Windows 11: Conheça os requisitos específicos das novas funcionalidades
O Windows 11 é o novo Sistema Operativo (SO) da Microsoft. Já foi apresentado no final de Junho de 2021 e a Microsoft deu a conhecer as novas especificações.
Neste artigo, vamos mostrar quais são os requisitos específicos das novas funcionalidades.
No dia 24 de Junho de 2021, a Microsoft desvendou o seu novo sistema operativo, o Windows 11. Acompanhámos todo o processo aqui e também já fizemos um artigo a anunciar os requisitos mínimos.
Se estiver interessado em receber já em Outubro ou Novembro o Windows 11 via Windows Update, verifique se o seu computador tem ou não esses requisitos com a ferramenta “PC Health Check” que também já falamos.
No entanto, de acordo com o site da Microsoft, algumas funcionalidades do Windows 11 têm requisitos superiores aos acima listados na secção de requisitos mínimos.
Requisitos específicos das funcionalidades / recursos do Windows 11
Seguem-se alguns detalhes adicionais relativos aos requisitos das funcionalidades principais:
- O Suporte para 5G necessita de um modem com suporte para 5G.
- O Auto HDR necessita de um monitor HDR.
- O BitLocker to Go necessita de uma pen USB (disponível no Windows Pro e edições superiores).
- O Hyper-V Cliente necessita de um processador com capacidades de SLAT (Tradução de Endereços de Segundo Nível) (disponível no Windows Pro e edições superiores).
- A Cortana necessita de um microfone e altifalantes. Actualmente, no Windows 11, ainda não está disponível em Portugal, mas nos seguintes países já está disponível: Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, México, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.
- O DirectStorage necessita de um SSD NVMe de 1 TB (Terabyte) ou superior para armazenamento e execução de jogos que utilizam o “Controlador Standard NVM Express” e uma GPU DirectX 12 Ultimate.
- O DirectX 12 Ultimate encontra-se disponível com jogos e chips gráficos suportados.
- A Presença necessita de um sensor com capacidade de detetar a distância entre um humano e o dispositivo ou a intenção de interagir com o dispositivo.
- A Conferência de Vídeo Inteligente necessita de uma câmara de vídeo, um microfone e altifalantes (saída de áudio).
- O MVA (Multiple Voice Assistant) necessita de um microfone e altifalantes.
- Os esquemas de Encaixe com três colunas necessitam de um ecrã com uma largura equivalente a 1920 pixéis efetivos ou superior.
- A funcionalidade de Ativação/Desativação do Som a partir da Barra de tarefas necessita de uma câmara de vídeo, um microfone e altifalantes (saída de vídeo). Para ativar a ativação/desativação de som a nível global a aplicação tem de ser compatível com a funcionalidade.
- O Som Espacial necessita de hardware e software compatível.
- O Teams necessita de uma câmara de vídeo, um microfone e altifalantes (saída de vídeo).
- O Toque necessita de um ecrã ou monitor com multitoque.
- A Autenticação de Dois Fatores necessita da utilização de um PIN, biometria (leitor de impressões digitais ou câmara de infravermelhos iluminada) ou um telemóvel com Wi-Fi ou Bluetooth.
- A Escrita por Voz necessita de um PC com microfone.
- A funcionalidade Wake on Voice necessita do modelo energético de Modo de Espera Moderno e de um microfone.
- O Wi-Fi 6E necessita de novo hardware e um controlador WLAN IHV e de um AP/router com suporte para Wi-Fi 6E.
- O Windows Hello necessita de uma câmara configurada para processamento de infravermelhos (IV) ou um leitor de impressões digitais para propósitos de autenticação. Os dispositivos sem sensores biométricos poderão utilizar o Windows Hello com um PIN ou uma chave de segurança portátil compatível com a Microsoft.
- A Projeção Windows necessita de uma placa gráfica com suporte para WDDM (Windows Display Driver Model) 2.0 e de um adaptador Wi-Fi que suporte Wi-Fi Direct.
- A Xbox (aplicação) necessita de uma contra do Xbox Live, não disponível em todas as regiões. Consulte Países e Regiões do Xbox Live para obter informações atualizadas sobre a disponibilidade. Algumas funcionalidades da aplicação Xbox necessitam de uma subscrição ativa do Xbox Game Pass. Mais informações sobre o Pass.
Descontinuação e remoção de funcionalidades
De acordo com a Microsoft, ao efectuar a actualização do Windows 10 para o Windows 11 ou ao instalar uma actualização do Windows 11, é possível que algumas funcionalidades sejam descontinuadas ou removidas. Para obter informações sobre as principais funcionalidades afectadas, consulte as informações abaixo apresentadas:
- A Cortana deixará ser incluída na experiência de primeiro arranque e deixará de ser afixada à Barra de tarefas.
- O padrão de fundo do ambiente de trabalho não poderá ser transportado de ou para um dispositivo com sessão iniciada numa conta Microsoft.
- O Internet Explorer será desativado. O Microsoft Edge é o browser de substituição recomendado e inclui um modo IE que pode ser útil em determinadas circunstâncias.
- O Painel de Introdução de Expressões Matemáticas será removido. O Reconhecedor de Expressões Matemáticas será instalado a pedido e incluirá o controlo e o reconhecedor de expressões matemáticas. A utilização de tinta digital em expressões matemáticas em aplicações como o OneNote não será afetada por esta alteração.
- As Notícias e Interesses serão removidas da Barra de tarefas. Os Widgets substituirão esta funcionalidade.
- O Estado Rápido será removido do ecrã de bloqueio, bem como as definições associadas.
- O Modo S encontra-se disponível apenas na edição Windows 11 Home.
- O Skype MeetNow será substituído pelo Chat.
- A Ferramenta de Recorte continuará disponível; no entanto, o design e a funcionalidade da versão para o Windows 10 foram substituídos pelo design e funcionalidade da aplicação anteriormente denominada Recorte e Desenho.
- O Início foi significativamente alterado no Windows 11, incluindo a descontinuação e remoção das seguintes funcionalidades:
- Os grupos e pastas de aplicações com nomes definidos já não são suportados; atualmente, não é possível redimensionar o esquema.
- As aplicações e sites afixados não serão migrados ao efetuar a atualização a partir do Windows 10.
- Os Mosaicos Dinâmicos já não se encontram disponíveis. Para desfrutar de conteúdos dinâmicos de fácil visualização consulte a nova funcionalidade Widgets.
- O Modo de Tablet foi removido, tendo sido adicionadas novas funcionalidades e capacidades para posturas de encaixe e desencaixe de teclados.
- As funcionalidades da Barra de tarefas sofreram alterações, incluindo:
- A aplicação Pessoas já não se encontra presente na Barra de tarefas.
- É possível que alguns ícones deixem de ser apresentados no Tabuleiro do Sistema (systray) dos dispositivos actualizados, incluindo personalizações anteriormente efetuadas.
- A única localização permitida é o alinhamento na parte inferior do ecrã.
- Já não é possível personalizar áreas da Barra de tarefas com aplicações.
- A Linha Cronológica foi removida. O Microsoft Edge inclui algumas funcionalidades semelhantes.
- O Teclado Tátil deixará de ancorar e desancorar esquemas de teclados em ecrãs de 18 polegadas ou superior.
- A Carteira foi removida.
As seguintes aplicações não serão removidas na atualização mas deixarão de ser instaladas em novos dispositivos ou ao efetuar a instalação limpa do Windows 11. Estas aplicações encontram-se disponíveis para transferência a partir da Store:
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.