Windows 11: O ecrã (tela) azul da morte (BSOD) passa a ser preto
O ecrã (tela) azul (BSOD) foi “lançada” no Windows 3.0 e já recebeu melhorias no Windows 10. Esse ecrã poderá ficar preto no Windows 11.
BSOD é o nome dado ao ecrã (tela) azul de erro do Windows, pois em Inglês essa sigla significa “Blue Screen of Death”, ou em Português “Ecrã Azul da Morte”. Mas o que é isso?
O que é o BSOD?
BSOD é um erro de kernel do próprio Windows e, com os dados fornecidos, permite o utilizador ou o profissional de TI identificar qual é o erro. Geralmente, aparece quando o sistema operativo entra em colapso e depois é reiniciado.
História do BSOD
Foi no Windows 3.0 que apareceu pela primeira vez e teve como objectivo oferecer uma maneira para profissionais de TI e equipa de suporte diagnosticarem as falhas de hardware e memória.
Apareceu pela primeira vez no Windows 3.0, mas desde então tem recebido melhorias.
Em 2012, a Microsoft adicionou a esse ecrã uma cara triste : ( formada pelos dois pontos e um parêntesis.
Quatro anos depois, com o Windows 10 foram implementados códigos QR para ajudar o utilizador a procurar o erro, apontando assim a câmara do seu smartphone.
BSOD no Windows 11
Este ecrã preto já foi mostrado na Internet por utilizadores do Windows 11 que se mostraram surpreendidos pelo mudança da cor.
Windows 11 install attempt: black screen of death pic.twitter.com/ptruv7XOlj
— muskit | 😷 (@SlappyFlye) June 29, 2021
Apesar de mudar a cor, o restante mantém-se igual ao Windows 10, ou seja, a cara triste, o código QR e o aviso das falhas vão continuar a aparecer.
Segundo o “The Verge“, ainda não se sabe ao certo se a Microsoft vai manter essa nova cor, mas o certo é que não vai afectar o nome, pois vai continuar a chamar-se BSOD, no entanto serão as siglas para Black Screen of Death e não Blue Screen of Death.
Recordando que o Windows 11 foi lançado no mês passado e deverá estar disponível como actualização gratuita para utilizadores do Windows 10, a partir de Outubro ou Novembro de 2021, esta será mais uma mudança neste sistema operativo a juntar-se às outras, como o menu Iniciar, a barra de tarefas e o Explorador de Ficheiros (arquivos).
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.