Windows 11: Aprenda a usar a ferramenta “PC Health Check”.

A Microsoft disponibilizou uma ferramenta, o PC Health Check, para verificar se o seu computador é ou não compatível com o Windows 11.

Neste artigo, vamos ensinar passo a passo como utilizar essa ferramenta.

Windows 11 001

O Windows 11 já foi apresentado dia 24 de Junho de 2021 e acompanhámos o evento em directo. Foi também escrito um artigo onde mostrámos as novidades do Windows 11.

Entretanto, a Microsoft anunciou os requisitos mínimos do seu novo sistema operativo e nós também os divulgamos aqui. Nesse mesmo artigo, mostrámos uma ferramenta disponibilizada pela própria Microsoft, que se chama PC Health Check.

O que é o PC Health Check?

O “PC Health Check“, em português “Verificação do Estado do Funcionamento do PC”, é uma aplicação gratuita da Microsoft que permite ao utilizador verificar se o seu computador actual é compatível o novo sistema operativo Windows 11.

A ferramenta irá fornecer os seguintes dados: Nome do PC, quantidade de memória RAM, tamanho e tipo do(s) disco(s) (se são ou não SSD), a idade do computador, entre outras informações.

Como funciona?

É muito simples! Só existem duas possibilidades:

  • o seu computador é compatível com o Windows 11 e poderá actualizá-lo assim que receber a actualização gratuita via Windows Update,
  • deverá aguardar até o final do suporte do Windows 10 (que vai acontecer em 2025).

Pode-se pôr em cima da mesa a possibilidade da Microsoft entrar em acordo com as fabricantes de placas-mãe e lançarem uma actualização para o Windows 10, que se possível habilitará a função TPM 2.0 na BIOS/UEFI sem a intervenção do utilizador (usuário) e abranger mais computadores antigos.

Também se pode colocar a hipótese da Microsoft voltar atrás e mudar os requisitos do Windows 11, eliminando o TPM 2.0 e/ou outros requisitos.

Por isso, não se preocupe se o seu computador ainda não é compatível com o Windows 11! Se você tem o Windows 10, o mais provável é ele ser mais tarde ou mais cedo compatível com o novo Windows.

Como instalar e executar o PC Health Check?

Passo # 1

Descarregue (baixe) a ferramenta clicando aqui. O tamanho do ficheiro MSI é 13.4MB.

Passo # 2

Execute a ferramenta. Para isso, assim que o download estiver completo, clique para abrir a ferramenta.

Passo # 3

Leia o contrato do “Verificação do estado de funcionamento do PC Windows“.

Clique em “Aceito os termos do Contrato de Licença” e em “Instalar“.

PC Health Check 001

Passo # 4

Clique em “Verificar agora” e chegou a hora da verdade. A aplicação irá dizer ao utilizador (usuário) se o computador está ou não apto a receber o WIndows 11.

PC Health Check 002

O meu computador é compatível com Windows 11?

Chegou a hora da verdade! Depois de correr a ferramenta “PC Health Check“, se o seu computador é compatível com o Windows 11, irá aparecer a seguinte mensagem:

Este PC consegue executar o Windows 11

Excelentes notícias – este PC cumpre todos os requisitos de sistema para Windows 11 e é gratuito. Iremos informá-lo quando estiver pronto para instalar.

PC Health Check 003

E se não for compatível?

Caso não seja compatível, a ferramenta irá mostrar o seguinte resultado que poderá conferir na seguinte imagem:

Este PC não consegue executar o Windows 11

Enquanto este PC não cumpre os requisitos de sistema para executar Windows 11, irá continuar a obter atualizações do Windows 10.

PC Health Check 004Não desanime!

Se o seu computador não cumpre os requisitos para o Windows 11, não quer dizer que, no final de 2021 (entre Outubro e Dezembro) quando o novo sistema operativo for lançado para o público, continue incompatível. Daqui até lá, podem surgir boas notícias.

Além disso, esta ferramenta já sofreu alterações desde que foi lançada. Por isso, repito: não desanime se o seu computador não for compatível com o Windows 11. Vale ainda lembrar que o Windows 10 está válido até 2025.

E você? O que acha desta ferramenta da Microsoft? E o seu computador vai ou não receber o Windows 11? Conte-nos tudo! Deixe-nos o seu comentário.


Calma, não vá ainda embora! Pode parecer que não, mas este artigo deu-nos trabalho para fazer. Se você partilhar este artigo, estará a ajudar na divulgação. Por isso, pedimos que partilhe esse artigo com os seus amigos, colegas e família, pessoalmente e/ou nas redes sociais.

Por falar em redes sociais, siga o “i-Técnico” nas várias redes sociais:

✔ Facebook: 👉 http://bit.ly/2oegdmH
✔ Instagram: 👉 http://bit.ly/2mzI3O1
✔ Twitter: 👉 http://bit.ly/2QzODhS
✔ LinkedIn: 👉 http://bit.ly/2d3ehdN
✔ YouTube: 👉 http://bit.ly/2lV17pQ

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.