Facebook: A rede social deve ser usada como livro de reclamações?
Certamente, se você for utilizador do Facebook, já deve ter visto publicações de pessoas a reclamar e denunciar situações do dia-a-dia. Isso deve ser feito?
Desde sempre, as pessoas usaram a rede social Facebook para partilhar vários tipos de conteúdos, como fotos e vídeos pessoais, links, vídeos do YouTube, etc. O Facebook também permite ser utilizado a nível profissional para que as pessoas e empresas partilhem os seus trabalhos, serviços e contactos.
No entanto, ao longo dos anos, o Facebook tornou-se também num espaço informativo do dia-a-dia. As pessoas tendem a informar cada vez mais o que acontece com elas em espaços públicos, privados ou até simplesmente na rua das suas casas. Logo, passam notícias em tempo real, como se fossem “jornalistas”.
Ver mais: Facebook: O que deve ser evitado?
Vamos citar um exemplo: uma pessoa entra num edifício público e repara que os degraus das escadas são muito estreitos e o lance de escadas é muito íngreme. Essa pessoa decide então publicar no Facebook uma foto dessa escada e indica os problemas.
Assim que a publicação é feita, dependentemente do lugar onde for posta, outros utilizadores tomarão conhecimento da situação e poderão dar a sua opinião. Por vezes, essas opiniões divergem, umas são críticas, outras são a favor. Contudo, apesar disso não resolver os problemas, neste caso o da escada, o que interessa aqui é que essa situação foi divulgada.
Levar as reclamações para o Facebook: é ou não uma má prática?
É óbvio que o Facebook não vai resolver nenhuma situação que se leve para a rede social. No entanto, a situação que era de conhecimento pessoal passa a ser de conhecimento público. Mais pessoas irão saber do que aconteceu, poderão até ajudar a resolver ou, infelizmente, criticar o autor da publicação.
Independentemente das reacções dos outros utilizadores, sejam eles a favor ou não, levar as reclamações para o Facebook é um serviço de utilidade pública que se está a fazer e permite alertar outras pessoas para situações idênticas ou semelhantes.
Vantagens
- Dissuação
O Facebook tem a facilidade de se divulgar rapidamente uma situação qualquer. Já num café, conversando com algumas pessoas, só essas é que vão ficar a conhecer essa situação. Levaria muito mais tempo a chegar a uma dimensão de 1.000 ou mais pessoas.
- Rápida tomada de decisão
Ao divulgar situações no Facebook, essas poderão chegar rapidamente à comunicação social. Para evitar isso, pois a televisão continua a ser utilizado por várias faixas etárias incluindo os mais idosos, essas situações tendem geralmente a ser resolvidas na hora, ou seja, o processo de resolução poderá ser mais acelerado do que se fosse pela via “normal”.
E você, já denunciou alguma situação ou fez alguma reclamação no Facebook? Já foi confrontado por outros utilizadores por causa dessa publicação? Conte-nos tudo. Deixe-nos o seu comentário.
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