Windows 11: Já foi apresentado. O que há de novo?

O Windows 11 já foi apresentado e vai ser o próximo sistema operativo da Microsoft.

Novidades, disponibilidade e preço… saiba tudo!

Windows 11

Tal como foi informado aqui no início do mês, chegou o dia! Neste 24 de Junho de 2021, a Microsoft apresentou oficialmente o Windows 11, o seu novo sistema operativo, que já circulava na Internet.

Mas afinal, que novidades nos traz este novo sistema operativo?

Windows 11: As novidades

Claramente, a primeira novidade que salta aos olhos é a barra de tarefas e o novo menu Iniciar que estão agora alinhados ao centro na parte inferior do ecrã (tela).

A outra novidade é a interface que foi completamente redesenhada para oferecer uma experiência baseada na simplicidade e liberdade. As janelas já não têm cantos rectos, mas sim arredondados e foram adicionadas novas funcionalidades ao botão “maximizar” das janelas. A partir de agora, você consegue seleccionar como pretende afixar as janelas no ecrã (tela) com o botão “maximizar”.

Windows 11 – Menu Iniciar e barra de tarefas

A barra de tarefas foi completamente redesenhada. A partir de agora os ícones das aplicações estão alinhados ao centro, assim como o Menu Iniciar. Por sua vez, este também foi totalmente modificado. Confira na seguinte imagem:

Windows 11 - Menu Iniciar e barra de tarefas

Windows 11 e o regresso dos widgets

Se você é do tempo do Windows 7 e do Vista, certamente vai lembrar-se dos widgets.

No Windows 11, a Microsoft quer trazer de volta a possibilidade de usar widgets, mas de uma maneira diferente. Esses poderão ser abertos de duas maneiras: pela metade do ecrã (tela) ou usando a totalidade do ecrã (tela cheia).

Windows 11 - Widgets

Microsoft Teams

Com a pandemia, o Teams ganhou uma grande popularidade, pois trata-se de uma plataforma que permite estabelecer comunicações com funcionalidades como chat, reuniões, chamadas, colaborações, entre outras.

Windows 11 - Microsoft Teams

A plataforma que foi lançada em 2017, substituiu o Skype for Business e, pelos vistos, a Microsoft pretende agora integrar essa plataforma no seu novo sistema operativo. Será o fim do Skype? Relembramos que em 2013 o Skype substituiu o tão saudoso Windows Live Messenger.

Microsoft Store – Uma loja completamente reformada!

A Microsoft não se esqueceu da sua loja, a Microsoft Store. Esta vai ficar com um design totalmente novo. Ficou muito mais ordenada e agora os aplicativos são organizados por categorias.

Windows 11 - Microsoft Store

Aplicações de Android no Windows?

É verdade! Se você gosta de aplicativos para Android, o Windows 11 também. O novo sistema operativo da Microsoft conta com o apoio da Amazon App Store para descarregar (baixar) as aplicações do robô verde.

Windows 11 - Aplicações Android

E os gamers?

A Microsoft está bem decidida em garantir o seu lugar ao sol no universo do gaming. Com o Windows 11, haverá espaço para grandes performances gráficas integradas com o DirectX 12 Ultimate.

Já com o DirectStorage, que já está integrado nas Xbox Series, o Windows 11 possibilita aumentar os carregamentos.

Windows 11 - Xbox Game Pass

Com o Windows 11, será fornecido o Xbox Game Pass para PC e o Xbox Game Pass Ultimate. Desta forma, os jogadores poderão aproveitar-se de um catálogo de mais de 100 jogos mediante uma mensalidade. Todos os acessórios e periféricos PC serão claramente suportados pelo Windows 11.

Disponibilidade do Windows 11

Embora já haja por aí algumas versões de testes do Windows 11, a verdade é que o Windows 11 só vai chegar no segundo semestre deste ano. A actualização será gratuita para quem tiver o Windows 10 e versões anteriores.

Veja ou reveja a apresentação do WIndows 11 no seguinte vídeo:

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

4 Replies to “Windows 11: Já foi apresentado. O que há de novo?”

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.