Windows 11: O ecrã (tela) azul da morte (BSOD) passa a ser preto

O ecrã (tela) azul (BSOD) foi “lançada” no Windows 3.0 e já recebeu melhorias no Windows 10. Esse ecrã poderá ficar preto no Windows 11.

BSOD - Black Screen of Death (Ecrã Preto da Morte)

BSOD é o nome dado ao ecrã (tela) azul de erro do Windows, pois em Inglês essa sigla significa “Blue Screen of Death”, ou em Português “Ecrã Azul da Morte”. Mas o que é isso?

O que é o BSOD?

BSOD é um erro de kernel do próprio Windows e, com os dados fornecidos, permite o utilizador ou o profissional de TI identificar qual é o erro. Geralmente, aparece quando o sistema operativo entra em colapso e depois é reiniciado.

História do BSOD

Foi no Windows 3.0 que apareceu pela primeira vez e teve como objectivo oferecer uma maneira para profissionais de TI e equipa de suporte diagnosticarem as falhas de hardware e memória.

Apareceu pela primeira vez no Windows 3.0, mas desde então tem recebido melhorias.

Em 2012, a Microsoft adicionou a esse ecrã uma cara triste : ( formada pelos dois pontos e um parêntesis.

Quatro anos depois, com o Windows 10 foram implementados códigos QR para ajudar o utilizador a procurar o erro, apontando assim a câmara do seu smartphone.

BSOD no Windows 11

BSOD - Windows 11

Este ecrã preto já foi mostrado na Internet por utilizadores do Windows 11 que se mostraram surpreendidos pelo mudança da cor.

Apesar de mudar a cor, o restante mantém-se igual ao Windows 10, ou seja, a cara triste, o código QR e o aviso das falhas vão continuar a aparecer.

Segundo o “The Verge“, ainda não se sabe ao certo se a Microsoft vai manter essa nova cor, mas o certo é que não vai afectar o nome, pois vai continuar a chamar-se BSOD, no entanto serão as siglas para Black Screen of Death e não Blue Screen of Death.

Recordando que o Windows 11 foi lançado no mês passado e deverá estar disponível como actualização gratuita para utilizadores do Windows 10, a partir de Outubro ou Novembro de 2021, esta será mais uma mudança neste sistema operativo a juntar-se às outras, como o menu Iniciar, a barra de tarefas e o Explorador de Ficheiros (arquivos).

Fonte(s):

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

One Reply to “Windows 11: O ecrã (tela) azul da morte (BSOD) passa a ser preto”

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.