Android Tiramisu. Foi desenvolvido pela Open Handset Alliance, liderada pela empresa Google.

Essa versão era a prévia do desenvolvedor e só estava disponível para a série de smartphones Google Pixel (do Pixel 4 ao 6). Foi descartada a possibilidade de o Pixel 3 e Pixel 3a serem actualizados.

Versões alpha’s e beta’s lançados durante o primeiro e o início do segundo semestre, a versão final do sistema operativo (🇧🇷sistema operacional) foi lançado a 15 de Agosto de 2022, mais uma vez inicialmente para os Pixel.

Posteriormente, essa versão deverá chegar a todas as outras marcas.

Android 13: Funcionalidades

Android 13 traz novas funcionalidades com o objectivo de melhorar a privacidade dos utilizadores, tanto do utilizador (🇧🇷usuário) quanto dos próprios desenvolvedores.

• Um novo selector de medias

O Android 13 traz um novo selector de medias, com foco na privacidade, o que permite escolher quais são os aplicativos de fotos e vídeos têm acesso.

• NEARBY_WIFI_DEVICES

Esta é a nova permissão do Android 13. Anteriormente, as permissões de Wi-Fi e GPS eram agrupadas numa única configuração denominada “Localização”. Agora, os aplicativos podem pesquisar dispositivos e redes próximas sem precisar solicitar o acesso a sistemas de navegação mais amplos.

Android 13: Experiência do utilizador

O novo sistema operativo trouxe algumas mudanças, como a forma de entrega de notificações e o recurso de múltiplos utilizadores.

• Menos notificações, melhor qualidade

A partir de agora, o utilizador tem a possibilidade de escolher quais as notificações que quer receber. Ao instalar uma app, esta irá solicitar permissão do utilizador antes de enviar notificações.

Isso vai resultar numa melhor entrega de notificações, as mais importantes, que o utilizador não quer perder.

• Melhor gestão de vários utilizadores

O recurso de múltimos utilizadores foi melhorado e tem agora a possibilidade de seleccionar quais são os aplicativos que podem ser partilhados com o convidado. Os dados do aplicativo são colocados numa sandbox entre os utilizadores para que nenhuma informação seja partilhada.

Android 13: Novos recursos

• Painel de notificações mostra número de apps abertas

Será muito mais fácil gerir as apps abertas a partir do painel de notificações. Este vai mostrar quais as apps abertas e, apenas com um toque, será possível interromper cada uma delas.

• Bluetooth LE Audio e codec de áudio LC3

Este recurso permite receber e partilhar áudio entre vários dispositivos bluetooth em simultâneo. Poderá também melhorar a qualidade do áudio e a autonomia da bateria dos dispositivos conectados.

Android 13: disponibilidade

Android 13 já se encontra disponível nos aparelhos da Google, os Pixel 4, 5 e 6.

Quanto às outras marcas, a actualização dependerá de cada uma delas.

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

AVISO SOBRE OS COMENTÁRIOS: Todo e qualquer texto publicado na Internet através deste sistema de comentários não reflecte a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários aqui publicados são da inteira responsabilidade e autoria dos leitores que os escreveram. Contudo, desde já, a Administração deste site reserva-se no direito de excluir comentários e textos que julgue serem ofensivos, caluniosos, difamatórios ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Comentários sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de e-mail) também poderão ser excluídos.

Leia aqui como fazer comentários.

Desejamos uma boa participação! Sejam cordiais.

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.