Veja como fazer do seu computador com Windows 11 um hotspot móvel
Se você tem um computador com Wi-Fi, pare de partilhar o Wi-Fi do seu router (🇧🇷 roteador) com quem você não quer! Crie um hotspot móvel no Windows 11.
Neste artigo, você vai aprender o que é e como criar um hotspot móvel com o seu computador.
O Windows 11 tem uma função que permite criar um hotspot móvel para partilhar a Internet através do computador, seja um computador de secretária (PC) ou um computador portátil (notebook). Assim não precisa de saber a sua palavra-passe (🇧🇷 senha) do router (🇧🇷 roteador), logo também não precisa partilhá-la.
O que é hotspot móvel?
Hotspot móvel é a denominação de um local onde uma rede sem fio (Wi-Fi) está a ser partilhada para ser utilizada por outros utilizadores (🇧🇷 usuários).
Geralmente, vemos isso em cafés, restaurantes, bares, cafeterias e outros estabelecimentos como centros comerciais. Também existem hotspots que são pagos (🇧🇷 cobrados), tais como nos hotéis e aeroportos.
Mas você também criar o seu próprio hotspot em casa, com o seu computador. Assim, você não precisa mais partilhar a palavra-passe (🇧🇷 senha) do seu router (🇧🇷 roteador).
Vantagens
As vantagens são inúmeras e boas que vão fazer o utilizador (🇧🇷 usuário) repensar como vai partilhar a Internet da sua casa na próxima vez que receber convidados. Vamos aqui citar apenas algumas.
Temos cada vez mais equipamentos electrónicos ligados à rede de Internet de casa, como smartphones, tablets, frigoríficos, máquinas de lavar e a box de TV. É nessa rede que você também vai ligar todos os computadores de secretária e computadores portáteis (notebooks).
Por esse motivo, é necessário criar uma camada de protecção sobre todos esses aparelhos, principalmente se houver dados partilhados na rede. Por exemplo, você pode partilhar uma pasta do seu computador na rede, para outros dispositivos terem acesso. Isso seria muito inconveniente se essa pasta chegasse às mãos de um convidado ou de uma pessoa estranha.
Actualmente, também existem apps para Android que partilham palavras-passe (🇧🇷 senhas) de Wi-Fi de estabelecimentos, mas também de pessoas. Já imaginou se a palavra-passe (🇧🇷 senha) da rede Wi-Fi da sua casa parasse numa dessas apps? Qualquer pessoa que passasse na sua rua e tivesse essas apps instaladas poderá ter acesso à sua rede de casa.
Neste sentido, torna-se importante a criação de uma nova rede de Wi-Fi. Apesar do router (🇧🇷 roteador) também fazer isso, vamos ver como o Windows 11 pode ser a solução mais indicada para todos os utilizadores (🇧🇷 usuários).
Passados 5 minutos de inactividade, ou seja, se o seu computador não receber ligação de dispositivos durante 5 minutos, o hotspot móvel poderá ser desactivado automaticamente. Assim poupará recursos e bateria.
Desvantagens
Existem algumas desvantagens.
- Sobrecarga na placa de rede
Apesar de ser permitida a utilização do Hotspot até 8 utilizadores (🇧🇷 usuários), ao partilhar a Internet com o seu computador, a placa de rede irá sofrer uma sobrecarga de transferência de dados, se essa partilha for utilizada por vários utilizadores (🇧🇷 usuários) ao mesmo tempo. Tudo vai depender daquilo que farão com o acesso à rede.
- Lentidão no computador
Você poderá notar alguma lentidão no seu computador. É claro que tudo vai depender da configuração do hardware do seu computador e do uso da Internet que o(s) convidado(s) irá(irão) dar. Recorde os requisitos do Windows 11.
Como criar um hotspot móvel no Windows 11?
No Windows 11, é possível criar um hotspot móvel que dá até no máximo 8 utilizadores (🇧🇷 usuários).
Você poderá escolher entre partilhar a Internet a partir do cabo Ethernet, aquele cabo de rede que faz a ligação entre o computador e o router (🇧🇷 roteador). Porém, também poderá partilhar a Internet através do Wi-Fi ou Bluetooth.
Mas como criar esse tal hotspot móvel no Windows 11? Basta seguir os seguintes passos.
Passo # 1
Abra as Definições do Windows (🇧🇷 Configurações), clique em Rede e Internet e em Hotspot Móvel.
Passo # 2
Ligue agora o Hotspot Móvel. Clique em “Desligado“. Assim que ligar o botão, este deixa de ser cinzento e passará a estar azul. Onde está escrito “Desligado”, passará a estar escrito “Ligado”.
Para desligar depois, clique em “Ligado“. Confira a seguinte imagem:
Depois basta fornecer ao utilizador (🇧🇷 usuário) os dados: Nome, Palavra-passe (🇧🇷 Senha) e Banda. Confira a seguinte imagem:
Repare que quando você ligar o Hotspot móvel, aparecerá a tal funcionalidade que permite poupar energia, desligando o Hotspot 5 minutos depois de não ter nenhum dispositivo ligado. Apesar de ser possível desligar essa função clicando em “Ligado“, não aconselhamos que o faça. Assim, pode ter a certeza de que nunca se esquecerá do Hotspot ligado. Confira a seguinte imagem.
Como alterar o Hotspot móvel?
Para alterar o nome do Hotspot móvel deverá clicar em Editar no mesmo lugar onde activa/desactiva o Hotspost. Contudo, se pretender fazer essas alterações, terão de ser feitas antes de ligar o Hotspot.
De seguida, altere o nome da rede 1️⃣, defina uma nova palavra-passe (🇧🇷 senha) com no mínimo 8 carateres 2️⃣ e escolha a banda de rede ou deixe como está “Qualquer disponível” 3️⃣. Confira na seguinte imagem:
Finalmente, clique em “Guardar” se pretender confirmar essas alterações. Caso não queira guardar as alterações que efectuou, clique em “Cancelar“.
Como ver quais são os dispositivos ligados?
Para ver quem está ligado ao seu Hotspot móvel, por baixo das Propriedades da rede aparecerão os Dispositivos ligados com as informações: Nome do dispositivo, Endereço de IP e Endereço físico (MAC). Confira na seguinte imagem (está assinalado a vermelho).
Repare, existe um dispositivo A-70 de Rui (o meu smartphone) que está ligado com o endereço 192.168.137.149. O Endereço físico (MAC) foi ocultado de propósito, mas deixo aqui um exemplo: 8b:7c:c9:12:90.
Por fim, chegamos ao fim do nosso artigo. Esperamos que tenha sido útil ao utilizador (🇧🇷 usuário) e se gostou. Para sabermos se gostou, partilhe o artigo nas redes sociais e, se quiser (e puder), faça a sua doação para ajudar o site “i-Técnico”.
E você, já conhecia essa dica? Vai continuar a partilhar o Wi-Fi da sua casa? Deixe-nos o seu comentário e diga-nos se gostou ou não dessa dica.
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.