Sexta-feira, Abril 26, 2024
Facebook

Facebook: A rede social deve ser usada como livro de reclamações?

Certamente, se você for utilizador do Facebook, já deve ter visto publicações de pessoas a reclamar e denunciar situações do dia-a-dia. Isso deve ser feito?

Facebook

Desde sempre, as pessoas usaram a rede social Facebook para partilhar vários tipos de conteúdos, como fotos e vídeos pessoais, links, vídeos do YouTube, etc. O Facebook também permite ser utilizado a nível profissional para que as pessoas e empresas partilhem os seus trabalhos, serviços e contactos.

No entanto, ao longo dos anos, o Facebook tornou-se também num espaço informativo do dia-a-dia. As pessoas tendem a informar cada vez mais o que acontece com elas em espaços públicos, privados ou até simplesmente na rua das suas casas. Logo, passam notícias em tempo real, como se fossem “jornalistas”.

Facebook: O que deve ser evitado?

Vamos citar um exemplo: uma pessoa entra num edifício público e repara que os degraus das escadas são muito estreitos e o lance de escadas é muito íngreme. Essa pessoa decide então publicar no Facebook uma foto dessa escada e indica os problemas.

Assim que a publicação é feita, dependentemente do lugar onde for posta, outros utilizadores tomarão conhecimento da situação e poderão dar a sua opinião. Por vezes, essas opiniões divergem, umas são críticas, outras são a favor. Contudo, apesar disso não resolver os problemas, neste caso o da escada, o que interessa aqui é que essa situação foi divulgada.

Levar as reclamações para o Facebook: é ou não uma má prática?

É óbvio que o Facebook não vai resolver nenhuma situação que se leve para a rede social. No entanto, a situação que era de conhecimento pessoal passa a ser de conhecimento público. Mais pessoas irão saber do que aconteceu, poderão até ajudar a resolver ou, infelizmente, criticar o autor da publicação.

Independentemente das reacções dos outros utilizadores, sejam eles a favor ou não, levar as reclamações para o Facebook é um serviço de utilidade pública que se está a fazer e permite alertar outras pessoas para situações idênticas ou semelhantes.

Vantagens

  • Dissuação

O Facebook tem a facilidade de se divulgar rapidamente uma situação qualquer. Já num café, conversando com algumas pessoas, só essas é que vão ficar a conhecer essa situação. Levaria muito mais tempo a chegar a uma dimensão de 1.000 ou mais pessoas.

 

  • Rápida tomada de decisão

Ao divulgar situações no Facebook, essas poderão chegar rapidamente à comunicação social. Para evitar isso, pois a televisão continua a ser utilizado por várias faixas etárias incluindo os mais idosos, essas situações tendem geralmente a ser resolvidas na hora, ou seja, o processo de resolução poderá ser mais acelerado do que se fosse pela via “normal”.

 

E você, já denunciou alguma situação ou fez alguma reclamação no Facebook? Já foi confrontado por outros utilizadores por causa dessa publicação? Conte-nos tudo. Deixe-nos o seu comentário.

 

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

Rui Silva

Sempre fui apaixonado pela Informática. Aos 11 anos, tive a minha primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criei o site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhar é ajudar.

Partilhe este artigo nas redes sociais!

Assim, vai ajudar-nos a crescer mais. 😉 É só clicar na rede social onde deseja partilhar.