Windows 11: Aprenda a usar a ferramenta “PC Health Check”.
A Microsoft disponibilizou uma ferramenta, o PC Health Check, para verificar se o seu computador é ou não compatível com o Windows 11.
Neste artigo, vamos ensinar passo a passo como utilizar essa ferramenta.
O Windows 11 já foi apresentado dia 24 de Junho de 2021 e acompanhámos o evento em directo. Foi também escrito um artigo onde mostrámos as novidades do Windows 11.
Entretanto, a Microsoft anunciou os requisitos mínimos do seu novo sistema operativo e nós também os divulgamos aqui. Nesse mesmo artigo, mostrámos uma ferramenta disponibilizada pela própria Microsoft, que se chama PC Health Check.
O que é o PC Health Check?
O “PC Health Check“, em português “Verificação do Estado do Funcionamento do PC”, é uma aplicação gratuita da Microsoft que permite ao utilizador verificar se o seu computador actual é compatível o novo sistema operativo Windows 11.
A ferramenta irá fornecer os seguintes dados: Nome do PC, quantidade de memória RAM, tamanho e tipo do(s) disco(s) (se são ou não SSD), a idade do computador, entre outras informações.
Como funciona?
É muito simples! Só existem duas possibilidades:
- o seu computador é compatível com o Windows 11 e poderá actualizá-lo assim que receber a actualização gratuita via Windows Update,
- deverá aguardar até o final do suporte do Windows 10 (que vai acontecer em 2025).
Pode-se pôr em cima da mesa a possibilidade da Microsoft entrar em acordo com as fabricantes de placas-mãe e lançarem uma actualização para o Windows 10, que se possível habilitará a função TPM 2.0 na BIOS/UEFI sem a intervenção do utilizador (🇧🇷usuário) e abranger mais computadores antigos.
Também se pode colocar a hipótese da Microsoft voltar atrás e mudar os requisitos do Windows 11, eliminando o TPM 2.0 e/ou outros requisitos.
Por isso, não se preocupe se o seu computador ainda não é compatível com o Windows 11! Se você tem o Windows 10, o mais provável é ele ser mais tarde ou mais cedo compatível com o novo Windows.
Como instalar e executar o PC Health Check?
Passo # 1
Descarregue (baixe) a ferramenta clicando aqui. O tamanho do ficheiro MSI é 13.4MB.
Passo # 2
Execute a ferramenta. Para isso, assim que o download estiver completo, clique para abrir a ferramenta.
Passo # 3
Leia o contrato do “Verificação do estado de funcionamento do PC Windows“.
Clique em “Aceito os termos do Contrato de Licença” e em “Instalar“.
Passo # 4
Clique em “Verificar agora” e chegou a hora da verdade. A aplicação irá dizer ao utilizador (🇧🇷usuário) se o computador está ou não apto a receber o WIndows 11.
O meu computador é compatível com Windows 11?
Chegou a hora da verdade! Depois de correr a ferramenta “PC Health Check“, se o seu computador é compatível com o Windows 11, irá aparecer a seguinte mensagem:
Este PC consegue executar o Windows 11
Excelentes notícias – este PC cumpre todos os requisitos de sistema para Windows 11 e é gratuito. Iremos informá-lo quando estiver pronto para instalar.
E se não for compatível?
Caso não seja compatível, a ferramenta irá mostrar o seguinte resultado que poderá conferir na seguinte imagem:
Este PC não consegue executar o Windows 11
Enquanto este PC não cumpre os requisitos de sistema para executar Windows 11, irá continuar a obter atualizações do Windows 10.
Se o seu computador não cumpre os requisitos para o Windows 11, não quer dizer que, no final de 2021 (entre Outubro e Dezembro) quando o novo sistema operativo for lançado para o público, continue incompatível. Daqui até lá, podem surgir boas notícias.
Além disso, esta ferramenta já sofreu alterações desde que foi lançada. Por isso, repito: não desanime se o seu computador não for compatível com o Windows 11. Vale ainda lembrar que o Windows 10 está válido até 2025.
E você? O que acha desta ferramenta da Microsoft? E o seu computador vai ou não receber o Windows 11? Conte-nos tudo! Deixe-nos o seu comentário.
⚠️Calma, não vá ainda embora! Pode parecer que não, mas este artigo deu-nos trabalho para fazer. Se você partilhar este artigo, estará a ajudar na divulgação. Por isso, pedimos que partilhe esse artigo com os seus amigos, colegas e família, pessoalmente e/ou nas redes sociais.
Por falar em redes sociais, siga o “i-Técnico” nas várias redes sociais:
Facebook:
Instagram:
Twitter:
LinkedIn:
YouTube:
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.